Bolachas com Pepitas de Chocolate da Nigella

A cozinha cá de casa tem andado bastante parada. Tudo coisas simples, muitas “reciclagens” com sobras, algumas refeições previamente congeladas, mas nada com grande história para aqui partilhar, ou simplesmente porque já aqui foram publicadas.

Mas estas bolachas merecem figurar aqui. São tudo aquilo que eu gosto: rápidas e simples de preparar e com chocolate. E, apesar de a receita não ser minha, mas sim da Nigella Lawson, acho que merece figurar neste blogue. Assim como todas as receitas que aqui aparecem copiadas ou adaptadas de outros autores, livros ou revistas. Os blogues de culinária podem ter várias vertentes – tantas quantas os seus autores lhes dão – e o caminho deste blogue é partilhar receitas. Sejam elas de quem forem, até porque aqui não se tiram créditos a ninguém. E como diria o Nigel Slater  no seu livro “Real Fast Food” …”só um autor arrogante poderá achar que as receitas que publica são todas da sua autoria”!

Ingredientes para cerca de 30 bolachas:

(in “Nigella Kitchen” – Nigella Lawson, pág. 257)

200g de manteiga sem sal

3/4 chávena de açúcar mascavado claro

1/2 chávena de açúcar

2 colheres de chá de essência de baunilha

1 ovo + 1 gema

2 chávenas de farinha

1/2 colher de chá de bicabornato de sódio

200g de pepitas de chocolate (ou chocolate picado grosseiramente)

Preparação:

Derreta a maneiga e deixe-a arrefecer um pouco.

Numa taça misture os açúcares e acrescente a manteiga mexendo bem. Junte o ovo, a gema e a essência de baunilha e bata até ficar cremoso.

Junte depois, aos poucos, a farinha e o bicabornato de sódio até ficar bem incorporado. Finalmente acrescente as pepitas de chocolate.

Forre tabuleiros com papel vegetal e com uma colher de sopa vá colocando bolas de massa, afastadas cerca de 5 cm umas das outras. Leve a assar no forno (190ºC) cerca de 15 minutos ou até ficarem douradas.

Retire e deixe arrefecer completamente antes de guardar. (Entre as fornadas de bolachas guarde a massa no frigorífico ou prepare os tabuleiros de uma vez e coloque-os no frigorífico retirando apenas antes de levar ao forno).

Bom Apetite!

20 respostas

  1. Sejam suas as receitas ou não, o que interessa é divulgar e agradeço mesmo por isso!

    Estas bolachas têm ar de serem muito boas 😀

    Beijinhos ***

  2. Ficaram com um aspecto delicioso estas bolachas 🙂
    Concordo inteiramente…partilhar é isso mesmo e é aí que vemos a verdadeira essência das pessoas 🙂
    Bjs e bom fim de semana

  3. Bem a propósito. Tenho um artigo publicado precisamente sobre o copianço na cozinha e que a dada altura diz o seguinte:
    "Eu vou mais longe, considero todo o tipo de alimentação um bem público, que não é propriedade individual de ninguém, todos os pratos são livres de aparecer em qualquer restaurante e casa deste país ou mesmo nas receitas de um chef ou de um anónimo. Se o que está em questão é a forma literal de cozinhar as receitas, também há pratos que funcionam tão bem que não se deve mudar nada. Se temos que mencionar o autor da receita quando a transcrevemos para um blog, livro ou revista? Acho que não, quem nos garante que essa pessoa é o real autor da receita ou se é daquela avó desconhecida que a fez anos e anos a fio. Portanto, deixem de querer protagonismos e não se apoderem daquilo que é público. "

  4. Adoro estas bolachinhas, ou melhor, vou adorar depois de as provar 🙂 Mas é tão difícil partir o chocolate em pedaços relativamente pequenos. Tem algum truque? Eu já descobri, à venda, as pepitas de chocolate e, claro, com elas é bem mais fácil.
    Mais uma das receitas a experimentar. Hoje por acaso copiei a sua sugestão dos bifinhos de perú com laranja e limão. Tenho a dizer que já há algum tempo que me enjoava comê-los pq os fazia sempre da mm maneira (basicamente grelhados) mas hj souberam mto bem. Estavam deliciosos com os sabores dos citrinos.
    Mais uma vez, muito obrigada por ser uma inspiração.

    1. Uma chávena são 250 ml. Existem chávenas de medida nas lojas de utensílios de culinária, de metal, em vários tamanhos 1, 1/2, 1/4 de chávena… são bastante úteis.
      Ou pode medir chávenas em casa até encontrar uma dessa medida 🙂
      Bom Natal

  5. Tens toda a razão amiga, por vezes basta mudar uma coisita ali e tuba lá se esquecem de onde vêm a receita, mas adiante as bolachas ficaram maravilhosas…bjokinhass

  6. Boa tarde, estou a dar os primeiros passos na cozinha e a pergunta até pode ser parva, mas uma chavena é quanto em gramas?? é porque eu até ia tentar fazer as bolachinhas, mas uma chavena… pode ser qualquer tamanho, é muito vago… pode ajudar-me?

  7. Estas bolachas parecem mesmo muito boas 🙂
    tenho de experimentar, ate pq la em casa adoramos estas bolachas.
    As receitas sao como os contos tradicionais, ha sempre um toque pessoal e crescem e melhoram pq sao partilhadas. Assim obrigado pela partilha 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *