Bacalhau Confitado

Há muito que queria fazer um bacalhau confitado, mas por um motivo ou por outro lá ia adiando a decisão. Foi finalmente dia de o preparar e o resultado não podia ter sido melhor. Muito simples de fazer e uma receita a repetir pois o bacalhau fica bastante macio e as lascas desfazem-se na boca. Claro que importa muito a qualidade do bacalhau e do azeite utilizado… Mas isso é como as restantes coisas na culinária: com bons ingredientes qualquer um é um bom cozinheiro!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 lombos de bacalhau previamente demolhados (os postas altas)

azeite q.b.

4 dentes de alho

1 folha de louro

Preparação:

Depois de demolhado seque bem as postas de bacalhau com papel de cozinha. Coloque-as depois num tachinho pequeno, junte os dentes de alho previamente descascados e esmagados e a folha de louro.

Encha depois o tachinho com azeite até cobrir os lombos de bacalhau. Tape com papel de alumínio e leve o tachinho a lume muito brando durante cerca de 20 minutos.

O objectivo é que o bacalhau coza  muito lentamente no azeite (confite). Por isso o lume não pode estar demasiado alto para que o azeite não ferva e frite o bacalhau em vez de o cozer.

Sirva depois os lombos de bacalhau com puré de batata e regue com o azeite da cozedura. (Quanto ao restante azeite guarde-o num frasco, podendo-o depois usar para temperar ou cozinhar pratos à base de bacalhau ou para voltar a repetir o processo numa outra vez).

Bom Apetite!

20 respostas

  1. Oi Joana,
    Há algum tempo que também quero fazer esse bacalhau, ainda não consegui, mas ao ver este aumentou-me o desejo, devia estar delicioso.
    Beijo,
    Vânia

  2. Olá, a receita tem óptimo aspecto, vou experimentar, mas também vou partilhar uma receita minha de bacalhau que fica deliciosa, vai ao meu blogsugestoes.blogsopt.pt. Criei à pouco tempo, espreita se puderes, já sigo o teu blog, e gosto imenso, tem boas receitas, parabéns. Bjs 🙂

  3. Permita-me discordar com a sua afirmação: "com bons ingredientes qualquer um é um bom cozinheiro"… Pode-se ter os melhores ingredientes, mas se não se for minimamente hábil na cozinha, o mais certo é estragar o melhor dos produtos.

    1. OLá Mike,

      Eu acho que não fica diferente, deve ser a mesma coisa. Mas com o papel de alumínio diretamente por cima do bacalhau o calor fica ainda mais concentrado e garante que o bacalhau fica convenientemente coberto com o azeite.
      Apenas por isso.

      Joana

  4. Há muito tempo que andava para experimentar esta receita e finalmente foi hoje. Mas fiquei na dúvida, apesar de ter posto o tacho no bico mais pequenino e sempre no mínimo, o azeite começou a borbulhar e a fazer aquele som típico da fritura. Como é que se consegue perceber se está de facto na temperatura certa ou quente demais? O bacalhau até que ficou bom por dentro mas por fora ganhou aquela crosta amarelinha e seca típica da fritura. Se me pudesse dar umas dicas agradecia imenso.
    De qq forma, muito obrigada por partilhar esta e outras receitas tão gostosas.

  5. Boa tarde, se o bacalhau estiver congelado (depois de demolhar congelamo-lo sempre) devo deixar descongelar antes de confitar? Obrigada

    1. Diana,

      Sim, deve sempre deixar descongelar o bacalhau antes de o confitar – ou cozinhar de qualquer outra maneira.

      Um beijinho,
      Joana

    1. Obrigada!
      Pessoalmente tenho sempre muito cuidado com o bacalhau que compro! Cá em casa gostamos de bacalhau alto e que lasque com facilidade.

      Um beijinho,
      Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *