“Saber esperar é uma virtude”, é o que sempre me diz a minha avó. E eu, que nunca fui, nem sou, a pessoa mais paciente, dou comigo a pensar que uma das coisa mais idiotas é ter de esperar. Na maioria das vezes quero que tudo aconteça ao ritmo das minhas vontades e desejos. E quando isso não acontece é-me difícil perceber o porquê. Mas, apesar da impaciência crónica que me assiste em alguns casos, a única coisa que me resta é, claro está, esperar. Esperar pelo momento certo, pela pessoa certa, pelo trabalho certo, pela decisão certa. Esperar. E começo a aprender a saber esperar.
É por isso que quem esperar pacientemente que a abóbora asse antes de preparar esta sopa deliciosa verá que o resultado final vale realmente a pena, e compreenderá (e comprovará) o que quero dizer. É que há coisas pelas quais vale mesmo a pena esperar. Como diz o ditado, “quem espera, sempre alcança”.
Ingredientes para 6 pessoas:
1 cebola
azeite q.b.
sal q.b.
1 raminho de tomilho fresco
750g de abóbora limpa e sem casca
amêndoa laminada e previamente torrada para servir
Preparação:
Corte a abóbora em fatias não muito finas e coloque-as num tabuleiro. Tempere com um pouco de sal e regue com um fio de azeite. Tape com papel de alumínio e leve a assar em forno quente (180ºC) durante 30 minutos. Ao fim desse tempo retire o papel de alumínio e deixe cozinhar mais 10 minutos até a abóbora começar a ficar um pouco loura. Retire depois do forno.
Entretanto pique a cebola e leve-a a refogar num pouco de azeite. Acrescente a abóbora assada, o tomilho e um pouco de água quente e deixe levantar fervura. Retire o tomilho e triture a sopa até esta ficar bem cremosa. Se necessário acrescente mais água e deixe ferver novamente. A sopa deverá ficar espessa, mas não demasiado grossa. Rectifique de sal.
Sirva a sopa quente em tacinhas polvilhada com as lascas de amêndoa.
Bom Apetite!
10 respostas
Lamentavelmente também não sou paciente, mas como acontece normalmente compensou a espera, o creme ficou lindo e delicioso.
Abraço
Vânia
Eu também não sou muito paciente para esperar, mas considero-me uma pessoa paciente com as pessoas.
A sopinha ficou um mimo, a cor é divinal. Beijocas
Paciência também não é o meu forte, devo confessar. Mas na cozinha tenho de resistir à tentação de apressar as coisas, senão sai-me com cada desastre…
Invejo as pessoas pacientes…mas com o tempo aprendi a cultivar essa bela e rara virtude.
A sopa está maravilhosa….deve mesmo valer a pena esperar.
Bjs
Gostava de sugerir que colocasse, por favor, algumas receitas económicas e faceis de levar para o trabalho! Com todas estas medidas de austeridade cada vez mais é importante ter acesso a receitas saborosas e de baixo valor! Agradeço desde já! Mais uma vez refiro(em tempos fiz tb um comentário) que sou uma fâ incondicional, e se hoje cozinho é a si que lhe devo! OBRIGADA!
não sei se iria ter pachorra para esperar que a abóbora assasse, mas que a sopa tem um belíssimo aspecto, lá isso tem!
adoro sopas e de abóbora então, sou doida!
bjos
aspecto delicioso! Valeu bem a pena esperar :)***
Mais uma excelente sugestão, o que vinda de si, não surpreende. Já comi esta sopa e garanto a quem nunca provou que é deliciosa.
Sou fã do seu trabalho, visito diariamente este espaço e tenho o seu livro em lugar de destaque na minha biblioteca culinária. A sua simplicidade e a forma como faz as introduções às receitas revela um espírito franco e luminoso que me agrada bastante.
Também sou apaixonada pela cozinha e desde que me conheço que o lugar onde se confeccionavam todas as coisas boas que saiam das mãos da minha avó, era um fascínio para mim.
Hoje, mãe e também avó gosto de juntar à volta da minha mesa a família e mimá-los com tudo o que de melhor sei fazer.
Parabéns pelo seu blog que é, como sabe uma referência na blogosfera culinária, mas deixe-me fazer-lhe uma sugestão, porque não eleger a receita mais vista do mês e a partir dos resultados obtidos, produzir um vídeo de execução da receita?
Seria interessante ver a execução, passo a passo. Como sabe é um método bastante utilizado, para ilustrar e é de grande ajuda, não só para quem se movimenta bem nestas lides, como também para quem não tem grande à vontade nas preparações e não quer falhar nenhum pormenor.
Abraço
Cristina
Ficou muito apetitosa, valeu mesmo a pena a espera! 🙂
Beijinhos doces.