Sugestões para a Páscoa 2013

A Páscoa está à porta e é mais do que altura de por a mão na massa e preparar os folares para dar aos afilhados, e de preparar outros mimos e decorações associadas à época.

Nos último anos, tenho feito sempre os folares segundo a receita da minha avó Celeste, e outros mimos como os cupcakes do ano passado, ou ovos de salame e umas bolachinhas em forma de coelhinhos para oferecer.  E até trufas, bombons e amêndoas torradas já saíram da cozinha para dar aos compadres, afilhados e família.

Na minha mesa não faltam as receitas tradicionais de cabrito ou borrego assado e de um delicioso pão de ló molhadinho, tudo sugestões que podem encontrar neste blogue ou no As Minhas Receitas.

Para a decoração da casa e outras ideias, aqui ficam algumas sugestões:

– Faça uma “árvore de Páscoa”. Normalmente aproveito alguns ramos e galhos que coloco numa jarra e decoro com ovinhos de Páscoa pintados. Para isso faço um pequeno furo , com a ajuda de uma agulha. Nas extremidades do ovo e sopro com força para sair a clara e a gema (que depois são aproveitadas para cozinhar). Depois de deixar secar bem os ovos, pinto-os com as cores e os motivos da minha preferência, coloco um fio, e penduro-os nos galhos para formar a árvore.

– Outra decoração que gosto de usar, são as velas que se encontram à venda com a forma de ovos. São sempre bonitas para colocar na mesa, juntamente com flores que nos fazem lembrar a primavera.

– Com cartolina recorto desenhos de coelhinhos, galinhas e até sinos e faço pequenos marcadores de lugar.

– Como faço sempre pequenos cabazes para oferecer na Páscoa, aproveito as decorações de cartolina de coelhos ou galinhas para fazer etiquetas com os nomes dos afilhados ou amigos ou faço pequenas caixas que depois decoro com esses motivos.

– Os folares de Páscoa são sempre devidamente embrulhados em papel de seda ou celofane e são depois distribuídos pela família e amigos.

– Outra coisa que costumo oferecer nesta altura, e que também serve para colocar na mesa como mimo aos convidados, são pequenos ovinhos de chocolate, feitos com receita de salame de chocolate e que são depois embrulhados em papel seda.

– Poderá ainda fazer-se bombons de chocolate, bastando para isso derreter no microondas ou em banho Maria chocolate de boa qualidade e encher depois moldes próprios para bombons. Depois de solidificados encho pequenos saquinhos de celofane, fecho com um laço bonito e ofereço com os votos de uma Santa Páscoa.

– Para um bolo festivo dedicado ao tema o ideal é fazer um “ninho” como decoração. Basta fazer o seu bolo favorito e fazer ao centro do bolo um ninho com fios de ovos. Decore depois com ovinhos de chocolate de compra, ou com um coelho ou galinhas de chocolate. Poderá fazer também o mesmo em cupcakes invididuais (queques) e colocar cada um no local de cada convidado com o respetivo nome.

14 respostas

  1. Joana, como sempre excelentes ideias para fazer uns miminhos e oferecermos àquelas pessoas que são especiais para nós. Quero dar-te os parabéns pelo teu último livro que tal como os outros é uma maravilha e basta darmos uma vista de olhos ficamos viciadas… No Natal e Aniversários das minhas primas e sobrinhas foi o que lhes ofereci e que elas, também, adoraram… Beijocas fofas e uma Santa Páscoa

  2. Vou experimentar o Folar amanhã… a vêr se sai bem… Hoje fiz a sua primeira receita esparguete com ameijoas estava optimo!Vou repetir…

  3. Na minha família já não se usa a tradição de oferecer o folar propriamente dito aos afilhados. Não deixa de ser uma pena.
    Seja folar ou outra coisa feita por nós próprios e com carinho, tem sempre outro significado.
    Gostei da cor dos teus folares, Joana!

  4. Infelizmente, ñ tenho o mesmo entusiasmo pela época pascal como tenho na época natalícia, mas ñ deixo de fazer algumas coisinhas a pensar nesta altura (no ano passado fiz os teus ovos de salame). Porém, ñ deixa de faltar os ovinhos de chocolate e o típico folar com ovos e tb um ou outro doce a completar a mesa (a ver se faço uns ninhos e umas amêndoas caramelizadas tb)! Além disso, este ano, com o tempo q se tem feito sentir, confesso q ando com pouca vontade de fazer grande coisa… Mas thanks pelas sugestões, nem q seja p colocar em prática nos anos vindouros 🙂 Bjinhos e uma páscoa mt feliz e doce!

  5. Adorei as sugestões!!
    Em relação ao salame, a manteiga é derretida ou apenas à temperatura ambiente? Amassa com as mãos ou na batedeira?

    Boa Páscoa!

    1. Como já fiz salame, tomo a liberdade de te responder (Joana, hope you don't mind!): eu costumo usar a manteiga ligeiramente amolecida e amasso tudo à mão 🙂 Bjinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *