Refeições de “um tacho só”

Há uns tempos fizeram-me um pedido que achei muito interessante. Queriam que sugerisse algumas receitas “de fogão” que se pudessem preparar rapidamente de manhã para que, ao jantar, a tarefa fosse simplificada.

Lembrei-me logo das refeições a que eu chamo “de um tacho só”. Porque são normalmente rápidas e simples de preparar com a vantagem de sujarem muito pouca louça – tal como o nome indica, um só tacho ou panela.

Estas refeições que sugiro podem ser adiantadas de véspera ou de manhã, consoante as disponibilidades, e finalizadas com o arroz, a massa ou os legumes, mesmo antes do jantar, enquanto se dá banho aos filhos ou se organiza qualquer outra tarefa doméstica.

As refeições de “um tacho só” são também mais económicas e equilibradas. Com menor quantidade de proteína (carne ou peixe) podemos cozinhar para mais pessoas, pois é mais fácil “esticar”. E isso não quer dizer que estamos a comer menos ou pior. É sabido que, em média, consumimos por dia uma quantidade de proteínas superior às  recomendadas pela OMS. Com estas refeições podemos poupar quer na quantidade de carne e de peixe que compramos, como podemos poupar na nossa saúde.

Numa altura em que as medidas de austeridade anunciadas pelo primeiro ministro trazem ainda maiores dificuldades às famílias, estas refeições podem ser ainda uma nova medida a adoptar em alguns lares portugueses.

Aqui ficam as sugestões.

Arroz de Peixe com Espinafres

Arroz Malandro de Couve e Farinheira

Massa Meada com Legumes e Novilho

Frango com Espirais em Molho de Tomate

Estufadinho de Grão com ovo

Arroz de Atum com Ervilhas

Jardineira de Entrecosto

Arroz Malandro de Tomate, Pescada e Coentros

14 respostas

  1. Optimas sugestões estas querida Joana, realmente dá muito jeito a muito boa gente uma refeiçãozinha de um tacho só. Não sempre, mas também tenho dias que me dão um grande jeito

    BEIJINHOS E TEM UMA MAGNIFICA SEMANA!!

  2. Olá. Sou fã dos seus blogues e das suas receitas, que muito me têm facilitado a vida, mas queria saber se tem a bimby e se vale a pena. Lancei essa questão no meu blogue, pois estou numa fase de compra ou não compra a bimby, mas queria ouvir mais algumas opiniões. Obrigada. Pode deixar o seu comentário em
    http://vidasdanossavida.blogspot.com/

  3. A minha falecida mãe fazia sempre este tipo de refeições. Há quem não goste da comida requentada, mas há pratos destes que, pelo menos para mim, ficam ainda melhores deum dia para o outro: massa com feijão e chouriço, por exemplo. Eu e o meu irmão adorávamos! Hoje, o meu almoço foi precisamente uma dessas refeições de um tacho só: arroz de tomate com pescada e legumes! Delicioso!

  4. Caríssima Joana,
    enviei-lhe um e-mail sobre as compotas a semana passada… gostaria de saber se já o viu ou se tenho que enviar outra vez…

    Obrigada
    Teresa Vieira

  5. Esse estufadinho de grão com ovo é uma deliiiicia! Muito pratico e reconfortante. O arroz de pescada, tomate e coentros também fica muito bom, mas a anterior supera todas! 🙂

    BEIJINHO E BOA SEMANA.
    Tania C.

  6. "refeições de um tacho só, era o que imperava em casa dos pais, que estavam sempre em crise!! E, confesso, que tenho muitas saudades delas!
    Cá em casa fazem-se pouco, porque o benjamim torce o nariz.

    Beijo, bom fim de semana e muito obrigada pelas dicas, sempre muito muito úteis. Não perco a leitura do seu blog.

    Rosa Vouga

  7. Ui eu faço tantas receitas "de tacho"; são bem mais económicas, dá para aquecer e adiantam trabalho… só maravilhas, principalmente para quem chega a casa quase às 19H e logo depois de dar um banhinho ao pipoca houve "quero jantar" 🙂

  8. Olá Joana! Muito oportunas estas tuas sugestões! Parabéns pelo post.Tens toda a razão quando referes que comemos proteínas a mais (estamos mal habituados). Essa é uma das causas de grandes males que tanto nos afectam, como a obesidade ou o cancro. As refeições de "um tacho só" quando acompanhadas de legumes ou saladas e terminadas com uma peça de fruta, são muito saudáveis e apetitosas. Obrigada por nos teres chamado a atenção para este tema. Bjs. Bombom

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *