Ananás Caramelizado com Creme de Ovo

Quando era mais miúda e comecei a cozinhar sozinha, adorava fazer sobremesas, bolos e bolachas. Lembro-me de já nessa altura gostar de inventar e acho que nunca me esquecerei de uma tarte cujo recheio era simplesmente gelatina. que fiz com o P e a P numa qualquer tarde de verão. Com o tempo comecei também a fazer outras coisas e passei, acho eu, a gostar mais de cozinhar pratos salgados e a comida de todos os dias do que propriamente a sobremesa. Mesmo assim ainda me dá para inventar algumas coisas doces. Como esta sobremesa. Uma sobremesa feita rapidamente com o que havia em casa apenas porque não queria acabar uma refeição de domingo ´”sem açúcar”.

Ingredientes para 4 pessoas:

250g de ananás fresco

2 ovos

250 ml de leite´

6 colheres de sopa de açúcar

1 colher de chá de maisena

Preparação:

Corte o ananás em cubos não muito pequenos e leve-o a caramelizar juntamente com 4 colheres de sopa de açúcar numa frigideira anti-aderente. Quando o ananás estiver dourado retire e deixe arrefecer.

Entretanto prepare o creme de ovo, Misture a maisena num pouco de leite frio para dissolver. Junte depois o restante leite, os ovos e o restante açúcar e misture bem. Leve ao lume, mexendo sempre, até obter um creme liso.

No fundo de 4 tacinhas ou ramequins coloque o ananás. Divida depois o creme de ovo pelas tacinhas. Polvilhe com um pouco de açúcar e queime com um maçarico de cozinha ou leve ao forno (com grill) até tostar um pouco.

Bom Apetite!

14 respostas

  1. Joana, eu adoro as tuas receitas, sou tua fã, e de há uns dias para cá, os meus jantares são sempre inspirados no teu blogue.
    Esta semana fiz o salmão com molho de laranja e as migas de espargos, adorei o sabor. Fiz também lombinho de porco com castanhas e o puré de maçã. Enfim, estou a adorar as tuas comidinhas.
    Beijinhos

  2. Encontrei este blogue por acaso adorei, ate o dia em que lhe pedi uma informação sobre um pão que vi aqui, confecionei não ficou bom, e a Joana simplesmente me ignorou, nem se deu ao trabalho de me responder e isso doeu muito, pensei que a Joana lesse os comentários e depois tirasse as duvidas a pessoas que como eu gostam de fazer novas experiências ate sempre.

  3. Csro Anónimo:

    Eu tento responder às dúvidas que me colocam, assim como aos mails que recebo diariamente. Mas como todas as outras pessoas, nem sempre consigo fazer tudo, e não consigo responder diariamente a tudo o que me perguntam até porque não passo o dia em frente ao blogue. Se me colocou a pergunta acerca do dito pão na caixa de comentário correspondente, é dífícil que tenha visto até porque a receita já deve ter algum tempo e eu não tenho por hábito andar a ver comentários antigos. Nesse caso é melhor mesmo que me envie um mail. E sim, costumo responder aos mails. Com alguns atrasos, mas tento sempre não deixar ninguém sem resposta.
    Tenho pena que o pão não tenha corrido bem. E claro que terei todo o gosto em ajudar naquilo que conseguir como sempre tentei e tento fazer. É por isso que este blogue existe.

    Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *