Estufado de Carne de Vaca com Tomate e Cogumelos

Faz hoje 7 anos. A nossa família e os nossos amigos à nossa espera. O meu pai com o ramo ao atravessarmos o pátio da universidade. Eram 15h15. Uma cerimónia linda com o nosso Pe João. No final, chovia a potes. O marco à porta da capela de S. Miguel ainda tem a moça feita pelo nosso amigo Tiago, ao fazer marcha atrás sem conseguir ver absolutamente nada por causa da chuva. A chuva amainou para nos deixar entrar no nosso sítio, assim como aos nossos convidados. Apesar da chuva o ambiente lá dentro era quase mágico com as velas e as flores e todos nós, o que dava um toque encantador ao espaço secular. A comida estava ótima e ainda hoje me lembro do folhado de queijo da serra com frutos secos e redução de vinho do porto, e da fantástica sopa de morangos. O chefe de sala a confessar que em 25 anos de serviço nunca tinha estado num casamento assim. O Zé a fazer de DJ e a passar duas vezes a música “Ó Joana” do Marco Paulo. E tudo aquilo que não se pode contar aqui… 7 anos de casamento que parecem 70, porque sinto que te conheço desde sempre, que fazes parte de mim desde sempre, que somos um do outro desde sempre. E para sempre.

Ingredientes para 2 pessoas:

300g de carne de vaca em cubinhos

2 tomates maduros

1 colher de sobremesa de farinha de trigo

1 cebola

2 dentes de alho

1 folha de louro

100g de cogumelos laminados

2 colheres de polpa de tomate

75ml de vinho branco

Sal e pimenta q.b.

1 malagueta seca

2 colheres de sopa de azeite

Preparação:

Pique metade da cebola assim como os dentes de alho e leve a refogar num tacho juntamente com o azeite. Polvilhe a carne de vaca com a farinha e envolva-a bem.

Assim que a cebola começar a alourar acrescente a carne de vaca e deixe corar bem de todos os lados.

Entretanto corte o tomate em cubos, e corte também grosseiramente a restante cebola. Acrescente-os ao refogado de carne juntamente com os cogumelos, o louro, a polpa de tomate e o vinho branco. Mexa bem e tempere com o sal, a pimenta e a malagueta seca. Deixe cozinhar cerca de 1 hora em lume brando até a carne estar macia, os legumes quase desfeitos e o molho grosso e apurado.

Sirva com puré de batata e grelos cozidos.

Bom Apetite!

16 respostas

  1. E pronto!… Lá tinha que me emocionar… Lindo, Joana! Parabéns aos dois! Por hoje, por tudo e para sempre!!

    Eu e o meu marido também casámos na capela de S. Miguel. Foi o Padre Amílcar 🙂

    A receita é ótima! Será num sucesso cá em casa!

  2. Como há 7 anos,há emoção,alegria,esperança…No meu coração de mãe o maior de todos, conforta-me saber que estão no caminho que esperaram encontrar, com alguns escolhos(muitos!) é certo, mas juntos,unidos, fortes,receosos às vezes, mas conscientes de que a esperança, o futuro, também se alcança com ânimo, perseverança, trabalho, com "tropeçar" e começar de novo e nunca desistindo dos sonhos! Num país desesperançado e amarrotado, que belo exemplo de dois jovens que não desistem e se afirmam pelos valores que nos tornam melhores pessoas! Um beijo da mãe

    1. "valores que nos tornam melhores pessoas" são ensinados, em primeira instância, pelas Mães e pelos Pais! Por isso, parabéns também Mãe e Pai da Joana e Mãe e Pai do Miguel!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *