Quarto Renovado (DIY)

Quando há uns tempos por aqui mostrei a versatilidade de uma estante, e de como esta podia também servir para “cabeceira” de cama, não vos contei a história toda.

Quando a estante foi colocada no quarto, depois de ser recambiada do escritório e do hall de entrada, havia algo mais em mente para ela. Um projeto/ideia de decoração que, por falta de tempo do homem da bricolage – o Miguel – foi sendo adiado.

Entretanto a estante foi sendo a nossa “cabeceira” de cama sem nos incomodar. Como não vemos televisão no quarto (nem sequer lá temos televisão) não necessitávamos de um sítio para nos recostar, nem mesmo quando leio, uma vez que leio deitada na cama. Como felizmente não sofremos de alergias, dormir com livros ao pé nunca nos atrapalhou, e também nunca nenhum livro miraculosamente caiu da estante (que tem até bastante profundidade) para nos atacar durante o sono. E ,principalmente, como eu até nem desgostava da solução temporária, a estante foi ficando.

Entretanto lá concluímos o projeto inicial, e a estante lá continua no quarto, Continua a fazer parte da nossa nova cabeceira de cama e, ao mesmo tempo dá-nos uma biblioteca escondida e a ideia de uma “passagem secreta” no quarto que muito entusiasmou a minha sobrinha de 7 anos.

O projeto foi relativamente simples de colocar em prática, não demorou mais de 3 horas e custou cerca de 75€ (entre as placas de madeira de balsa, os pregos, o papel de parede, a cola e os utensilios para a sua aplcação!)

Como temos um quarto com bastante profundidade foi-nos possível afastar a estante da parede e deixar uma passagem com cerca de 60cm de largura entre a parede do fundo do quarto e a estante. Depois o fundo da estante foi “forrado” com placas de madeira de balsa (que é fina e leve) que foram pregadas à estante. O que nos deixou uma semi-parede falsa a tapar a estante do lado que é agora a cabeceira da cama, com acesso à estante através da passagem que deixamos entre a parede e a estante e à qual acedemos pelas laterais do quarto.

Depois forramos o que agora é a nova cabeceira da cama e que, na realidade, é o fundo da estante tapado com madeira, com papel de parede.

Ficámos assim com o quarto renovado e criámos uma biblioteca escondida. Claro que ajuda ter um quarto com cerca de 18m2.

Uma ideia de renovação para este início de ano. Simples de colocar em prática e até relativamente económica para que a nossa casa não deixe de ser um espaço onde estamos confortáveis, somos felizes e que se possa ir adaptando às nossas necessidades e gostos.

30 respostas

  1. FICOU SIMPLESMENTE LINDÍSSIMO. PARABÉNS.

    GOSTARIA DE DEIXAR UM SUGESTÃO PARA O BLOG,SE TIRASSE ESSES CARATER PARA COMENTÁRIO,TORNARIA MAIS SIMPLES COMENTAR.
    ABRAÇO.
    exclusividadeebeleza.blogspot.com/

  2. Adorei é uma ideia gira e original e prova mais uma vez que as casas podem ser decoradas com material Ikea e não ficarem todas iguais :O)

  3. Gostei imenso do resultado e da ideia. Adoro a ideia dessa passagem secreta onde se encontram livros que são uma das minhas paixões.

  4. Adorei a ideia e adoro a capa do edredon! Se não é indescrição, onde a compraste?
    Beijinhos, bom ano e parabéns pelas fantásticas ideias 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *