Robalo ao Sal

Esta é uma receita que assusta muita gente e sobre a qual me fazem muitas perguntas. Cá por casa é uma das maneiras favoritas de comer peixe, fácil e simples e sem motivo para deixar alguém preocupado. Por isso, e apesar de já ter publicado uma versão de peixe ao sal há alguns anos, volto com uma receita mais ainda mais simples para que todos se sintam tentados a experimentar e a disfrutar de uma receita de peixe deliciosa. Só tem que ter atenção no momento de comprar o peixe. Para ser preparado ao sal o peixe não pode ser escamado, uma vez que são as escamas que previnem que o sal entre no peixe e este fique salgado. Digam na peixaria que é para fazer ao sal que assim o peixe é preparado convenientemente (apenas tiram astripas!).

Podem ter a certeza de que o peixe não fica salgado, mas sim perfeito, humido e suculento!

Ingredientes para 2 pessoas:

1 robalo inteiro com cerca de 700g (atenção que o peixe tem de ter as escamas e deve apenas ter-lhe sido retirada a tripa!)

1 ramo de salsa ou coentros

1 kg de sal (eventualmente poderá precisar de mais sal)

Preparação:

Coloque o ramo de salsa ou de coentros dentro da barriga do robalo.

Num tabuleiro que vá ao forno e onde o peixe caiba perfeitamente, coloque 1/3 do sal. Sobre este coloque o robalo e cubra com o restante sal de modo a que todo o peixe fique bem coberto. Aperte com as mãos para fazer aderir bem o sal.

Coloque o peixe no forno previamente aquecido a 200ºC e deixe cozinhar cerca de 35 minutos. Ao fim desse tempo retire o tabuleiro do forno e retire o sal, partindo-o se necessário. Coloque depois o robalo limpo de sal numa travessa.

Para servir basta retirar a pele, que se separa perfeitamente da “carne” do peixe. Acompanhe com batatinhas novas cozidas com pele e uma salada.

Bom Apetite!

27 respostas

  1. Realmente é uma receita muito interessante, prática, simples, embora não seja hipertensa tenho restrições ao sal, mas depois de tantos testemunhos vou testar…
    Beijo,
    Vânia

  2. Em casa dos meus pais comemos Robalo ao Sal de vez em quando, é tão bom! Fica tão macio e, ao contrário do que se possa pensar, nada salgado. Além disso é uma boa maneira de impressionar visitas!

    Beijinhos e continua o bom trabalho!

  3. Bom dia,

    Esta receita de hoje parece dedicada a mim (não podia deixar de dizer isto!).

    Adoro peixe( mau seria se não gostasse, algarvia até a medula!)mas, para além de fazer no forno com tomate, pimento, etc, costumo fazer grelhado.

    Nunca me atrevi a experimentar assim ao sal por ter receio de que fique salgado!

    Cá está a resposta adequada ás minhas dúvidas!

    Mais uma para experimentar e ser um sucesso de certeza, como têm sido todas as outras!

    Se calhar é já 6ª, em vez da sardinhita assada como estava previsto!

    E uma frutinha grelhada com iogurte natural(a receita já cá canta, também para experimentar!)

    Votos de boas receitas e um resto de excelente semana!

    Bjs.

  4. É bem bom! Nos últimos fins de semana tenho alternado o peixe no sal com o peixe no pão. São receitas simples e o resultado é excelente.

  5. Ando tentada a experiemnta se calahr vai ser desta.
    Mas após este uso do sal, vai para o lixo? Ou dá para aproveitar para alguma coisa?

    1. Vera:

      Eu deito o sal fora até porque fica todo colado e a cheirar horrivelmente a peixe. é um bocadinho de estragação, mas um quilo de sal também só custa 0,15€…

      Espero ter ajudado,
      Joana

  6. Limpamos o seu Esquentador, e deixamos com a segurança necessária de funcionamento.
    Vantagens:
    – Segurança
    – Durabilidade
    – Redução no consumo
    – Aprovação Técnica

    Setubal, Almada e Lisboa

    Não hesite em informar-se
    914568291 / 963835035
    Jorge Gourgel

  7. Só agora conheci este blog, fiquei maravilhada com a imensidão de receitas todas com um aspecto maravilhoso, dá vontade de experimentar todas! parabens pelo trabalho!

  8. Olá Joana!
    Não podia deixar de comentar esta deliciosa receita 🙂 É a minha maneira favorita de comer os "belos dos robalos" que o homem apanha nas praias da Costa Vicentina 🙂
    Apenas faço 2 alterações a esta simples e deliciosa receita, além dos coentros e/ ou salsa coloco também 2 dentes de alho picados e por cima do sal coloco um pouco de tomilho seco. Fica divinal!

    Parabéns pelas excelentes receitas que nos dão sempre uma ajuda preciosa!

  9. Olá Querida

    gostei da receita, mas…

    ita que o peixe ficou salgado como o Ó. a carne por dentro corroia-se de sal que até fermentava. Mas depois lembrei-me: não é que a minha sogra, com o fetiche de ajudar, escamou-me o peixe enquanto eu tomava banho?

    Joana, um beijão querida.

    Adelaida Vargalha

  10. Fantástico! Fiz e o meu marido gabou-se a todos que lhe ligaram depois do jantar 😉 Coloquei sumo de limão pela barriga do peixe ajudou a apurar o sabor 🙂
    Obrigada
    Bjs e boas receitas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *