Soufflês de Espinafres e Queijo da Ilha

Na última sexta voltou a haver jantar na varanda, desta vez com o F. e a AM. (e com o ainda por nascer bebé M. que é bom que se vá habituando a estes jantares em casa dos “tios”!) Da ementa constou a minha primeira experiência com o Bife Wellington – versão Gordon Ramsay – que apesar de não ter ficado perfeita estava bastante satisfatória, e, para começar estes soufflês de espinafres e queijo da ilha que são uma receita a repetir.

Ingredientes para 4 pessoas:

200g de espinafres congelados

sal e pimenta q.b.

azeite q.b.

1 cebola pequena

1 dente de alho

20g de farinha de trigo

120ml de leite

100g de queijo da ilha ralado

2 ovos

Preparação:

Numa frigideira larga coloque um fio de azeite e junte os espinafres congelados, deixando-os cozinhar até estarem descongelados e a água ter absorvido. Tempere com um pouco de sal e pimenta e pique-os com uma faca.

Entretanto leve um tachinho ao lume com 1 colher de sopa de azeite e junte a cebola e o alho previamente picados deixando refogar até ficarem macios. Junte a farinha e mexa bem . Aos poucos adicione o leite, mexendo sempre até ficar com uma mistura grossa.

Adicione à mistura de farinha o queijo da ilha ralado e os espinafres. Rctifique de sal e pimenta e junte também as duas gemas de ovo. Misture bem.

Bata as claras em castelo e envolva cuidadosamente no preparado anterior. Divida a mistura por 4 ramequins (ou tacinhas que possam ir ao forno e à mesa) previamente untadas com um pouco de manteiga e levar a assar cerca de 15 minutos em forno quente (200ºC) até os soufflês estarem dourados e levantados.

Sirva de imediato – antes de começarem a abater.

Bom Apetite!

13 respostas

  1. Também já fiz um soufflé do género e gostei bastante:-) Parabéns pelos 5 anos de blog e pelo sucesso do Feito em casa.

    Um beijinho
    Teresa (Lume Brando)

  2. Olá. É a primeira vez que aqui venho, não conhecia este teu [may I?] blogue. Comprei o teu livro ontem e – acredita – hoje andei a trabalhar "à pressa" todo o dia só para poder vir para casa a correr, leeeeer e saborear cada palavra.
    Acho que foi um caso de amor à primeira vista. 🙂
    Não sou propriamente a pessoa mais talhada para as lides culinárias, mas fiquei com uma vontade louca de tentar recriar aqueles pratos.
    Escrevi sobre ti no meu blog, espero que não te importes. Tenciono ainda colocar fotos de cada prato que confeccione, vamos ver.
    Para já, mil obrigadas pelo livro.
    Beijinho!

    😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *