Pão de Ló Molhadinho à moda de Ovar com Fios de Ovos

Com a Páscoa à porta, é mais do que tempo do que pensar na ementa, nas sobremesas, na mesa e na família que vamos receber. Este ano a minha Páscoa tem a particularidade de calhar no dia de anos da avó Cila, portanto a comemoração será a dobrar!

Sabem todos o que vão cozinhar? Desde o início da semana que tenho deixado simples sugestões de entradas que se podem fazer com alguma antecedência, e estarem depois prontas na mesa para receber os convidados – as pitas com salmão fumado, as tostinha de cavala, tomate e manjericão e os folhadinhos de brie e espargos verdes. Depois, e como nesse aspeto sou pelo mais tradicional, que tal um borreguinho ou cabrito assado. E, para terminar, um fantástico pão de ló à moda de Ovar, com uns fios de ovos a decorar e a acompanhar.

Boa Páscoa!

Ingredientes:

13 gemas

1,5 claras (é difícil dividir uma clara a meio, mas faça mais ou menos a olho…)

200g de açúcar

sal

60g de farinha de trigo

150g de fios de ovos para decorar

Preparação:

Forre uma forma lisa de 22cm de diâmetro com papel branco grosso ou papel vegetal , cortado em circunferência com mais 15cm que o fundo da forma, de modo a que o papel ultrapasse as bordas da forma 5 a 6 cm. Forme no papel 5 ou 6 pregas para este se adaptar à forma.

Deite as gemas e as claras numa tigela de loiça, juntamente com o açúcar e uma pitada de sal, e bata com a batedeira elétrica, cerca de 10 minutos. Terminado este tempo, a mistura deverá estar esbranquiçada e aproximadamente com o dobro do volume. Incorpore-lhes cuidadosamente a farinha peneirada envolvendo-a na massa, mas sem bater, apenas envolvendo cuidadosamente.

Deite esta massa na forma forrada e leve a cozer em forno moderado (180ºC) durante 20 a 25 minutos. Se o pão-de-ló começar a ganhar muita cor, tape-o com papel de alumínio.

Está pronto quando começar a ficar louro e crescido, embora depois abata. É mesmo assim.

Depois de frio e antes de servir decore-o com fios de ovos

Bom Apetite!

13 respostas

  1. Sempre inspirações adequadas às estações ou datas festivas.
    Desejo-te uma Páscoa doce e feliz. Cheia de coisas boas.
    Babette

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *