Móvel Escritório – DIY

Acho que já vos contei isto, mas há já algum tempo (2 ou 3 anos) decidimos desfazermo-nos do escritório que tínhamos montado no outro quarto da nossa casa. No nosso caso não fazia sentido. O Miguel quando está em casa nunca trabalha no escritório – simplesmente abre o computador portátil na mesa da sala. Eu nunca trabalhei no escritório: na cozinha muitas vezes, na varanda quando o tempo permite, no meu café de sempre ou no sofá….

No início ainda tínhamos um computador que fixo que poderia justificar tal coisa, mas com a massificação dos portáteis, das redes sem fios… deixou de fazer qualquer sentido.

Havia uma enorme secretária que ninguém utilizava, estante metálica à vista cheias de dossiers que raramente abríamos, uma estante com livros. O computador fixo que praticamente não utilizávamos encontrou uma nova casa, bem como todos os outros móveis e deixamos para trás uma divisão que servia mais para acumular tralha do que para o efeito que foi criada.

Decidimos então criar uma pequena sala/quarto de hóspedes e até sala de costura, porque acabei por colocar ali a máquina de costura.

Mas havia sempre “coisas “ de escritório que precisávamos de arrumar. A impressora, os routers, o disco externo, as papeladas, os dossiers com documentação importante. O armário de parede tinha (e tem) roupa e outras coisas, não havia espaço para isso, para além do problema das tomadas…

A solução foi comprar um pequeno armário (mais uma vez IKEA – eu já vos disse que adoro o IKEA?) e adapta-lo a armário-escritório. Colocamos mais prateleiras, reforçamos o armário por causa do peso, abrimos um pequeno buraco na parte traseira para passarem os cabos da multifunções e afins e lá conseguimos o nosso pequeno armário-escritório que serve as nossas necessidades sem ser preciso uma divisão para isso.

Assim, pudemos adaptar o espaço sem o conceito de escritório, mas com a funcionalidade de que realmente precisávamos. Deu-nos um certo jeito agora, quando precisamos de usar o quarto para fazer o quarto do Zé Maria. A divisão era pouco mais do que uma “tábua branca” pronta a servir o melhor propósito de todos.

E o nosso armário-escritório continua a surpreender todos o que o abrem… Principalmente agora que o julgam cheio de roupa de bebé!

14 respostas

  1. Uma ótima ideia 🙂
    Acho que um dia vou ter que fazer o mesmo e assim posso ter um quarto de hóspedes ou um quarto de brincar!

  2. O problema é comum a todos os que conheço: ninguém trabalha no escritório de casa, porém, todos precisam de algum espaço para arrumar dossiers e restante material. Aqui em casa recorri à mesma solução – precisamente esse modelo de móvel, da mesma loja. É funcional e desbloqueou um espaço que ninguém usava!

  3. Adoro a ideia, é o ideal cá para casa. Eu estive à procura no site do Ikea mas não encontrei o armário, pode me indicar o link s.f.f. Obrigado fantástico quarto, super fofinho. E próximo livro, já tenho os dois primeiros muitos sozinhos na minha cozinha. :p

  4. Gostei bastante da ideia! Cabe em qualquer lugar e o fato de poder fechar as portas, deixa tudo mais organizado!

    Conheci seu blog hoje e já gostei! =)

  5. Gostei muito da ideia! Desde que tive a minha filha e deixei de ter escritório que ando à procura de uma solução assim prática e "condensada" para fazer de escritório lá em casa… mas gostava que ainda tivesse mais uma aptidão, que desse para sair uma prateleira e nos sentarmos ao computador para pequenos trabalhos!…

  6. Eu ando à procura de um despenseiro para a marquise, e acho que também faria na perfeição essa função.
    O que acham?
    Eu tenho um destes no quarto das minhas filhas, e acho-o bem soft e com arrumação suficiente!

    Onde será que posso mandar fazer mais prateleiras? No IKEA?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *