Esta é a semana dos aniversários! Começou no domingo com a minha irmã, na segunda com o pequeno M., ontem com a minha cunhada D. e hoje com a minha mãe!
(Parabéns mamã! Obrigada por tudo o que me ensinas (mesmo nas coisas em que sou o contrário de ti!), pela educação que nos destes, pelo carinho constante e por estares sempre disponível. Sabes bem que gosto muito de ti.)
Com tanto aniversário, não podia faltar um bolo, neste caso o bolo que fiz para a minha irmã que tinha apenas tres especificações: que ela gostasse, ser bom e não ser seco! Claro que a primeira coisa em que pensei foi num bolo de chocolate e depois de alguma pesquisa lá encontrei o bolo que queria fazer. Mas a coisa não correu da melhor maneira. O bolo maravilhoso de 4 camadas acabou apenas com duas porque as minhas formas tem 22cm de diametro e a receita pedia com 18. Este foi o problema mais fácil de resolver – e passei de 4 para 2 camadas e assim também era mais fácil de transportar. O pior foi a cobertura que, não sei porque motivo não solidificou, e era impossível usar uma cobertura completamente líquida no bolo. Lá misturei mais algumas coisas e lá a consegui usar. No final houve elogios e a aniversariante gostou. Ainda bem. E segue a versão do bolo conforme foi preparado por mim.
Ingredientes:
(adaptado de “Olive” abril de 2011, pág. 52)
175g de farinha com fermento
3 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de café instantaneo (opcional)
175g de manteiga amolecida
175g de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
3 ovos
2 colheres de sopa de leite
100g de chocolate de culinária
Cobertura:
75g de manteiga amolecida
75g de açúcar em pó
200ml de natas
200g de chocolate de leite
Preparação:
Comece por preparar a cobertura. Leve ao lume o chocolate de leite partido em pedacinhos e as natas e deixe derreter em lume brando, mexendo bem para não queimar. Quando estiver bem derretido, desligue e deixe arrefecer um pouco. Bata então a manteiga com o açúcar em pó até obter um creme e junte depois a mistura de chocolate e natas envolvendo bem. Deixe arrefecer e solidificar antes de cobrir e rechear o bolo.
Para o bolo misture numa taça a farinha à qual deverá tirar 3 colheres de sopa (que iram ser compensadas pelo cacau em pó) com os restantes ingredientes – menos o chocolate de culinária – e misture tudo muito bem a ajuda da batedeira electrica. Entretanto derreta o chocolate de culinária e misture-a no preparado do bolo envolvendo bem. Divida a mistura por duas formas de 22cm de diamtro previamente untadas e forradas com papel vegetal (se preferiri coloque tudo na mesma forma e depois de cozinhada corte o bolo ao meio) e coloque no forno pré-aquecido a 180ºC e deixe cozinhar cerca de 20 a 25 minutos ou até estar cozido.
Retire do forno e deixe os bolos arrefecerem completamente.
Para servir coloque um dos bolos (ou uma metade) no prato de servir e recheie com metade da cobertura preparada anteriormente. Cubra com o outro bolo e com o restante creme. Poderá ainda decorar o bolo com confeites coloridos ou pequenas pérolas douradas.
Bom Apetite!
18 respostas
Mas amiga, olha que ao mesmo tempo, ficou um bolo diferente, e com muito bom aspeto….bjokitas e parabéns à Mana e à Mamã…bjokitas
Apesar dos contratempos o bolo ficou com um aspecto muito apetitoso e deve ser delicioso.
Parabéns aos aniversariantes.
http://asvezescozinheira.blogspot.pt
Oi,
Parabéns a mamãe, que seja um dia muito alegre, repleto de momentos de felicidade.
Adoro bolo de chocolate, este está certamente macio e delicioso.
Beijo,
Vânia
Parabéns à Mãe! 😉
Independentemente das aventuras todas ficou um bolo com óptimo aspecto 😀
Parabéns à mãe 🙂
chocolate é a minha perdição… parabéns à mãe.
olha, passei apenas para te dizer que acabei de publicar uma receita retirada aqui do teu blog.
beijos
Querida Risonha,
Já sabes que estás à vontade e que eu, apesar de raramente comentar vou lá sempre espreitar.
Um beijinho,
Joana
É como eu digo – o mais importante é o sabor, esmo qd o aspecto ñ ficou tão atraente cm desejaríamos. Parece bem gostoso 🙂 Bjinhos e parabéns a essas mulheres tds!
Que delícia de bolo!!
Um abraço, Fabiana.
http://sabornoprato.blogspot.com.br
Excelente receita.
O Canto da Floresta Hotel Eco Resort terá toda quarta-feita, em sua programação do mês de Julho, degustação de pão e `as sextas-feiras degustação de caldinhos.
O Hotel está situado no interior de São Paulo, entre as cidades de Amparo e Monte Alegre do Sul, vale a pena conferir e experimentar os sabores oferecidos pelo Resort.
Tem graça a sua pesquisa de bolo ideal porque o meu bolo de chocolate de camadas ideal é feito com a sua receita de bolo fofo de chocolate! Faço-o em duas formas de 20cm e fica tão direitinho que é fácil de cortar cada forma em duas partes. As camadas e cobertura também vêm de uma receita sua: mascarpone com açúcar e natas. Fica maravilhoso!!! Obrigado
Apesar dos precalços ficou um bolo muito bonito! Aposto que o sabor, esse estava todo lá.
Parabéns às aniversariantes.
Obrigada a todos os que sem me conhecerem, me expressaram votos de parabéns! Obrigada a ti também, minha filha Joana, pelos afetos e mimos que hoje e sempre me devotas. Esta mãe é uma mãe muito orgulhosa de ti, pelo que és como pessoa e pelo que tens sabido conquistar, pelo trabalho, pela dedicação aos outros e por enfrentares a vida áspera com ânimo, sem desalento,com humildade e disposta a correr, esperançosa, sempre novos desafios! Bj grande Mãe
Parabéns a Mãe,o bolo ficou muito apetitoso.
Beijinhos
Brigida e Cláudia
bem para mim ele esta mt bonito com esse creme os meus parabens para tua mae e que venham mtos mais em tua companhia bjs
Chocolate e camadas…para mim isso chega para ser uma receita maravilhosa 😀
Humm café com chocolate ao meu ver é uma combinação perfeita.Adoro os dois.
E esse bolo, quero um pedaço.Beijos.
Hummm… que bolo delícia. Adorei a foto!
Gostei muito do seu blog, ele já está lincado no meu!
Não deixe de visitar…
Abraços