Compota de Kiwi e Lima

Sempre achei que o kiwi era daqueles frutos que não daria para aproveitar para compotas. Alturas houve em que mais quantidade veio parar cá a casa, mas sempre foram consumidos ao natural, ao pequeno almoço com iogurte natural, em sumos ou batidos. E assim ia escoando aos kiwis sem deixar estragar. O ano passado, numa conversa casual lá me disseram que se podia fazer compota de kiwi e que era muito saborosa. Registei a ideia e fiquei de experimentar para ver como seria, mas nunca mais me lembrei.

Numa destas tardes deu-me para folhear um dos livros de culinária que há cá por casa e os meus olhos param nesta compota de kiwi com lima. Por acaso havia kiwis a começarem a ficar demasiado maduros e havia limas. Claro que a vontade de experimentar receitas há sempre. Portanto aqui fica a sugestão para quem tem excesso de kiwis e precisa de ideias.( E além disso pode ser já uma ideias para começar a preparar os mimos para o Natal.)

Ingredientes para  2 frascos pequenos:

(in “Delicious Gifts” Jess McCloskey, pág. 94)

10 kiwis maduros mas ainda firmes

200g de açúcar

1 lima

Preparação:

Lave os kiwis, descasque-os e corte-os em pequenos pedaços. Coloque-os num tachinho, juntamente com o açúcar e deixe ficar em lume brando até o açúcar derreter completamente.

Adicione depois a raspa da lima, assim como o sumo e a polpa (só não aproveite a parte branca). Deixe levantar fervura e deixe depois cozinhar até engrossar e formar o ponto de estrada (quando ao colocar um pouco de doce num prato e lhe passar o dedo ou a ponta de uma faca este “abrir uma estrada”).

Coloque depois a compota em frascos previamente esterilizados, feche-os e coloque.os de cabeça para baixo durante algumas horas. Guarde-os depois num sitio escuro e fresco.

Bom Apetite!

15 respostas

  1. Oi bom dia,
    Já fiz algumas receitas envolvendo kiwi com bons resultados, pelos ingredientes, proporções e foto desta receita de compota, ela não só é bonita como deliciosa, muito boa receita.
    Beijo,
    Vânia

  2. Já fiz compota de kiwi e ñ é mau, mas ñ com sumo de lima – é uma ideia 🙂 Eu cá estou sempre a pensar no Natal 😉 Bjinhos!

    1. Fiquei com a mesmo dúvida, mas do livro onde retirei a receita eram estas as quantidades indicadas, bem como o aviso que durava até dois anos. Apesar de tanto apregoar que é o açúcar que permite que a compota se conserva durante muito tempo decidi seguir a indicação da receita e arriscar. Claro que se usar frascos bem esterilizados e bem fechados também ajuda à conservação.
      Se por acaso se refere ao facto de ficar pouco doce, não, fica perfeita. doce q.b. com um travo delicioso a citrino.

      Espero ter ajudado,
      Joana

  3. No final do ano passado fiz compota de kiwi e fiquei impressionada, pois além de ficar com uma cor fabulosa é muito boa. Para a próxima faço esta receita para comparar sabores (a minha receita não leva lima).
    Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *