Queijo de Cabra Panado com Redução de Frutos Vermelhos

O jantar de queijos teve ainda este fantástico queijo de cabra panado. Andava há que tempos para experimentar esta receita, e esta revelou-se a refeição ideal para fazer a experiência.

Não ficou bem igual ao que comi há já uns anos, creio que nesse restaurante o queijo era passado também por ovo antes de ser panado, e ficava mais douradinho do que este ficou um pouco deslavado. Mas estava muito bom – ou não gostasse eu tanto de queijo de cabra!

Ingredientes para 4 pessoas:

1 rodela grande de queijo de cabra com cerca de 4 a 5cm de largura

4 colheres de sopa de compota de frutos vermelhos

2 colheres de sopa de vinagre balsâmico

pão ralado q.b.

azeite q.b.

Preparação:

Corte a rodela de queijo de cabra em 4 rodelas de cerca de 1 cm cada uma e reserve.

Prepare a redução de frutos vermelhos, levando a compota ao lume com o vinagre balsâmico. Misture bem e assim que levantar fervura desligue.

Passe as rodelas de queijo de cabra por pão ralado (ou por ovo e pão ralado, se preferir) e leve-as a fritar numa frigideira com um fio de azeite ate o queijo ficar dourado de ambos os lados.

Coloque cada rodela de queijo num prato e cubra com um pouco de redução de frutos vermelhos.

Sirva quente com um pouco de salada verde.

Bom Apetite!

13 respostas

  1. Olá Joana,
    Aproveito antes de mais para dar os Parabéns pelo seu livro que tenho e gosto muito. É diferente dos outros e muito bom.
    Esta receita de queijo, só digo que tenho de a experimentar. Obrigada pela partilha.
    Beijinho,
    Magda

  2. Cara Joana,
    Tenho sido visita habitual, sempre encantada com a variedade e qualidade das suas receitas. Hoje permita-me fazer uma sugestão: experimente panar as rodelas do queijo de cabra em amêndoa pelada e picada finamente.
    Cumprimentos.
    Aurora – Braga

  3. Olá Joana.
    Acho que vou ter que fazer esta receita para a minha cunhada que adora queijo de cabra e, estando grávida, tem direito a um miminho especial! 🙂
    Gostaria de fazer uma sugestão. Não seria interessante fazer uma espécie de glossário onde pudessem estar expressões como "redução", "fondant", os vários tipos de "pontos" que existem nos molhos,… Eu sei que é algo chato de se fazer, mas acaba por ser útil a quem não entende tão bem e sempre era uma linguagem corrente e familiar a que estamos já habituadas. Se já existe tal post, desculpe a chatice!

    Parabéns pelo livro e pelos blogs.
    Beijo

  4. O que eu faço, e li algures, é que congelo o queijo. Na hora de preparar passo-o por farinha, ovo e pão ralado e frito.

    édas minhas entradas preferidas 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *