Aos poucos os cabazes desde Natal vão tomando forma. Há kit de massas para uns, e cabazes mais tradicionais para outros. A seu tempo irei fazer as habituais bolachinhas e gomas para os mais novos. Mas há também que descobrir coisas novas para mimar a família e os amigos.
E que tal uns docinhos simples para juntar a outras coisas num cabaz, ou para dar só assim dentro de uma embalagem bonita?
Sugiro um brittle de amendoim, uma espécie de caramelo-nougat de amendoim, perfeito para servir , por exemplo, com um café.
Aqui fica a ideia (e a receita!)
Brittle de amendoim (para cerca de 400g – 2 saquinhos)
75g de açúcar amarelo
200g de açúcar
75g de golden syrup ou mel
25g de manteiga
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
150g de amendoins (torrados e salgados)
Preparação:
Comece por untar com um pouco de óleo um tabuleiro. Reserve.
Num tacho coloque os dois açúcares e o golden syrup ou mel e acrescente 75ml de água. Leve ao lume até dissolver bem o açúcar. Junte depois a manteiga e mexa bem até estar derretida.
Deixe depois a mistura ferver cerca de 8 a 10 minutos mexendo de vez em quando. (A mistura deverá deixar de ser cristalina para ser opaca.)
Retire do lume e junte os amendoins e o bicarbonato de sódio de imediato, mexendo bem. Verta depois a mistura para o tabuleiro preparado e alise com a colher de pau de modo a que fique com a mesma espessura. Deixe arrefecer completamente.
Depois de fria parta a mistura em pedaços com a ajuda de um maço de cozinha e coloque em saquinhos de celofane, latinhas ou frasquinhos. Decore a gosto e coloque uma etiqueta bonita.
(Desde que bem acondicionado num saco, frasco ou caixa bem fechado, aguenta algumas semanas em perfeitas condições)
15 respostas
Wow these looks seriously amazing, I’m drooling all over the screen here, I have to tray this receipt ASAP, I bet it taste as good at it looks, it doesn’t seem so complicated to prepare, I will give it a tray! Your have a lovely blog by the way and I am a new follower! Hope you will like my blog and follow back!
Pop Culture&Fashion Magic
Parece-me fantástico! Obrigada!
Hummm, adorei!!
Beijos!!♥
Tem um aspecto …!!! 🙂
Mais uma bela ideia 🙂
O seu fudge de chocolate este ano tem sido um sucesso….este também deve ser!!!
Tb comprei fitinhas iguais às suas 😉 Bem giras!!!
Bjs
Onde se compram?
Bjs e obrigado!
Joana, adorei a sugestão e é mais uma ideia a colocar em prática 🙂 Logo vejo se tenho tempo (e espaço) p oferecer nos cabazes, ou simplesmente para provarmos cá por casa e oferecer no próximo ano 🙂 Ideias saborosas, venham elas sempre 🙂 Thanks again! Bjinhos.
Que excelente sugestão para as prendinhas de Natal! Adorei a ideia e vou concerteza por em prática!
Beijinho doce 🙂
Obrigada por esta bela sugestão 🙂
Olá!
Desde já muitos parabéns pelo blog…
Só há pouco tempo o descobri e já tirei imensas ideias!
Estava a pensar fazer uns mini-cabazes com saquinhos de bolachas e biscoitos, e para isso precisava de comprar estes saquinhos básicos transparentes.
Onde se encontram?
Obrigado
Joana
Ola! Adorei a sugestãõ e tentei po-la em pratica mas n correu bem! Nao endureceu. n sei o que não fiz bem… o sabor é optimo mas infelizmente correu mal… beijinhos
Joana, fiz o britle de amendoim mas nunca mais solidifica, ou melhor, solidifica mas quando o corto e junto num saquinho, volta a juntar-se… onde devo ter errado? no óleo do tabuleiro?
Ficou mais fino q este da foto… mas bonito… só tem o problema de não se manter… 🙁
Snif, snif…estou triste,fiz o brittle de amendoim, mas não solidifica!!!!
Para quem está com dificuldades no brittle de amendoim.
Se não está a solidificar é porque precisa de um pouco mais de tempo a ferver do que os 10 minutos recomendados ou porque provavelmente estão a deixar o açúcar ferver um lume muito brando e não em lume forte.
Se não solidifica não há nada a fazer. Tem mesmo de ficar um caramelo completamente duro e rijo. E não vale voltar a colocar na panela que não resulta!
Espero ter ajudado.
(E desculpem a resposta pouco personalizada, mas a falta de tempo é uma coisa terrível!)
Um beijinho,
Joana
Adorei esta receita, fiz para oferecer nos cabazes e fiz para ter na mesa de Natal, após a publicação das fotos pediram-me a receita, tomei a liberdade de a publicar no blog não deixando de referir a sua origem!!! Espero que não se importe e mais uma vez um obrigado pela partilha destas ideias magnificas!