Um lanche (há já algum tempo!) em casa de uns amigos tinha esta linda e deliciosa “tarte” como centro das atenções. Estava deliciosa e foi o acompanhamento perfeito para umas chávenas de chá e muita conversa. Como achei a tarte tão bonita e deliciosa, pedi a receita – porque sou uma descarada e peço receitas a toda a gente. A receita foi-me dada com um sorriso malandro de quem acha que eu teria algumas dificuldades a conseguir prepará-la. Não tive dificuldades, apenas de “traduzir”” a receita e usar outro equipamento!
Ingredientes:
(in livro base Bimby)
6 maçãs
1 limão
1 ovo inteiro + 2 gemas
150g de açúcar
100g de manteiga
2 colheres de sopa de vinho do Porto
170g de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó
Preparação:
Descasque as maçãs, corte-as em quartos e de seguida lamine-as sem chegar até baixo. Regue com o sumo de limão e reserve.
A seguir bata as gemas e o ovo com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada (poderá bater com a batedeira), acrescente a manteiga amolecida e o vinho do porto e continue a bater até obter uma mistura homogénea. Incorpore agora a farinha e o fermento envolvendo bem.
Coloque a mistura numa forma de mola e por cima desta coloque os quartos de maçã com a parte laminada virada para cima.
Leve ao forno pré aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos.
Desenforme depois de fria e polvilhe com açúcar em pó.
Bom Apetite!
19 respostas
Ficou linda amiga, belo lanchinho…bjs
eu tenho a bimby e nunca fiz mas já provei e é fantástica e também acho que não é por ter bimby que não se fazem as receitas porque são perfeitamente adaptaveis a sua tarte ficou magnifica beijinhos grandes
Bom dia! Ficou uma tarte linda! Adoro tudo o que leva maçã! Deve ter ficado deliciosa!
Bjs
Paula
Ficou muito bonita a tarte. Penso que já fiz uma muito parecida.
beijinhos
Fica linda essa tarte!
beijinhos
Que linda tarte!
Joana, qual o diâmetro da forma que usou?
Obrigada.
Linda e saborosa 🙂
Bem apetecível essa tarte 🙂 Bjinhos.
Uma tarte com um aspecto irresistível! E, sem dúvida, muito saborosa!
Que óptimo aspecto! E agora a receita para a Bimby, já que a tenho há pouco tempo e estou a tentar dar-lhe muito uso? Beijinhos
Está no livro base, que deve ter.
Vou ver. Obrigada!
Fingida porquê?? Porque só o aspecto se assemelha à tarte de natas, o sabor é um pouco mais suave (na minha opinião) e a base foi feita …
Que aspecto fantástico!!!
beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/
A receita está no livro base da Bimby!!!
Caro anónimo,
Se ler a receita corretamente, verá que, mesmo antes da lista de ingredientes esta confirmada essa indicação – não tenho por habito tomar para mim o que não é meu! Além disso, o texto inicial serve para "esclarecer" esse ponto.
Partilhando aqui no blogue a receita,quem não tem bimby poderá também fazer esta tarte que fica bastante saborosa e muito bonita!
E partilhar receitas sempre foi o objetivo principal do blogue, sejam as receitas "originais" ou retiradas de livros e revistas e onde é SEMPRE referida a fonte.
Joana
Hummm, parece deliciosa, acho que vou experimentar..hoje ao almoço fiz estreia do novo livro e experimentei as tostas abertas de atum para acompanhar uma sopa, substitui o pão e fiz com um integral e com sementes e antes de pôr o queijo, levou umas folhinhas de rúcula, ficaram optimas, e super rápido!! obrigada
que tarte maravilhosa… agora já comia uma fatiazinha.. 😉
beijinhos
Muito bonita e deve estar uma delícia!