Na primeira tarde chuvosa de um domingo de Outono resolvi ir para a cozinha. A chuva batia vigorosamente na janela a anunciar temporal, o forno aquecia o ambiente e eu lá ia estendendo e cortando massa enquanto ouvia o Jamie Cullum (pareceu-me apropriado trazê-lo para a cozinha, pois sendo casado com uma cozinheira, neste caso a Sophie Dahl, deve estar habituado a passar tempo na cozinha, embora não garanta que ele faça concertos “Live From The Kitchen” com uma colher de pau a servir de microfone).
As bolachinhas lá foram metidas no forno e a água foi aquecida para preparar um chá bem quente, servido depois com um pouco de leite, tal como eu gosto. Tudo metido num tabuleiro e comido no sofá, com a companhia do M. E foi a tarde de domingo perfeita, que só um domingo de chuva durante o Outono nos pode permitir.
Bom fim de semana!
Ingredientes:
125g de açúcar
1 ovo
125g de manteiga
250g de farinha
1/2 colher de chá de fermento
1 gema
sementes de papoila q.b.
Preparação:
Bata o ovo com o açúcar e a manteiga amolecida até obter uma mistura homogénea. Acrescente depois o fermento e a farinha e amasse bem. Envolva a massa em película aderente e leve ao frigorífico cerca de 1 hora.
Ao fim desse tempo estique a massa e faça bolachinhas com o formato que desejar até esgotar toda a massa. Coloque-as em tabuleiros forrados com papel vegetal e pincele-as com gema de ovo e salpique com as sementes de papoila.
Leve ao forno (180ºC) cerca de 10 minutos, até ficarem ligeiramente dourados. Retire e guarde numa lata depois de frias.
Bom Apetite!
20 respostas
Bolachinhas acabadas de sair do forno, boa música, um chá saboroso e chuva lá fora, perfeito para não sobrar nenhuma bolachinha.
Bom fim de semana, abraço
Vânia
hummm… mas que lindas bolachinhas, da-me a pensar que tenho as minhas caixinhas vazias.
Ficaram com um aspecto muito bonito.
Bjs
Uma verdadeira tentação essas tuas bolachinhas Joana, obrigada por mais esta deliciosa partilha
beijinhos e tem um BOM DIA!!
Ficaram bem simples e elegantes estes biscoitos, gostei imenso.
Uma versão interessante mas mais demorada do que a que fiz recentemente. Bom fim de semana
gosto muito do "croc-croc" que as sementes de papoila dão aos bolos e bolachas.
e falando nisso, tenho que repôr o meu stock de sementes de papoila que está quase no fim!
beijos
Mais uma receita simples e apetitosa 🙂 Sou fã do Jamie Cullum, mas o seu estado civil era-me desconhecido… Ainda por cima casado com uma cozinheira 🙂 Essa q falas é uma loirinha relativamente nova, q até chegou a dar alguns programas dela na Sic Mulher certo? Tb apreciei a sua forma de cozinhar, descontraída e prática 🙂 Bjinhos e bom fds.
Uma bela sugestão para usar as sementes que se encontram cá em casa à espera de serem experimentadas…
que belas bolachinhas, com um chá quentinho é mesmo o q apetece 🙂 beijinho
lindos!!!
ja roubava uma bolachinha!!;-)
bj
Lucia
Ficaram lindas as bolachinhas.. Tb adoro a Miss Dahl e o seu maridinho tb. Bom fim de semana. beijos
As bolachinhas mais simples são as minhas preferidas. Com um toque de sementes então…venha o chá quentinho e umas quantas bolachas.
Ritual de Outono. Chegou e pronto, não foi?
Valham-nos bolachinhas destas para animar…
Babette
Olá!
Conhecem a Airfryer, da Philips? Com dois compartimentos, ajuste de timer e temperatura, ela prepara para vc (em menos tempo que o forno e a frigideira convencionais) enquanto vc faz outras coisas. E ainda deixa tudo mais saudável. Conheça o lançamento da Philips Walita que vai revolucionar o seu jeito de fritar:
http://www.facebook.com/#!/notes/philips-brasil/airfryer-philips-walita-o-sabor-%C3%A9-de-fritura-mas-em-vez-de-%C3%B3leo-ar-quente-em-vel/222451744489413
Hmmm, que bom! Outro dia experimentei a mesma receita mas com fezes, e acho que lhe dá um toque genial! Experimentem!
http://www.parlapier.com
Adoro bolos e bolachas com semente de papoila. Vou tentar essa receita!
http://bakeaholicandco.blogspot.com/
mas que boas que ficaram gostei beijinhos
Que lindas e apetitosas bolachinhas!
Beijinhos e bom fds,…
http://www.strawberrycandymoreira.blogspot.com
Realmente há "pessoas?" indecentemente ridículas e nojentas – e que para cúmulo ainda se assinam com pseudónimos que lhes deviam merecer um mínimo de respeito!
Para ti (Jesus Nazareno) da blogosfera, nem para papel higiénico serves – és só caca, tal como as bolachas que deves comer!!! Que gentinha…
Umas bolachinhas deliciosas!!!
Beijinhos.