Barras Doces de Citrinos

Esta semana começa doce. Depois de um fim de semana preenchido entre o primeiro almoço na varanda, um jantar de “Sábado a 6” delicioso e perfeito para petiscar e um domingo com um convite para almoçar na praia da tocha com amigos. Tudo à volta da mesa, da partilha e da celebração entre amigos.

Por isso a minha semana começa doce, com umas barrinhas de citrinos de que todos gostaram e que mostraram perfeitas e deliciosas!

Ingredientes:

(in Good Food, June 2012, pág. 68)

Base

250g de farinha

85g de açúcar em pó

175g de manteiga

Cobertura

2 limões

1 laranja

4 ovos

300g de açúcar (a receita pede 400g mas não necessita de tanto açúcar)

50g de farinha

açúcar em pó para polvilhar

Preparação:

Forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal e reserve.

Entretanto comece por preparar a base. No robot de cozinha misture a farinha com o açúcar em pó e a manteiga partida em pedaços e misture até obter uma espécie de areia grossa. Coloque a mistura na forma preparada e com a ajuda das mãos espalhe-a pelo tabuleiro pressionando de modo a formar uma base. leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC , cerca de 20-25 minutos até a base estar cozinhada e ligeiramente dourada.

Entretanto raspe a casca da laranja e dos limões e reserve. Esprema também o sumo dos citrinos e meça 120ml.

Numa taça misture os ovos com o açúcar e com a batedeira eletrica bata durante um minuto. Adicione depois a raspa e o sumo reservado e a farinha e volte a bater apenas para misturar.

Coloque então esta mistura sobre a base de bolacha e leve novamente ao forno (cerca de 15 minutos) até cozinhar e a cobertura ficar dourada. Retire de deixe arrefecer completamente dentro do tabuleiro.

Desenforme depois de arrefecido e polvilhe abundantemente com açúcar em pó. Corte depois em barritas ou quadrados do mesmo tamanho.

Bom Apetite!

26 respostas

  1. Que aspecto delicioso. Podia bem ser o meu pequeno almoço com um delicioso sumo de morango que eu fiz hoje.

    Adorei a receita, vou experimentar.

  2. Joana,
    as festas devem ter sido mesmo boas,pois eu nunca tinha visto "polvilhe abundantemente com papel vegetal" numa receita!!! Deu para comecar a semana a rir neste dia chuvoso no norte da Suécia!!!
    Marisia Batista Ramström

    1. Foi sem maldade Joana! Achei tão cómico que não me contive a comentar…
      Venho aqui várias vezes e já copiei bastantes receitas que tenciono experimentar!
      Parabéns pelos livros também e continuacão de muitos sucessos!!!
      Bj,
      Marisia

  3. Olá,
    Que boas barrinhas, práticas, rápidas, fáceis de fazer, perfumadas e deliciosas, adorei a receita já anotei.
    Boa semana, beijo,
    Vânia

  4. Joana, que delícia, adoro estas barrinhas. Não resisto a doces com sabores cítricos. Ficam sempre tão frescas e com cores lindas. 🙂 Beijinhos

  5. Fiz hoje, é fantástica… Não consegui fazer num tabuleiro porque o meu é muito grande, resolvi colocar numa forma redonda de fundo removível. Ficou a parecer uma tarte alta lol mas muito boa, para a próxima compro um tabuleiro novo ou faço a receita a dobrar lol

  6. Parece ser delicioso!! E talvez experimente. Mas agora fiquei com uma dúvida. Ao longo do texto diz "Coloque então esta mistura sobre a base de bolacha e leve novamente ao forno (cerca de 15 minutos" mas nos ingredientes não se refere às bolachas….pode esclarecer-me?

    1. Olá Daniela,

      A base de bolacha a que me refiro é a base da receita que já levou ao forno – que fica tipo uma "bolacha" em textura depois de cozinhada. Por cima dessa base já cozinhada é que deverá colocar a mistura de limão e levar tudo novamente ao forno para cozinhar.
      Ficou esclarecida?

      Um beijinho,
      Joana

    2. Penso que sim, então aos 3 ingredientes da base adiciono bolacha é isso? Desculpe estar a perguntar-lhe mas queria que saísse bem a receita. 😀 Até porque tem um aspeto delicioso.

      Adoro as suas receitas e já coloquei algumas em prática.

      Beijinho e Obrigada

    3. Olá Daniela,

      Mas que grande confusão que está a fazer! Não há aqui bolachas nenhumas!
      Como pode ver na receita e nos ingredientes a receita está dividida em duas partes: A base e a cobertura.
      Primeiro a Daniela faz a base – que é uma base que fica com a textura de uma bolacha, daí eu ter-lhe chamado base de bolacha, mas não há na receita bolachas em lado nenhum.
      Enquanto a base coze no forno a Daniela prepara a cobertura. Assim que a base esteja cozinhada não a tira da forma nem nada, basta verter a cobertura sobre a base já cozinhada e voltar a colocar no forno até cozinhar tudo.
      Agora já esclareci melhor?

      um beijinho,
      Joana

    4. Ahhh… Já percebi. Pois eu estava a achar estranho, não estava a fazer sentido. mas já percebi. Muito obrigada pelo esclarecimento e atenção. Desculpe alguma coisa.

      Beijinho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *