Começar um orçamento doméstico!

Para quem ainda não o faz, esta é a altura ideal para começar com o orçamento doméstico. Estamos no início de um novo ano e é uma excelente altura para estabelecer objectivos!

E como o fazer? Aqui, pode já ter uma ideia de como gerir os seus gastos, pois não há nada melhor do que fazer uma pequena lista e saber exactamente para onde vai o nosso dinheiro.

Seja numa folha de excel, seja pelo tradicional método de papel e caneta o que interessa é que o façam!

1- Anotem os vossos rendimentos mensais no topo da folha.

2- Façam depois a lista das vossas despesas:

– crédito habitação ou renda de casa

– crédito automóvel ou/e outros

– pagamento de cartões de crédito

– condomínio

– seguros

– escola dos filhos

– Despesas filhos (mesadas, dinheiro para almoços, material escolar)

– Luz

– Gás

– Água

– Telemóveis

– Internet

– Televisão por cabo

– Telefone Fixo

– Supermercado

. Empregada doméstica/ engomadoria

– Despesas Médicas e Medicamentos

– Revistas e Jornais

– Lazer (almoços, jantares, cinema, cafés, saídas, …)

– Vícios (tabaco, Euromilhões, Totoloto, ..)

– Diversos (Roupa, Prendas,…)

– Cabeleireiro e Estética

– Combustíveis

– Transportes (passe de comboio/autocarro/metro)

– Despesas automóveis (revisões, pneus,…)

– Impostos anuais (IMI, Imposto de circulação)

– Despesas com quotas de ordens profissionais ou sindicatos

– Poupança

3- Calculem um valor mensal para cada uma das despesas –  Todas as despesas que não sejam pagas mensalmente (como seguros, imi ou imposto automóvel) devem na mesma ser incluídas no orçamento mensal. Para isso basta dividir o ser valor anual por 12 e colocar esse valor no orçamento mensal.

É também conveniente incluir um orçamento mensal para as despesas com o carro e médicas.  É uma maneira de começar um pé de meia para quando for necessário fazer esses pagamentos.

Se possível devem também incluir no vosso orçamento um valor fixo a poupar por mês.

4- Somem o valor total das despesas e vejam se os vossos rendimentos mensais cobrem as vossas despesas – se isso não acontecer é porque têm de fazer ajustes às vossas despesas e ao vosso modo de vida´até conseguirem “caber” nos vossos rendimentos.

5- Anotem diariamente o dinheiro que gastam em cada uma das despesa e controlem os gastos de modo a não ultrapassar o orçamento.

6- Logo que recebem, retirem o dinheiro estipulado para o item da poupança e façam o mesmo com o valor mensal correspondente aos pagamentos anuais -seguros, imi, … (Se os vossos orçamentos mensais não permitem retirar a totalidade destes valores, tentem pelo menos conseguir uma parte. É uma grande ajuda na altura de pagar estas despesas e permite dar um melhor aproveitamento aos rendimentos extra dos subsídios de férias e de natal que são muitas vezes aproveitados para pagar estas contas)

No final, o que interessa é não ultrapassar os nossos orçamentos e viver de acordo com os nossos rendimentos. Parece-me um optimo objectivo para 2011!!

42 respostas

  1. Ora nem mais! Devo dizer-te que me inspirei nas tuas ideias e comecei o ano a reaproveitar frascos, fiz umas etiquetas giras (modéstia em modo off) e tenho organizado a minha despensa com temperos e condimentos caseiros que me vao durar vários meses.

    Vou continuar também a plantar salsa, coentros, etc, poupa-se bastante nestas coisinhas.

    Sabes o que ainda me falta? Boas ideias para produtos de limpeza e de beleza caseiros. Esses separadores do meu dossier ainda estao magrinhos 🙂
    Nao tens por aí ideias?

    Um bom ano, com saúde e boas poupancas para partilhares connosco!

    Um beijinho
    Paula M.

  2. olá colher de pau! gostei muito deste post e deu-me a motivação que precisava para voltar a fazer o meu xls neste inicio de ano (abandonei-o há um tempo por pura preguiça). Bom ano!!!

  3. Obrigada pelo conselho! axcho maravilhoso! Já tentei fazer….mas não consigo convencer o homem lá de casa a fazer um resumo diário do que gasta…irra!
    Alguma sugestão?

  4. Bem, começo por dizer que adoro todas as dicas que aqui colocas e sou fã assidua do teu blog!
    Digo-te também que não era meu costume apontar as despesas todas, mas já comecei o ano a somar os rendimentos e apontar as despesas todas. comprei uma agenda para mim e assim vou apontando pequenas coisas que compre e que mta das vezes nem sabia onde gastava o dinheiro. agora até o pão que compro todos os dias aponto, é uma maneira óptima de me organizar!
    Fiz também um menu semanal, para assim ver o que tenho no frigorifico e gastar o que tenho e não comprar coisas sem necessidade!

  5. Na minha casa orçamento doméstico é sagrado!
    Faço sempre em janeiro um anual e todos os meses faço a programação do mes, no final do ano vejo como correu e quase sempre obtenho mais dinheiro de parte do que o estipulado!sabe muito bem!

  6. Até fico zonza só de ver a quantidade de coisas que tenho para pagar todos os meses. Mas só assim se consegue poupar e juntar alguns tostões.
    Bom ano

  7. de facto e bem vistas as coisas a lista de despesas é enorme… só mesmo escrevendo é que dá para ter mesmo a noção!!

    apenas o item 6 para já está dificil de atingir!!! pode ser o meu objectivo para 2011!!

    obrigada pelas ideias:)

  8. Muito importante este teu post sobre Economia Doméstica! Mais especificado não podia ser. Parabéns pela ideia! Se toda a gente fizesse este apanhado e o cumprisse, talvez pudéssemos livrar-nos da tão propalada crise mais cedo!
    Cá em casa já há muitos anos que fazemos a lista das compras do supermercado e o registo de todas as despesas diárias. Só assim podemos controlar os gastos e saber para onde vai o nosso dinheiro. Dantes só me via a mim de lista na mão no super. Felizmente agora já se vai vendo muito mais pessoas com esta preocupação. FELIZ 2011 para ti.
    Bjs. Bombom

  9. Gostava de te dar os parabéns pelo teu blog. Uma boa organização é meio caminho andado para uma boa gestão. A nível profissional tenho conhecimento de situações incriveis, que eram facilmente evitaveis. Espero que quem por aqui passe aproveite bem as tuas dicas.
    Um abraço

  10. só no fim de 2010 é que descobri o seu blog, mas mesmo assim os aniversários antes do fim do ano já foram cabazes, feitos por mim adorei as suas ideias,eu já congelava algumas coisas, e também fazia os bolos de aniversáio, mas realmente tem ideias muito boas.
    parabéns

  11. Já faço isso há vários anos e alguns amigos consideravam-me uma espécie de Tio Patinhas, no entanto foi assim que percebi que gastava dinheiro inutilmente. Acreditem que vale a pena fazer a contabilidade da nossa casa como se tratasse de uma empresa. Bom Ano

  12. Então eu deixo mais uma sugestão.

    Quem tiver telefone fixo da pt, pode aderir a um grupo de pesquisa, eu estive no acnelson, é uma empresa que faz pesquisa de mercado.

    Colocam um aparelho na nossa casa, tipo um pequeno scanner que usa uma linha da pt (a nossa se gastos adicionais), nos só temos de passar o scanner pelo codigo de barras dos productos que usamos e assim contribuir para a pesquiza de mercado.
    Somos compensados com premios, eu não sei que lista eles têm agora, mas na altura que eu participei, tinham um pouco de tudo e cheguei a ganhar pequenos electrodomesticos.

    Desisti porque mudei de casa e deixei de ter linha fixa durante um tempo, e a rede que tenho actualmente, pelo menos até há pouco tempo não funcionava.

  13. Então eu deixo mais uma sugestão.

    Quem tiver telefone fixo da pt, pode aderir a um grupo de pesquisa, eu estive no acnelson, é uma empresa que faz pesquisa de mercado.

    Colocam um aparelho na nossa casa, tipo um pequeno scanner que usa uma linha da pt (a nossa se gastos adicionais), nos só temos de passar o scanner pelo codigo de barras dos productos que usamos e assim contribuir para a pesquiza de mercado.
    Somos compensados com premios, eu não sei que lista eles têm agora, mas na altura que eu participei, tinham um pouco de tudo e cheguei a ganhar pequenos electrodomesticos.

    Desisti porque mudei de casa e deixei de ter linha fixa durante um tempo, e a rede que tenho actualmente, pelo menos até há pouco tempo não funcionava.

  14. Estás de parabéns, o blog está óptimo e segue-se com muito entusiasmo. Pensava que era organizada mas perante tudo o que li sou apenas uma aprendiza.
    Obrigada por todas estas ideias saudáveis. Não fui muito habituada a cultivar a poupança mas para ser franca até estou a gostar de sentir que estou a fazer alguma coisa contra o desperdício.
    Muito obrigada por todas as dicas.

  15. Viva

    Descobri agora este blogue. CS poderia enviar-me uma cópia dessa folha de excel (gestão das finanças domésticas) por favor? Tenho muito interesse em rentabilizar o mais possível a economia doméstica. o meu e-mail é birdscotsong@gmail.com
    Muito obrigada :))

  16. Eu adoro este blog, o das receitas e numa semana já devorei o Livro e já pus algumas receitas e dicas em prática.
    Joana! tenho a dizer-lhe que você é fantastica 🙂
    eu já faço o orçamento doméstico mas a meio do mês perco-me completamente e no mês seguinte estou desmoralizada porque não acabei o orçamento e não apontei mais de metade do dinheiro que gasto diariamente.
    A ultima alteração que fizemos cá em casa e que está a dar algum resultado foi as contas separadas.
    Nós tinhamos uma unica conta, onde entrava ordenados, saia as despesas, o supermercado e ainda saia o nosso dinheiro diário. E a coisa era um descalabro, ás duas por três já não sabiamos quanto é que cada um gastava, onde gastava…era uma confusão. Optamos por abrir mais duas contas (daquelas que não tem despesas de manutenção)quando recebemos eu faço as contas a tudo o que é despesas para pagar incluindo supermercado ( que tenho um plafont e com muito custo lá vou conseguindo não ultrapassar muito), divido o total por dois, e cada um tem que deixar lá esse valor. O restante é transferido para as ditas contas e fica para os nossos gastos pessoais. As Despesas da casa estão garantidas, mas os gastos pessoais (pelo menos aqui para o meu lado) nunca corre muito bem. E depois aparece sempre um imprevisto financeiro qualquer 🙂
    Ah!! E arranjei um mialheiro onde só ponho moedas de 1€ e de 0.50€ mas estas só aos pares. Mas esquecemo de pôr lá todos os dias
    🙁
    Nuno e Paula, eu gostava muito de saber mais sobre esse programa do quicken. Onde é que posso arranjar e em que consiste?? Obrigada
    CS. Eu também gostava muito de ver a tua folha, pode ser que seja melhor que a minha. Podes facultar-me pf?
    Obrigada
    Patricia

  17. olá a todos!
    Desde Maio que ando a apontar todas as despesas que me ocorrem durante o mês e com sucesso !
    Elaborei uma pequeno programa de Excel que tem sido um pequeno tesouro que vou preenchendo após guardar todos os talões de caixa.
    Após encontrar este post onde vejo que muitos de vós têm vontade de combater a crise que nos avizinha posso com muito gosto partilhar esse meu programa de excel que qualquer um de vós conseguirá de certeza usar muito facilmente!

    Para isso deixo o meu contacto:

    MJC_C@netcabo.pt

    espero poder ajudar 🙂

  18. PS:

    Esqueci-me de pedir que se quiserem o meu programa de excel que ponham em ASSUNTO no email: ENVIA-ME PROGRAMA DE EXCEL

    Obrigado

  19. Bem, acabei de descobrir este blog, e já sou fã! 🙂 E com este post… pus-me a fazer contas e continhas, puxei de uma folha e da máquina de calcular, de um lado as receitas, de outros as despesas (a contar com as ditas anuais), e a verdade é que tenho obrigação de poupar algum! Mas acabei por descobrir precisamente o porquê de não conseguir: o meu marido recebe a dia 20, e eu a dia 5, e eu, mesmo sem me aperceber, tenho pago mais contas com o meu ordenado do que aquilo que recebo! Claro que o "meu" fim do mês é um descalabro, assim que entra o ordenado do marido tapo o "burcao" e o ordenado dele assim acaba por não render o que devia… Potanto, a partir deste mês,e porque recebo já depois de amanhã, passo a anotar tudinho, tudinho! E passo a dividir as despesas consoante os ordenados! Está prometido!*

    (Vanessa)

  20. Olá à autora do blog e a todas as mulheres corajosas que fazem parte desta comunidade.
    Eu também acabei de chegar. Descobri o blog por acaso. Estou a fazer uma espécie de orçamento, e foi por ai que aqui cheguei.
    Parabéns pela ideia. Eu pópria já fiz uma tentativa pelo facebook, mas para minha surpresa… não houve adesão. Fico por aqui com muito prazer e muito agradecida.

  21. Adorei o seu blog, Joana. Eu que sou tão organizada mas que, com tanta organização, acaba tudo desorganizado. Encontrei aqui a minha salvação. Unf.
    Parabéns. (:

  22. é na realidade interessante, mas gostava de fazer um reparo. quando nos diz retire X para certas despesas…vou guardar esse X onde ? é que uma segunda conta bancária é inviável, pois as despesas de manutenção são demasiado elevadas..colocar na latinha da cozinha também nao me parece boa ideia…e se o deixo na conta normal, acaba por se gastar….ideias sff. obrigado

  23. Boa Tarde

    Sou membro duma equipa desportiva, que ja teve duas equipas de futsal e uma de andebol. Vive se de patrocinadores. Tenho um livro manualmente com Entrada de valores e saidas.

    Fiz uma folha de caixa, com seguintes colunas, Data; Doc Nº, Lancamento nº, Designacao, Departamento/patrocinador; valor de Entradas; Saidas e Saldo. No fim de cada ano, faço uma separacao por departamentos para somar as despesas de cada departamento. mas isto leva mui tempo e os departamentos sao muitos. So para ilustrar. lanches(para 3 equipas, vencimentos(para as equipas),transportes(3 equipas)
    o Que Pretendo é um sistema de folha de caixa, que sempre que necessario tenha facilidades de ver cada departamento, ja com as despesas, sem ser no sistema arcaico ou o tipo de excel que utilizo. espero que tenha explicado bem o que preciso.

    hanif
    )

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