Queques de Tangerina com Amêndoa e Feira do Livro do Porto

Estes queques podiam perfeitamente fazer parte da cestinha da merenda que o Capuchinho Vermelho levava a caminho de casa da avó. Foi exatamente isso que pensei enquanto os preparava… Mas a verdadeira razão para os fazer prendeu-se com coisas mais mundanas. Três tristes e feias tangerinas na fruteira e um episódio de “Donas de Casa Desesperadas”. Na realidade tenho qualquer coisa de Bree Van De Kamp, com a mania de solucionar tudo com presentes caseiros e com o gosto pela cozinha.

E o resultado de ver a Bree com um lindo cesto de de muffins e de ter três feias tangerinas na fruteira foi este: uns queques para qualquer ocasião.

E para depois não dizerem que eu não aviso, este sábado, dia 2 de Junho, vou estar na Feira do Livro no Porto, no stand da Esfera dos Livros, a partir das 16h30. Apareçam por lá!

Ingredientes para 10 queques:

150g de manteiga

200g de farinha

125g de açúcar

2 colheres de chá de fermento em pó

3 ovos

3 tangerinas

50g de amêndoa laminada

Preparação:

Numa taça junte a manteiga amolecida juntamente com os ovos e o açúcar e misture bem. Acrescente depois a farinha, o fermento e o sumo das 3 tangerinas. Envolva bem até obter uma massa lisa.

Forre um tabuleiro de queques (ou formas individuais) com forminhas de papel frisado e divida a mistura anterior, até 2/3 de altura, pelas forminhas de papel.

Polvilhe depois com a amêndoa laminada e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos.

Retire e deixe arrefecer antes de guardar numa caixa hermética. Ideais para saborear ao lanche, ou para levar na marmita para a escola ou trabalho.

Bom Apetite!

14 respostas

  1. Olá Joana francamente que o titulo dos queques agradou-me muito, imaginei o sabor, agradou-me ainda mais, e estes ficaram convidativos a comer mais um.
    Beijo,
    Vânia

  2. Olá Joana,
    sou seguidora do seu blog e dos seus livros há já algum tempo e adoro.
    Quero dar-lhe os meus parabéns pelo seu trabalho e dizer-lhe que partilho do mesmo gosto pela cozinha, e tb sou considerada por algumas pessoas "ave rara", mas sinceramente não me importo.
    Estes queques têm um aspecto óptimo e vou experimentá-los no fim de semana.
    Bjinhos e muito obrigada por partilhar connosco as suas receitas.

  3. Planeava ir à feira no sábado de manhã. Vou tentar convencer a família a uma mudança de planos. Se o tempo o permitir, faria coincidir a visita com a tua presença!
    Babette

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *