Segue a segunda sugestão para presentes de natal para principiantes. Outra “receita” simples que pode ser preparada por todos, crianças incluídas, e que não demora mais de 15 minutos: que tal uns bombons rústicos? Basta comprarem o chocolate da vossa preferência (branco, de leite ou negro), e depois de derretido enfeitar com frutos secos partidos em pedaços.
Depois é só deixar secar, colocar numa caixinha ou saquinho, enfeitar e estão prontos para oferecer.
Para uma embalagem mais colorida, façam vários bombons com chocolates diferentes e ofereçam uma mistura de vários em casa saquinho.
Mais simples era impossível e muito melhor do que oferecer uma caixa de chocolates comprada num qualquer supermercado. Nada como um presente feito em casa.
Ingredientes para cerca de 14 bombons:
200g de chocolate ( negro, de leite ou branco)
frutos secos a gosto (nozes, amêndoas, avelãs, amendoim, pinhões…)
frutas secas ou cristalizadas (figos, alperces, passas, laranja cristalizada……)
Preparação:
Antes de derreter o chocolate prepare tudo: forre um tabuleiro com papel vegetal e parta os frutos secos ou cristalizados da sua preferência em pequenos pedaços.
Parta depois o chocolate em pedacinhos e coloque-o numa taça que possa ir ao microondas. Leve 30 segundos em potência máxima e depois desse tempo mexa o chocolate. Leve mais 30 segundos e volte a mexer bem. Faça isso até o chocolate estar derretido (num total de 1 minuto e 30 segundos deve ser mais do que suficiente).
Com uma colher se sopa coloque montinhos de chocolate sobre o papel vegetal e, com as costas da colher faça movimentos circulares para espalhar o chocolate num circulo uniforme. Polvilhe cada circulo com o chocolate ainda por solidificar com a mistura de frutos secos, pressionando um pouco para colarem ao chocolate. Deixe solidificar ao ar ou no frigorífico antes de guardar nas embalagens de oferta.
Decore com uma etiqueta personalizada e uma fita bonita.
28 respostas
Costumo ser muito preguiçoso para fazer estas coisas, mas desta vez vou tentar. OS biscoitos têm um ar delicioso. Não sei é se depois os consigo oferecer…
Uma bela ideia, sem dúvida!
Uma boa sugestão, para preguiçosos e não só….bjs
Olá, Joana 🙂
Os chocolatinhos rústicos têm um óptimo aspecto. Fiquei aqui a babar.
Graças a ti, despertei para o mundo dos cabazes de Natal, já lá vão 2 anos.
E todos aqueles que têm recebido estes miminhos tem gostado muito.
Obrigada pela partilha de sugestões sempre tão fáceis de fazer e saborosas.
Vir aqui ao teu cantinho é sempre um enorme prazer 🙂
Beijinhos
UAU!!!! Olá Joana, estou a adorar estas ideias!!! Muito obrigada!!!!
Carla
Olá, Joana!Adorei a tua sugestão e vou coloca-la em prática!
Obrigada por partilhares
Beijinhos
Mais uma sugestão que vou seguir para juntar aos cabazes que já estão a ser preparados.
Será que com os moldes das bolachas ficam bem?
que boa ideia 🙂 Joana você esta sempre a somar pontos! será que ficam bem se utilizar tablete de chocolate para culinária?
E que tal uns embrulhos em ponto cruz como este (http://opontocruzdosbabinhos.blogspot.com/2011/11/sacos-em-ponto-cruz-para-o-natal.html)?!?!
Beijocas
Obrigada pelas ideias 🙂 No ano passado ofereci aos meus amigos os bolinhos de lata (fizeram sucesso!) este ano acho que vou mesmo seguir esta ideia dos bombons!
Olá! Estes chocolates rústicos são na realidade "mendiants", chocolatinhos típicos franceses cuja história está relacionada com 4 ordens religiosas (ler mais aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Mendiant).
Beijinhos
Elsa
Para ver imagens dos "mendiants" basta ir ao google images: são deliciosos!!
Vou adoptar esta sugestão para oferecer a alguns amigos no natal. 😀
Beijinhos
Chamar "bombons rústicos" aos mendiants foi apenas uma forma de evitar usar termos estrangeiros que costumam gerar alguma "confusão". Mas um pouco de informação gastronómica nunca fez mal a ninguém. Obrigada pela partilha!
Olá Joana,
Mas que ideia tão simples e FANTÀSTICA!…
Obrigada.
Bjs,
Teresa C.
Olá Joana. Antes de mais, um grande bem haja pela generosidade e parabéns pelo trabalho desenvolvido. Sou nova nestas coisas. Mas acho que este ano vou oferecer prendinhas caseiras também.
Se tiver tempo, será que me pode dizer onde arranjo saquinhos para colocar os chocolates? Ou também os faz em casa?
Querida Joana, influenciada por este último post, hoje comprei um molde de silicone para bombons na Casa 🙂 Bem q andei à procura dos tais saquinhos transparentes, mas o único sítio onde encontrei algo do género foi na Staples, mas achei-os tão 'empresariais' e caros q ñ comprei! Vou fazer eu mesmo usando papel celofane para uns, frascos e latinhas q tenho por aqui a mais p outros. Adorei esta receita super fácil e aguardo ansiosa mais ideias deliciosas! Bjinhos e obrigada, sempre!
Ai mais uma ideia optima!!!!
Acho que vou juntar aos meus cabazes.
Olá!
Excelente ideia e vou de certeza experimentar.
Só queria saber se poderei fazer com alguma antecedência do Natal, ou não convêm pois podem ficar moles?!
E já agora como tantas outras pessoas aguardo a informação sobre o saquinho que os tem!
Obrigada Joana e continuação do excelente trabalho realizado.
Que bela ideia e tão fácil, acho que a vou colocar em prática 🙂
Bem esta é uma idea absolutamente fantastica!:O
Sai tão fácil e barata e as pessoas ainda são cpazes de gostar mais, pela dedicação que demos!:O 😛
estou mesmo contente de ter vindo aqui parar!;D
beijinho grandes,sara
chips-ina-fishbowl.blogspot.com
Olá Joana. Comprei uma embalagem de chocolate Gylian para fondue e ainda não usei. Acho que vou experimentar nestes bombons…logo se vê como sai!
Beijinhos e obrigado pelas dicas!
Sugestão bem bacana!!…
Hoje experimentei fazer estes bombons!!! Para além de ficarem muitos bons, ficaram muito giros!! Adorei a ideia!! Obrigada Joana!! Bjinhos
Tem graça , a BAREFOOT CONTESSA tambem fez exactamente da mesma maneira no microondas…
Caso não tenha percebido, eu não digo em lado nenhum que esta "receita" é uma criação ou invenção minha. Coloquei-a aqui (e não no blogue As Minhas Receitas) e apenas como uma partilha e sugestão de algo que qualquer um pode fazer para oferecer no Natal. Sim, tirei a ideia de um episódio da Barefoot Contessa e achei-a perfeita para os cabazes de natal e para a sugerir a quem me pede ideias e soluções rápidas e simples.
Mas não se preocupe caro anónimo, que não estou a plagiar a Ina Garten, pois esta "receita" também não é nenhuma criação dela, mas sim uma clássica receita francesa: os mendiants. Como vê todos vamos buscar a nossa inspiração a algum lado.
Olá Joana,
Aproveitei esta dica e estive a fazer hoje os bombons. Fiz com dois tipos de chocolate e juntei côco ralado. Como lhes quis dar outro formato e não tenho formas próprias para bombons, fiz em cuvettes de silicone com "desenhos" engraçados e resultou muito bem. Para já são para consumo da casa, mas é uma belíssima ideia para oferecer, no Natal ou em qualquer altura. E é tão fácil de fazer que não pode correr mal!
Obrigada pela sugestão.
Paula, o côco por cima deve dar uma ar ainda mais natalício. Que boa ideia! 😉