Sonhos Doces de Natal

Estamos a uma semana do Natal. Os miúdos começam hoje as férias. E este será o ultimo fim de semana para compras e afazeres diversos.

Debaixo da minha árvore já se amontoam muitos cabazes. Mas ainda há bolachas para fazer, uma festa de anos para preparar, uma ida a Lisboa e à SIC Mulher. Mas já é Natal e tudo já cheira a Natal.

Por isso, partilho aqui hoje a melhor receita de sonhos de sempre. Os sonhos da minha avó, preparados na velhinhas batedeira que agora é minha. Sonhos para experimentarem no fim de semana e comerem ainda quentes com café ou chá. Sonhos para colocarem na vossa mesa de Natal, ou para levarem como presente a uma festa. Porque sonhos, todos temos!

Bom Fim de Semana.

Ingredientes:

(chávena usada com 220ml de capacidade)

1 chávena de água

1 chávena de farinha

1 casca de limão

sal

100g de margarina

3 ovos

Açúcar e canela para polvilhar

Preparação:

Põe-se a água a ferver com a casca de limão e a margarina. Depois de ferver retira-se do lume e junta-se a farinha de uma só vez, mexe-se bem e vai novamente ao lume para cozer a farinha, mexendo sempre, até a massa descolar do tacho

Amassa-se bem esta massa, põe-se numa tigela (ou na batedeira que é muito mais fácil!) e vão-se juntando os ovos, um a um, amassando sempre até ficar com uma massa grossa e brilhante.

Frita-se depois esta massa às colheradas, virando e espetando os sonhos para que cozam uniformemente, inchem e fiquem bem douradinhos. Escorrem-se bem em papel absorvente e polvilham-se ainda quentes com açúcar e canela.

Bom Apetite!

20 respostas

  1. Fora da cozinha os filhos(as) e netos(as) também edificam os sonhos dos pais e avós, indiretamente está a fazer isso.
    A minha avó também fazia sonhos, eu nunca fiz, talvez faça desta vez, na foto ficaram lindos.
    Bom final de semana
    Vânia

  2. a tua foto já cheira mesmo a Natal…
    olha, já fiz o teu licor de canela (vou postar para a semana) e ficou uma delícia. engarrafei em garrafas pequeninas e decorei-as, para serem vendidas numa feira da catequese amanhã à tarde.
    obrigado pela partilha de receitas maravilhosas!

  3. A ultima vez que fiz sonhos no primeiro natal aqui um "explodiu" e queimou-me a cara e uma mao toda, felizmente as marcas da cara desapareceram as da mao ficou, fiquei com medo, mas este ano vou voltar ao ataque adoro sonhos

  4. A minha avó também fazia uns sonhos fantásticos mas como achamos que as pessoas que mais amamos nunca partem a receita, essa, ficou sempre para amanha e um dia o amanha já n era possível…Vou este Natal experimentar os seus sonhos.Obrigada pela sua partilha não imagina o quanto foi importante para mim…

  5. gosto muito de vir visitar o seu site diariamente. no entanto tenho uma pequena "reclamação". entendo que tenha uma vida privada, com muitos a fazeres, mas por várias vezes que vejo perguntas de leitoras que apesar de passarem meses, a resposta não chegou…
    pode ser que consiga tirar a duvida de todas as margaridas, que a seguem…
    votos de um bom natal.
    sonia

  6. Margarida:

    Depende do tamanho das "colheradas" de massa que colocar a fritar, mas dá para cerca de 25 sonhos.

    Mariana:

    Ninguém quer que os sonhos explodam! Para isso não acontecer tem de os ir picando com um garfo ou espeto à medida que vão fritando.

    Sónia Afonso:

    Realmente tem razão. Muitas vezes não respondo a algumas perguntas que me fazem. Por falta de tempo, outras vezes porque colocam perguntas em receitas com mais de um ou dois anos e eu simplesmente nem me apercebo. Mas algumas vezes não respondo porque a pergunta que me fazem resulta de falta de atenção de quem viu a receita, Muitas vezes a pergunta é desnecessária e encontra-se "respondida" na receita, na preparação ou na introdução. Mas prometo que para 2012 vou passar a dar atenção às perguntas que me colocam. 🙂

  7. Há um ano atrás tentei e tive que os deitar fora por falta de jeito e pq n os piquei enquanto fritavam. Hj quis experimentar esta receita e a minha familia adorou 🙂

  8. Fiz estes sonhos e ficaram lindos, maravilhosos, com um sabor e cheirinho de comer e chorar por mais! Ninguém acreditava que tinha sido eu a fazê-los :-)) Obrigada Joana, pela inspiração

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *