Bolachinhas de Prata

Eu avisei que tinha imensas claras congeladas aqui por casa! E apesar de as estar a usar quase que massivamente, ainda tenho umas 4 caixinhas no congelador.

Desta vez umas bolachinhas perfeitas para servir com o café, ou para complementar um pequeno lanchinho a meio da tarde ou da manhã.

O resultado final é muito semelhante às famosas línguas de veado, e é mais uma forma inteligente de usar as claras que sobram de outras preparações culinárias.

Quem sabe uma receita para preparar no feriado de amanhã!

Ingredientes para muitas bolachinhas:

(adaptado de “Boas Festas com a Bimby”, página 37)

7 claras de ovo

½ colher de chá de sumo de limão

250g de açúcar

120g de manteiga à temperatura ambiente

180g de farinha

Preparação:

Bata as claras em castelo juntamente com o sumo de limão até ficarem bem firmes. Reserve.

Entretanto bata (pode ser com a batedeira elétrica ou pode colocar num vulgar robot de cozinha) o açúcar, a manteiga e a farinha. Aos poucos e poucos vá misturando as claras previamente batidas em castelo até obter uma massa lisa e líquida.

Forre tabuleiros com papel vegetal e, coloque para formar cada bolacha, 1 colher de chá de massa espalhando depois a massa em forma de círculo. Deixe algum espaço entre as bolachinhas, apesar de estas não crescerem quase nada.

Leve depois os tabuleiros ao forno previamente aquecido a 200ºC cerca de 8 minutos ou até as bolachinhas começarem a ficar douradas. Repita até esgotar os ingredientes.

Retire as bolachas do papel vegetal quando estas estão ainda mornas e deixe-as arrefecer completamente antes de as guardar num recipiente hermético!

Bom Apetite!

16 respostas

  1. Esta receita vem mesmo a calhar! Tenho imensas claras para utilizar e ando com vontade de fazer umas bolachinhas caseiras há imenso tempo! Em cheio! 🙂

  2. Já tinha visto as ditas no facebook e fiquei à espera da receita para gastar as claras que também tenho congeladas…
    Obrigada, Joana, beijinhos!

  3. Que bolachas lindas, eu já fiz aproveitamento de claras em bolos, mas em bolachas, não… Tenho de experimentar. beijocas

  4. Uma óptima sugestão! Só ainda ñ tenho assim tantas claras, mas assim q tiver algumas, posso adaptar a esta receita e fazer em menor quantidade 🙂 Bjinhos e um óptimo feriado!

  5. Olá
    Estas bolachas têm um ótimo aspeto!
    No entanto gostaria de saber se existem receitas de bolachas que não levem manteiga.
    Podem indicar-me pelo menos uma receita?
    Obrigada
    Anabela

  6. Olá! Não sabia que se podia congelar claras… nunca o fiz e na maior parte das vezes as claras vão para o lixo… 🙁 como faço? basta colocar numa caixa no congelador?
    Obrigada!
    Inês

  7. Olá Joana!
    Está um Domingo chuvoso, quase como se fosse Outono. Tinha uns quantos saquinhos de claras e já está! Deu para 5 tabuleiros de bolachinhas, no último misturei cacau à massa. A última fornada está a arrefecer.
    Obrigada por mais uma receita, as tuas nunca falham!

    1. Margarida,

      Esta receita rende imenso e é mesmo boa para dar uso às claras em excesso.
      Ainda bem que gostou. Quanto ao mérito da receita não é meu, foi adaptada de um livro da Bimby, mas não é por isso que não deixa de ser testada, adaptada e uma partilha a fazer com todos.
      Um beijinho,
      Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *