Carne de Porco Caramelizada à Chinesa

A ementa pedida tinha que ser exótica e picante. E para mim não podia ser demasiado elaborada, porque já não consigo estar muitas horas a cozinhar. Se a entrada – os mexilhões que partilhei ontem – foi fácil de decidir, com o prato principal penei um bocadinho, mas salvou-me a minha querida Donna Hay. Sendo assim, passamos de uma entrada de inspiração tailandesa para a culinária chinesa, numa versão de carne de porco picante q.b. e muito aromática e exótica. Daquelas receitas que é mesmo colocar tudo num tacho e deixar cozinhar….

Ingredientes para 4 pessoas:

(adaptado de “Simple Dinners” – Donna Hay, pág. 124)

1 colher de sopa de óleo vegetal

1kg de rojões de porco cortado em cubos pequenos (convém que a carne tenha alguma gordura, mas não em demasia)

3 dentes de alho

3 malaguetas vermelhas tipo chilli

4 pedaços de casca de laranja

2 colheres de sopa de gengibre ralado

375ml de vinho do porto (Ou se encontrarem à venda vinho para cozinhar chinês – Shaoxing)

60ml de molho de soja

300ml de caldo de frango (usei caseiro)

60g de açúcar amarelo

Preparação:

Num tacho grande aqueça o óleo e adicione a carne de porco. Vá mexendo bem, de modo a dourar a carne de ambos os lados, cerca de 5 a 7 minutos. Retire a carne do tacho e reserve.

Junte agora ao tacho o alho picado, o gengibre ralado, as malaguetas sem sementes e cortadas em juliana fininha, a casca de laranja, o vinho do Porto (ou o chinês) o caldo de frango, o molho de soja e o açúcar. Mexa bem e deixe levantar fervura.

Coloque novamente a carne de porco no tacho, tape, reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar lentamente, cerca de 1 hora ou até a carne estar muito macia.

Sirva a carne com o molho que entretanto se formou e caramelizou (se no fim da cozedura o molho ainda estiver muito líquido, destape, aumente o lume e deixe ferver um pouco de modo a ficar com uma consistência mais escura e xaroposa, mas cuidados para não agarrar), arroz thai jasmim cozido e brócolo ou uma salada verde.

Bom Apetite!

4 respostas

  1. Olá, passar tempo dimais na cozinha não traz tanto prazer quanto saboreá-la à mesa.É sempre bom ter opções mais rápidas e praticas.Esta carne parece deliciosa.Beijos.

  2. é por causa de receitas destas e da dedicação da cozinheira que mesmo de barriga grande não deixa de preparar um verdadeiro banquete exótico que este blogue NUNCA deve fechar. beijinho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *