10 Receitas Ideais para Congelar (e evitar idas ao Take Away)

Depois do post sobre “Medidas para (tentar ajudar) a combater a crise #3 – Cozinhe”, muitos foram os pedidos para dar sugestões de receitas que se pudessem congelar e ter sempre à mão, conforme é sugerido.

Sendo assim, aqui ficam 10 sugestões de receitas que são perfeitas para congelar! (Todas as sugestões devem ser congeladas depois de prontas. Para servir basta deixar a descongelar de manhã antes de sair de casa ou durante alguns minutos no microondas à hora de jantar.

Receitas simples, praticas e económicas que podemos preparar e ter sempre disponíveis para aqueles dias mais complicados!

10 Receitas Ideias para Congelar:

 1-Arroz de Frango Desfiado

2-Rolo de Carne com Maçã

3-Bacalhau Gratinado com Espinafres

4-Empadão de Peixe com Legumes

5-Feijoada de Lulas

6-Porco com Paprika

7-Caril de Frango com Maçã

8 –Lombinhos de Peixe com Molho de Natas

9-Beringela à Parmegiana

10-Canelones de Frango e Alho Francês

30 respostas

  1. Mais do que nunca, agora também congelo refeições e os aproveitamento então, nem se fala,….nada se deita fora, tudo se transforma, lá diz o ditado,…
    Obrigada pela partilha!
    Beijinhos

  2. Muito engraçado! Uma semana antes de ter o meu filho fechei-me dois dias na cozinha a fazer comida para congelar. Isso permitiu-me não ter de entrar na cozinha nas primeiras duas semanas e foi uma grande ajuda. Algumas dessas receitas são as que fiz cá em casa. Vim cá buscá-las na altura! 😉

  3. Olá,

    Tenho aqui uma dúvida, o arroz fica bom depois de descongelado? Não costumo congelar porque penso que fica muito espapaçado.

    Bjs e obrigada pelas dicas

  4. Parabéns pelo seu blog. Frequentemente dou cá uma visitinha, e hoje decidi contribuir também com algumas das coisas que costumo fazer em casa e depois congelar:
    – Chanfana;
    – Feijoadas (de carne e de chocos);
    Tá certo que há muita gente que não gosta deste tipo de comida, mas a carne de chanfana é relativamente barata (cerca de 3,00kg) e rende bem. Para fazer no forno do fogão eletrico só se for no bi-horário. Como tenho fogão de lenha é só aproveitar o calorzinho. Posso deixar a receita se quiser.
    Até breve,
    Catarina Costa

  5. Parabéns pelo blog.
    Uma outra ideia, e que meuitas vezes nos passa ao lado, passa por aproveitar as sobras, (não restos) de carne quando cozinhamos. Se for frango ou peru, seja assado, seja cozido, podemos juntar a carne num saquinho, congelar e quando houver quantidade suficiente fazer umas empadas de aves. O mesmo se aplica à carne de outros animais como o porco ou a vaca.
    Qauntas vezes não fizemos uma costeleta a mais sem saber bem o que lhe fazer depois?

    Fazer rissóis pode ser outra opção para aproveitar essa carne que nos vai sobrando. Se depois de ter carne suficiente se tirar uns minutos na cozinha para fazer este tipo de "pratos" temos sempre mais alguma poupança.
    Não se deve no entanto usar carne congelada, para fazer os rissóis e depois voltar a congelar os mesmos, corre-se o risco de haver o desenvolvimento de bactérias. Para se ter umas empadas ou rissóis congelados, prontos a cozinhar em pouco tempo, aconselho que se preparem os mesmos com carne acabada de cozinhar.

    Pedro Viegas

  6. Há várias refeições que se podem preparar para depois congelar: carne estufada, carne assada e depois fatiar, bacalhau cozido para depois fazer pataniscas. Nos tempos que correm, qualquer ideia que nos facilite a vida é sempre bem vinda.

  7. óptimas sugestões…
    cá em casa feijoada é uma das coisas que é sempre congelada, pois sobra sempre e dá para mais uma ou duas refeições.

  8. Já congelo muitas coisas e tenho tendencia a fazer um pouco mais para esse efeito!
    O bacalhau á bras, a pá de porco no forno,um arroz de polvo, ou até um bolo que sobra…Bjokas,

    Rita

  9. este ano vamos comprar uma arca, pois alem de poupar dinheiro vamos poupar tempo (e tempo com crianças pequenas vale uma fortuna!):)

  10. Passei por aqui,e acho que foi você que foi num programa da televisão,não sei bem qual,pois tinha acabado de abrir a televisão,não consegui ver o endereço do blog e agora achei,me responda se é mesmo você,gosto muito das dicas,mas ainda não li tudo,olha decorei a minha mesa daceia de natal com tudo feito em cas,comidinha e decoração,como as argolas para os guardanapos e as prendinhas tb,por isso vou adorar suas dicas,bj

  11. Mais uma vez, óptimas dicas e receitas. Eu gosto muito de beringela à parmegiana, só que normalmente não faço as beringelas panadas, corto primeiro a beringela em fatias com cerca de 1cm, depois levo ao forno num tabuleiro forrado com papel vegetal, as fatias separadas umas das outras, pinceladas com azeite e polvilhadas com orégão seco, quando estiveram douradas utilizo como na tua receita, fica um bocadinho mais light e também fica delicioso.
    Bjos e obrigada pelas dicas.

  12. Tenho o hábito de cozinhar e congelar em doses. Gestão de tempo e principalmente de recursos 😉
    Adorei algumas das tuas sugestões, que não tenho por hábito congelar. Vou testar sem dúvida.
    Obrigada pela tua criatividade e partilha.
    Bjnhs e bom fds :*

  13. Aqui as minhas sugestões de receitas para o congelador (ou seja, as que mais frequentemente acabam no meu congelador):

    Tomate estufado
    Sopa de carne de porco
    Almôndegas magras
    Lasanha de carne, bacalhau ou legumes (faço em simultâneo, com uma grande porção de bechamel)
    Frango assado
    Fishcakes
    Nuggets de frango

    Por favor pesquisem a respectivas receitas em http://cozinhadesolteira2.blogs.sapo.pt

    Depois há outras coisas que congelo: vinho branco e salsa, em cubos de gelo.

  14. Olá,

    Gostaria de perguntar que tipo de emabalagens usam para congelamento! E se descongelam ao natural ou no microondas? Por vezes as embalagens que se utilizam para congelamento não dão para levar ao microondas!!

  15. Olá, eu conheci o seu blog há poucos dias, mas já estive a ver diversas coisas e estou a adorá-lo. Espero que coloque mais coisas sobre os assuntos que está a tratar porque são muito interessantes.
    Resto de boa continuação.

  16. Acabei de dar com o seu blog e ja me está a ajudar! Com a nossa bebé a chegar vou ter de me dedicar à cozinha e deixar bastante comida feita! A sopa era algo que eu já congelava e acho que vou fazer umas panelas de sopa para deixar na arca! Assim fico com mais tempo para descansar e dedicar-me à Matilde! Além disso também liberto o meu marido para passar mais tempo com a filha e ajudar-me noutras tarefas domesticas quando chegar do trabalho! Vou começar a ecperimentar as suas receitas!

  17. Olá. Vou ter bebé em Janeiro de 2016 e infelizmente ela vai ser operada então não sabemos quanto tempo vamos ficar no hospital. O meu marido cozinha muito bem mas entre visitas ao hospital, trabalhar, cuidar da casa e de duas crianças em que uma tem de ir levar e buscar a escola mal vai sobrar tempo pra dormir, quanto mais pra cozinhar. Então antes do parto quero deixar o máximo de comidas já prontas congeladas pra que ao menos nisso ele possa estar mais facilitado no meio de tata correria. Assim é so chegar a casa, tirar do congelador pro prato, 5 minutos e esta pronto. Como posso estar no hospital mais de um mês e eles vão ser 3 cá em casa, tenho de deixar muita variedade e estas receitas são uma optima ajuda. Obrigado e parabéns pelo blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *