Tarte de Pescada e Espinafres

Da quintinha dos meus avós ainda vêm muitas coisas cultivadas por eles. Há dias foram os espinafres que, a par com uns pêssegos e umas couves para caldo verde, vieram parar cá a casa. Houve então sopa de espinafres e uns restantes ficaram no frigorífico à espera de nova proposta culinária.

Entretanto lembrei-me de fazer uma tarte salgada e aproveitar assim umas postas de pescada – a mal amada – para um recheio menos convencional. E pareceu-me bem juntar-lhe os espinafres.

A tarte ficou realmente saborosa, muito mais leve do que as “quiches” com o habitual recheio de natas ou leite e ovos. Uma refeição optima para dias mais quentes e perfeita para piqueniques e levar para o trabalho.

Ingredientes para 1 tarte:

1 rolo de massa quebrada pronta a usar

2 postas de pescada para cozer

2 colheres de sopa de polpa de tomate

50g de espinafres frescos

1 cebola

2 dentes de alho

1 folha de louro

sal e pimenta q.b.

azeite

75ml de leite

2 ovos

Preparação:

Coza a peixe em água temperada de sal. Assim que estiver cozido, retire e deixe arrefecer limpando-o depois de peles e espinhas.

Entretanto pique a cebola e o alho e leve a alourar juntamente com uma colher de sopa de azeite. Acrescente o louro e a polpa de tomate e deixe refogar um pouco até ficar macio. Junte agora o peixe já sem pele e espinhas e mexa bem, de modo a envolver tudo e desfazer um pouco. Acrescente o leite, as duas gemas de ovo e tempere de sal e pimenta, deixando cozinhar mais 2 minutos em lume muito brando.

Lave os espinafres, pique-os grosseiramente e junte ao preparado anterior  – já fora do lume – misturando bem. Bata as claras em castelo e envolva-as na mistura do peixe.

Forre uma tarteira de fundo amovível com a massa quebrada e pique-a com um garfo. Coloque o recheio de pescada e espinafres e alise a superfície.

Leve a tarte a cozinhar em forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos ou até a tarte estar dourada e firme no centro.

Sirva com uma salada verde.

Bom Apetite!

18 respostas

  1. óptima sugestão! nunca tenho ideias paar cozinhar a pescada e acabo sempre por fazê-la da maneira mais tradicional… cozida!

  2. Adoro tartes e faço várias, é também uma excelente maneira de aproveitar restos.
    Habitualmente faço a massa e já tenho uma ajudante de primeira – a minha filha Ri.
    Parece bem esta combinação e como sempre as fotos são fantásticas.
    Gosto muito de passar por aqui.
    Ana de Portugal

  3. Já há algum tempo que sigo os seus blogs e até tenho o seu livro. São uma óptima ajuda. Ontem fiz esta tarte, mas aproveitamentos do frigorífico. Em vez de peixe foi carne moída e juntei vários legumes. ficou uma delícia e muito menos gordurosa que as quiches normais com natas.

  4. Eu adoraria fazer a sua receita para a pescada eo espinafre, se eu vou te contar, eu adoro seu blog, beijos cocina com catalina

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *