Bolo Amanteigado de Ameixas

Está calor… E está ainda mais calor se ligarmos o forno. É por isso que este bolo foi cozinhado no mesmo dia em que fiz as bolachinhas de courgete, já noite dentro, para minimizar o impacto de ter o forno ligado num dia em que os termómetros chegaram aos 37ºC por estes lados.

E talvez não seja bolo a sobremesa que mais apetece nesta altura do ano. Mas as ameixas que há cá por casa fizeram-me ter vontade de preparar um bolo com esta fruta de verão.E porque não?

O bolo fica húmido e muito saboroso, com um travo ligeiramente ácido das ameixas que contrasta com o sabor mais amanteigado da massa. Um bolo delicioso para um lanche ou pequeno almoço demorado na varanda, e com muito sabor a verão!

Ingredientes:

(adaptado de “GoodFood”, Agosto 2011, pág.58)

150ml de leite

1 colher de chá de extracto de baunilha

3 ovos

350g de farinha com fermento

300g de açúcar

200g de manteiga derretida

350g de ameixas

Cobertura:

25g de manteiga derretida

3 colheres de sopa de açúcar mascavado claro

3 colheres de sopa de lascas de amêndoas tostadas

Preparação:

Misture os ingredientes da cobertura e coloque-os no fundo de numa forma redonda. sem buraco, previamente forrada com papel vegetal.

Misture depois o leite com a baunilha e reserve.

Numa taça grande coloque o açúcar e os ovos, e misture com uma batedeira até ficarem esbranquiçados e terem aumentado de volume, cerca de 5 minutos. Junte agora 1/3 da farinha e misture suavemente para incorporar. Junte depois 1/3 do leite com a baunilha e envolva bem. Repita mais duas vezes até esgotar esses ingredientes. No fim, misture suavemente a manteiga derretida .

Corte as ameixas ao meio e retire-lhes o caroço. Coloque-as na forma, sobre a cobertura com o corte virado para baixo. Por cima coloque a massa do bolo e leve a assar em forno previamente aquecido a 160ºC cerca de 1h15 ou até o bolo estar cozinhado.

Deixe o bolo arrefecer cerca de 20 minutos antes de o desenformar, e sirva morno ou frio.

Bom Apetite!

16 respostas

  1. Na minha opinião bolinho apetece sempre em qualquer altura do ano…eh eh eh!! Ficou lindo e uma delicia aposto!!
    Beijinhos doces.

  2. Olá Joana.
    Deve ser de certeza DELICIOSO. Fiquei com uma dúvida. Qual a quantidade de açúcar?
    Obrigada. Bom fim-de-semana.

  3. Já não é a 1ª ou 2ª vez que vejo pessoas que deixam comentários perguntando quantidades de ingredientes que estão bem explícitos nas receitas! É bem tempo das amigas lerem com atenção as mesmas. Para a Doríssima: são 300 grs de açucar.

  4. Para a Maria C.:
    Pois o açucar não estava explícito, porque, simplesmente, não estava mencionado na altura que li e reli a receita…ok?! Não estava mesmo!!!No meu caso até li com bastante atenção, uma vez que quis logo ir fazer o bolo. Alem de que não fui a única a perguntar pelo açucar. Atenção que toda as pessoas cometem falhas…Ninguém é infalível. Tenha um resto de um bom dia.

  5. A verdade é que eu me esqueci de mencionar a quantidade de açúcar quando escrevi a receita – falhou esse ingrediente essencial.
    Entretanto vi os comentários a pedirem a quantidade de açúcar e rectifiquei de imediato na receita original. O lapso foi meu e agradeço a quem deu pela falha.
    Não escrevi nada nos comentários pois não faz grande sentido rectificar a receita aqui.
    Mas não se zanguem que não vale a pena.
    (Mas é que também acontece tanto perguntarem coisas que estão descritas nas receitas….)
    Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *