Mais uma receita com pêssegos, eu sei. Mas já sabem que por aqui não se deita nada fora e a abundância tem-me dado que fazer…
Desta vez foi um gelado e, apesar de já ter feito várias receitas de gelado de pêssego esta é um pouco diferente, não necessita de nenhuma máquina de gelados e é inspirada na preparação de gelados da Bimby. Este “robot” de cozinha super potente faz (entre muitas outras coisas) gelados “automaticamente” usando para isso todos os ingredientes congelados e triturando-os com o seu poder e velocidade. Os robots de cozinha “normais” podem não ter tanta potência mas também picam, batem e emulsionam, portanto era apenas uma questão de experimentar e ver o que acontecia. (Tal como a Mariana, do Caos na Cozinha, ” tirando 1 ou 2 funcionalidades, não há nada que a bimby faça que eu não faça sem ela.” – e como podiam ser minhas as restantes palavras deste seu post!)
Os pêssegos bem maduros acumulavam-se no frigorífico e eu em vésperas de estar fora de casa uns dias. Dei então por mim a arranjar os pêssegos e a congelá-los para, quem sabe, fazer uns batidos. No frigorífico estava também meia-lata de leite condensado e eu para não estragar, e seguindo os ensinamentos da minha amiga C. que congela tudo, resolvi colocar o leite condensado em covetes de gelo e lá foram para o congelador. De regresso a casa (e depois de uns dias de convivência com uma Bimby.) lá foi tudo parar ao convencional robot de cozinha. E assim, sem Bimby, também tive direito a gelado “instantâneo”.
E a minha opinião sobre a Bimby? Boas qualidades, alguns senãos e um preço excessivo. Mas, apesar de tudo, acho que já estive mais longe de comprar uma….
Ingredientes:
1kg de pêssegos maduros arranjados e cortados em pedaços pequenos
1 embalagem de leite condensado
Preparação:
Coloque o pêssego num saco de congelação, retire o ar e congele na horizontal de modo a que depois de congelado não fique com uma “bola” de pêssego congelado.
Coloque o leite condensado numa covete de gelo, embrulhe em película aderente, para não ganhar cheiros e sabor, e congele também.
Quando quiser fazer o gelado, basta retira os ingredientes do congelador uns 20 minutos antes e deixar à temperatura ambiente para começarem a amolecer um pouco (porque os robots de cozinha convencionais não têm a potência da Bimby e convém que os ingredientes estejam a começar a amolecer em vez de estarem duros como pedra). Se quiser fazer o gelado para sobremesa basta retirar as coisas do congelador no inicio da refeição.
Coloque tudo no robot de cozinha onvencional, ou até no copo dos batidos e triture até obter uma textura cremosa e homogénea. Sirva de imediato.
Bom Apetite!
24 respostas
Como te compreendo. Também eu já andei mais longe de a comprar. Mas o facto de ser demasiado cara, e até hoje viver sem ela, sem ninguém reclamar dos meus cozinhados, é porque posso continuar a viver sem ela!
O teu gelado tem ótimo aspeto. Fiquei deliciada com a ideia de congelar o leite condensado!
Beijinho e bom fim de semana!
Tb sou adepta do: "Faço quase tudo o que a bimby faz, e sem ela". É preciso é imaginação. Continuo uma resistente. Principalmente quando vejo amigas minhas que deram aquele balúrdio por ela e agora usam-na apenas para fazer arroz ou massa ou como picadora de alta velocidade.
Se eu tivesse um restaurante, aí sim, seria uma mais valia para ser mais rápida.
http://mefrancesca.blogspot.com
A Bimby, como muitos outros utensílios de cozinha, é uma opção. Existem pessoas que não gostam de cozinhar com placas de indução e ficam sempre fiéis aos bicos a gás do fogão, existem as que não gostam de formas de silicone e ficam sempre fiéis às de alumínio, e por aí adiante. São gostos. Eu não sou fanática pela Bimby, mas dou-lhe mesmo muito valor, porque [para mim] o tem. Não acho que se cozinhe melhor ou pior, é uma opção e como todas as opções deve ser respeitada. Muito sinceramente acho que a maior parte das pessoas não a compra devido ao preço, é cara, é certo, e só quem lhe der uso que valha o investimento lhe dará o seu real valor. Apesar de algumas imitações que agora por aí andam no mercado a Bimby continua a ser a Bimby.
.
Tenho a bimby e recomendo, especialmente para quem não é grande cozinheira como eu … é mais rápido e simples … agora não tenho "medo" de me aventurar! Mas também para boas cozinheiras´é uma óptima ajuda, há imensos restaurantes que a têm nas suas cozinhas.
Em relação ao leite condensado, Joana, pelo que me disseram, não congela, apenas o leite evaporado (para fazer o gelado).
hummmm! pode ser um cone para a sobremesa sff! adorei! 😉
Adorei a sugestão. Este vai fazer parte do fim de semana para refrescar o pessoal lá em casa!
*
Eu faço granizado no meu liquidificador da mesma maneira. Como ele pica gelo, fica igual ao da bimby. Nunca experimentei os gelados, mas é uma óptima ideia! 😉
Beijinhos *
Mariana
Obrigada por esta receita, porque tenho o fruto já congejlada e não sabia bem o que fazer .
Vou experimentar
http://pimentinhasnacozinha.blogspot.com/
Adorei a receita do gelado. Fácil, rápida e parece muito saborosa. Vou experimentar com certeza e já me deu umas ideias.
Relativamente à bimby também jogo no clube do "faço tudo o que ela faz mas sem ela". Conheço algumas pessoas que tem e que gostam bastante e outras que quase já nem a usam. Acho sinceramente que ela é uma ajuda para quem não sabe ou gosta de cozinhar. As minhas amigas que usam mais são precisamente as que têm menos experiência e nem sabem quase cozinhar sem ela. Pessoalmente acho-a muito limitadora quando queremos criar novos pratos e fazer experiência com novos sabores.
https://fromportugalwithlove.blogspot.com
Maria João FPWL
Por mim comia gelado todos os dias… 🙂 sou mesmo fã! Este de pêssego ficou muito bom além de ser super práctico! Obrigada pela receitinha! 🙂
Em relação à Bimby, é como tudo, quem pode, compra e faz o uso que quiser dela, muito ou pouco. Tenho a certeza que quem a tem já "não vive sem ela" :):) eu pessoalmente penso que, um dia, se tiver possibilidade, comprarei. Mas se não puder, vivo sem ela 🙂 No fundo o que interessa é o gosto pela cozinha, a entrega que se tem e aquilo que cozinhar nos dá… uma grande satisfação… porque o "como se faz" é apenas um "perúmenor". :):) ihiih
Beijinhos e bom fim de semana!
Mais uma receita que vou experimentar =)
Comprei o seu livro antes de ontem e "devorei-o" completamente. Que excelente livro! Os meus parabéns *****
Ana
Joana, por favor…
Deixe-se lá de Bimbys! Vai perder toda a graça com ela…
Gostamos das suas receitas assim! Simples, fáceis e deliciosas!!!
😉 um beijinho,
Seu fã número um
Que luxo poder dar tantos usos diferentes aos pêssegos caseiros que aí chegam!…Bravo!
Babette
Amiga a minha opinião em relação à Bimby é que não acho que mereça a pena gastar tanto dinheiro em algo só para ter menos trabalho na cozinha, tenho sitios bem mais interessantes onde o gastar…eh eh eh! Mas, claro que respeito quem tem, cada um com a sua opinião certo? 😉
Em relação ao gelado, ficou fantástico, é algo a experimentar, sem dúvida!
Beijinhos doces.
Realmente, é como diz: a bimby faz tudo o que outros electrodomésticos fazem. A diferença é que ela é só uma e os outros são uma meia dúzia. Não tem de andar com vários "trecos" na cozinha pois, com ela, arrumam-se uma data deles. A começar pelas panelas…
Agora, é mito que só seja boa para quem não sabe cozinhar: a mão a temperar e a inventar é a mesma… Mas, para quem não tem tempo a perder e tem outros prazeres na vida a seguir, é, sem dúvida do melhor. E quem a usa, ou seja, quem não desiste logo de a explorar, não quer outra coisa. Normalmente, só fala mal dela quem a desconhece…
bjs
Olá Joana,
eu tambem não tenho Bimby, e por muitas vantagens que tenha ainda não me rendi… talvez porque o que gosto mesmo é do "por a mão na massa", mas acredito que para quem n goste de cozinhar ou não tenha muito tempo, a bimby seja uma grande ajuda.
Belíssimo gelado, posso pedir um cone com duas bolas? 😉 beijinhos
deve ser uma delicia!!!!de agua na boca!!!
Quero lhe fazer um convite!!!
Vamos lá!!!
O Convite
>
> Você foi convidada(o) a participar de uma troca de receitas. Espero que
> participe, pois escolhi quem achei que podia tornar isto divertido.
>
> 1. Por favor envie uma receita à pessoa cujo nome é o número 1 abaixo
> (mesmo que não a conheça) e deve ser algo rápido, fácil e com ingredientes
> correntes. Aliás, a melhor receita é aquela que sabe de cor e consegue
> escrever e enviar já, neste momento. Não se preocupe muito, envie aquela
> que faz quando tem pouco tempo para preparar.
> 2. Depois de enviar a receita à pessoa com o número 1 abaixo e apenas a
> esta pessoa, copie esta carta num novo email, desloque o meu nome para a
> posição 1 e coloque o seu nome na posição número 2. Só o meu nome e o seu
> nome devem aparecer quando enviar a sua mensagem. Envie para 20 amigos.
> Se não conseguir fazer isto em 5 dias, diga-me, para ser justo para os
> participantes. Deve receber 36 receitas. É divertido ver de onde elas vêm!
> Raramente as pessoas desistem já que todos agradecemos idéias novas. O
> retorno é rápido já que só há dois nomes na lista .
Posição 1: Andrea Coutinho
coutinhoand@gmail.com
Posição 2: Monica Johnsson Boran
monica.boran@gmail.com
uma pergunta: tentei fazer esta receita com leite condensado light (para não me culpabilizar tanto!)…o leite não congela!!!
Sim, tens toda a razão do mundo. Não há nada que não se faça sem a bimby, e tem um preço excessivo. Mas Facilita muito o nosso trabalho. Por exemplo, sabes fazer sonhos, certo? o trabalhão que dá amassar a massa. Agora lê a receita na bimby e vê o tempo que demora. Outro exemplo: Leite creme… sempre a mexer, cuidado com os grumos,. etc… agora vai ler a receita.Pronto é a minha (preguiçosa opinião). Adapto muitas receitas tuas à bimby, tal como se pode fazer o contrário. O que é preciso é ter prazer no que se faz. Obrigada por tudo!
Mas onde é que eu arranjo cones para gelados??????????
O leite condensado não congela completamente. Fica mais consistente, isso sim. Eu uso sempre leite condensado magro e funciona na perfeição.
Quanto à Bimby, não resisto a comentar. Tenho uma desde Outubro de 2007 e uso-a quase todos os dias. Claro que conseguiria viver sem ela, penso que já cozinhava razoavelmente antes de a ter, mas é uma grande ajuda. Por causa da facilidade com que faz algumas coisas, as refeições começaram a ser mais variadas e faço imensas coisas que não fazia antes. Além disso, é fantástico deixar a comida a fazer sem me preocupar se queima ou coze demais enquanto dou banho às minhas filhas e/ou ajudo a mais velha nos trabalhos de casa.
Cozinhar é muito simples quando estamos só (ou quase só) a fazer isso…mas quando há duas crianças à nossa volta e tem que se deixar o cozinhado a meio porque a pequenita (de quase 3 anos) resolveu subir para a mesa ou anda a arrastar cadeiras para chegar aos armários, não é assim tão simples. Pode tornar-se complicadíssimo fazer minimamente bem um simples "salteado de porco com ananás"…
É isso aí! Já não tenho filhos pequenos mas sou uma grande distraída. quantas vezes deixei queimar o tacho por estar a fazer tudo menos a tomar conta dos cozinhados… A bimby veio trazer mais alento á minha veia de chef. 🙂
Cristina Martins,
Costumo comprar os cones de gelado no supercor, mas já vi há venda no continente, na secção de coisas para bolos, gelatinas e chocolates.
Quanto ao leite condensado, realmente não congela devido ao elevado teor de açúcar, mas fica mais grosso e juntamente com a fruta congelada permite fazer o gelado.
Joana
Andei muito tempo a resistir à Bimby, mas quando me rendi, fiquei MESMO rendida. É uma preciosa ajuda para quem gosta ou tem de cozinhar e não tem jeito, e para quem tem jeito, para quem tem tempo e adora fazer montes de coisas e para quem não tem tempo e tem de ser a correr… maravilha. Até agora ainda não me arrependi. Comida a vapor, temperatura controlada, e não preciso de ter o cuidado de mexer o tacho com medo que tudo se pegue. Isso já era, principalmente quando me esquecia do tacho ao lume porque tinha montes de coisas para fazer ao mesmo tempo.É uma opção, é cara, mas se usada regularmente, rentabiliza-se a ela própria em poucos meses.
Ajuda muito, mas pode-se passar sem ela… é como tudo na vida.
Beijinhos.