Porque agora não há muita vontade de fazer e comer grelhados, principalmente peixe , vão-se fazendo outras coisas. Estufados, cataplanas e peixe assado no forno têm sido as receitas mais habituais por aqui, sem grande invenção ou história. Mas entretanto o carapau teve honras de receita mais especial, regado com bom vinho tinto (que o Miguel não saiba!!) e uma receita que, apesar de parecer estranha é digna de partilhar para experimentar.
Ingredientes para duas pessoas:
2 carapaus grandes para assar/grelhar (amanhados)
1 cebola
2 folhas de louro
3 dentes de alho
200ml de vinho tinto
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
Preparação:
Corte a cebola em meias luas e esborrache os dentes de alho limpando-os depois de peles.
Num tabuleiro que vá ao forno e à mesa coloque a cebola e os dentes de alho e acrescente as folhas de louro partidas ao meio.
Junte depois os carapaus e tempere bem com sal e pimenta. Regue depois com o vinho tinto e um fio de azeite e tape bem o tabuleiro com papel de alumínio.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC e deixe cozinhar cerca de 30 minutos. Ao fim desse tempo retire o papel de alumínio e deixe alourar um pouco.
Sirva com batatinhas cozidas e couve salteada.
Bom Apetite!
4 respostas
Adorei a ideia do vinho tinto 🙂
beijinhos,
Addicted
http://cookaddiction.blogspot.pt/
Uma ideia bem diferente dos arranjar…gostei 🙂
Boa ideia, que vou levar comigo. Preciso mesmo de receitas económicas e esta é uma delas, para variar a preparação dos carapaus.
Obrigada, Joana.
Bom dia Joana,
Simples e com aspeto delicoso.
Breve vou seguir a tua sugestão
beijocas
Paula