Para não desperdiçar – Caldo de Camarão caseiro e pronto a usar

Pois cá por casa, no domingo, foi dia de preparar uns camarões para petiscar. Da receita que resolvi fazer não se aproveitavam as cabeças do camarão, e deitar fora parecia-me um verdadeiro desperdício, até porque todos sabemos que é na cabeça do camarão que se encontra a maior parte do sabor. Muitas vezes preparo apenas um simples caldo com as cabeças e as cascas que depois de coado aproveito para utilizar num arroz de peixe ou numa massa.

Desta vez resolvi inovar um bocadinho e preparar um caldo mais rico, mas dividido em pequenas doses para utilizar mais facilmente nas preparações cá de casa.

Sendo assim, coloquei numa panela as cabeças do camarão, 2 tomates partidos em pedaços, assim como 1 cebola e uma cenoura. Temperei com um pouco de sal e pimenta, vinho branco e juntei um pouco de água (não sei bem as quantidades, uma vez que foi tudo um bocado a olho!). Leve a ferver durante 20 a 30 minutos, e ao fim desse tempo triturei tudo muito bem com a varinha mágica até obter um creme espesso.

Em seguida passei a mistura por um coador com um pano fino (muselina) e deitei fora a “papa” que ficou no pano, aproveitando somente o caldo alaranjado.

Coloquei-o então a congelar em couvetes de gelo. Depois de solidificado coloquei os cubinhos num saco de congelação.

Agora na minha arca há  também caldos caseiros, em pequenas doses e prontos a usar para um arroz, uma massada, um estufado (como um caril) ou um risotto. E também deve dar para um consomé de camarão em minutos…

Aqui fica a sugestão.

9 respostas

  1. Bom aproveitamento, dá efectivamente para usar depois em vários pratos. Parece que há sempre qualquer coisa mais que se possa fazer para aproveitar o que se tem disponível, nunca estará tudo dito!

  2. Joana onde se compra esse tipo de pano? Há dias quis fazer um queijo indiano (paneer) e precisei de muselina, fui à retrosaria na zona onde moro e só me conseguiram arranjar um pano de algodão, fiz o dito queijo na mesma mas dá-me ideia que a muselina é muito mais fininha. Obrigada!

    1. Lucia,

      Deverá cozer as cabeças e as cascas se as tiver com sal e uma malagueta. Deve no entanto triturá-las na mesma e espremer para obter o máximo de sabor.

      Espero ter ajudado,
      Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *