Bolachinhas Shortbread

No fim de semana começaram as actividades normais desta época do ano. Foi o primeiro jantar de natal e com ele saíram os primeiro mimos para oferecer, uns saquinhos amorosos com bolachinhas decoradas.

A ideia não é nova, nem nada que nunca se tenha visto por aqui, mas é a simplicidade da receita que acho que vale a pena partilhar. 3 ingredientes na proporção de 3,2,1, uma formula que não tem nada que enganar e que os ingleses chamam de shortbread e que pode ser encontrada em todos os livros e revistas de culinária. A massa é tão simples de preparar que nem exige tempo de refrigeração e, para quem quer avançar com umas bolachinhas para oferecer este natal, ou mesmo para fazer decorações para colocar na árvore esta é uma excelente receita.

As bolachinhas não precisam de ser decoradas, eu pessoalmente até as prefiro comer simples, mas a cobertura de açúcar com a adequada decoração deixam as bolachas aprumadas e perfeitas para oferecer.

Ingredientes para cerca de 50 bolachinhas:

300g de farinha

200g de manteiga à temperatura ambiente

100g de açúcar

Preparação:

Coloque a farinha numa taça e junte a manteiga previamente cortada em pedaços. Com as mãos esfarele bem a manteiga na farinha (como se estivesse a fazer crumble) até a massa formar umas migalhas. Junte o açúcar e amasse bem até formar uma bola maleável de massa. (É capaz de demorar um bocadinho a amassar e de ao início parecer que é preciso juntar algum líquido, mas é mesmo assim. Só têm mesmo de continuar a amassar.) Em alternativa poderá colocar todos os ingredientes num robot de cozinha e quando a massa estiver com o aspecto de migalhas retirar e amassar até formar a bola de massa.

Polvilhe uma superfície de trabalho e, com o rolo da massa, estenda a massa até ter cerca de 5mm de espessura. Corte com a forma desejada e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal. Repita até esgotar toda a amassa.

Leve as bolachinhas a assar cerca de 8 a 10 minutos (até começarem a querer ficar douradinhas) a cerca de 180ºC. Deixe arrefecer e decore a gosto se desejar.

Se quiser decorar as bolachinhas, misture açúcar em pó com uma colherzinha de água ou sumo de limão até formar uma pasta espessa e branca (se desejar junte corantes para ficar com outras cores). Espalhe sobre as bolachas completamente arrefecidas e decore a gosto.

Bom Apetite!

33 respostas

  1. Essa receita é realmente super simples e dá para adaptarmos com pepitas ou até misturar sabor a especiarias, enfim, as possibilidades são inúmeras.
    E claro, oferecer bolachas caseiras no natal é um clássico, bem como compotas e outros mimos. Acho que apesar de ofertas simples, estão impregnadas de carinho e de tempo que dedicamos a pensar naqueles a quem as vamos oferecer. E o Natal é isso mesmo, tempo para estar com aqueles de quem mais gostamos…

    Alguns dos bonequinhos estão com ar de quem tem a troika à perna :p

  2. Amiga essas bolachinhas estam lindissimas, cà em frança é a tradição de as realizar no dia de St. Nicola e estàs em cheio pois é hoje o dia!

    Parabens ficaram lindissimas e perfeitinhas!

    beijinhos

  3. Essas bolachinhas parecem deliciosas e são mesmo fáceis de fazer. Sabe-me dizer onde comprou os moldes para cortar a massa? Ando há imenso tempo à procura e não encontro em lado nenhum! Obrigada!

  4. No fim de semana fiz umas do livro da Mafalda Pinto Leite, "cozinha para quem quer poupar" e também ficaram muito boas. Fizemos arvores de natal, bonecos de gengibre, etc. Lá em casa também se vive o espírito natalício muito afincadamente!Desde Novembro…porque o mês de Dezembro passa a correr!
    Bjs

  5. Só tenho uma dúvida, estas bolachinhas são daquelas que ficam boas durante muito tempo? Se eu as fizer hoje, por exemplo, estarão boas para oferecer no Natal?

    Maria João, há umas engraçadas no Ikea, e na Polux, ou no El Corte Inglés também deve haver.

  6. Olá. Gostaria de saber que tipo de manteiga usa. Fico sempre na dúvida… Pode ser margarina vegetal da vaqueiro? Ou aconselha outra? E a validade? Aguentam-se por muitos dias? Muito obrigada.

  7. Olá Joana! Já tenho algumas receitas tuas passadas do ano anterior, mas vou adicionar tb esta – simples e apelativa 🙂 Brigada! Bjinhos.

  8. Adorei as bolachinhas, mas também gostava de saber se são feitas mesmo com manteiga (com ou sem sal) ou margarina. Fico à espera de saber para as poder experimentar!

  9. Maria João: eu comprei um conjunto de cortadores de bolachas em metal numa daquelas lojas tipo "loja dos 300" e mais recentemente comprei um conjunto em plástico no Continente, que traz formas de pinheiro, boneco de gengibre, estrela, anjo e boneco de neve, por 0,99€. Também gostava de saber com que antecedência posso fazer as bolachas para oferecer. 🙂

  10. olá=D
    vejo regularmente o seu blog.
    e esta receita em particular vou experimentar e oferecer como lembrancinhas!!!
    mas tenho umas questões, com quanto tempo de antecedencia se pode fazer, por exemplo se fizer este domingo será que ainda estao boas no dia 24???
    a margarina poderá ser vaqueiro??
    será que se fizer meia receita tb resulta??
    agradeço imenso uma resposta e agradeço desde já=)
    beijinhos carina

  11. ola,
    precisava mm da sua ajuda,
    estive a tentar fazer esta receita e estive mais de uma hr a amassar, e a massa nao fica uma bola, melhor..fica mas esfarela de seguida..nao consigo consistencia…
    será que me podia dar umas dicas???
    agradecia imenso, precisava mm de fazer bolachinhas pra domingo..

    se me puder responder seria fantastico. obrigado***carina

  12. Por incrivel que pareça já tinha ouvido fa,lar de si, já a tinha vistto no Portugal no Coração, até já tive o livro na mão mas ainda não tinha encontrado o blog!!
    Agora sou seguidora e vou ficar "on line".
    Obrigada pelam partilha (que senti genuina qdo a ouvi na RTP)

  13. Estas bolachinhas são muito boas! Eu dei-lhes forma de coração para ficarem mais românticas. Pensei que fosse difícil de amassar, mas, foi muito fácil fazer a bola de massa.
    Obrigada Joana e um beijinho!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *