Codornizes com Molho de Vinho do Porto

Uma verdadeira refeição de domingo, foi o comentário do M. a esta receita. As codornizes andavam há muito tempo na lista de coisas a comprar e vieram finalmente comigo para casa.

Preparei-as da forma mais simples que me lembrei, e decidi acompanhar com um molho de vinho do porto, depois do nosso último passeio pelo Douro e da lembrança das coisas boas que comemos por lá. Para acompanhar umas batatas gratinadas, mas umas batatas assadas também ficam muito bem

Reconfortante, composto e delicioso, tudo o que o almoço de domingo deve ser. Afinal, quem é que não gosta de preparar um almoço assim?

Ingredientes para 2 pessoas:

4 codornizes com cerca de 100g cada

sal e pimenta q.b.

azeite q.b.

1 cebola pequena

1 dente de alho

1 raminho de tomilho

100ml de vinho do porto

Preparação:

Abra as codornizes ao meio, cortando-as pelas costas com a ajuda de uma tesoura e espalmando-as depois ligeiramente. Tempere com sal, pimenta e um pouco de azeite e leve-as a cozinhar numa frigideira anti-aderente ou chapa de grelhar cerca de 15 a 20 minutos, até ficarem cozinhadas e douradas.

Entretanto prepare o molho de vinho do porto. Pique finamente a cebola e o dente de alho e leve ao lume num tachinho juntamete com duas colheres de sopa de azeite. Deixe refogar até a cebola estar cozinhada e tempere com um pouco de sal e pimenta. Acrescente depois o vinho do porto e o raminho de tomilho e deixe reduzir até o molho ter uma consistência grossa de xarope. Retire e reserve.

Sirva as codornizes com batatas gratinadas ou assadas, legumes e regue com o molho de vinho do porto.

Bom Apetite!

10 respostas

  1. Uma refeição muito agradável, para saborear com calma, domingo é um dia indicado.
    O prato ficou lindo, e o molho deve ter ficado delicioso.
    Beijo.
    Vânia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *