Bolo de Laranja com Calda de Especiarias

Não sei como é com vocês, mas este tempo chuvoso e cinzento, que como sabem eu gosto, só me dá vontade de ir para a cozinha. De tratar de compotas e marmelada, de fazer carne assada, de bolos e bolachas… E eu, que andei quase toda a gravidez sem vontade e sem poder comer bolos e bolachas, agora, só me apetece fazer bolos atrás de bolos e comê-los ao lanche com chá.

Entretanto descobri uma receita que me encheu as medidas. Com laranja, amêndoa e uma calda de especiarias. Tudo o que um bolo feito num dia cinzento e de chuva deve ter.

Ingredientes:

(adaptado de revista “Olive” Novembro de 2013, pág. 42)

Bolo:

2 laranjas

200g de manteiga

200g de açúcar

3 ovos

150g de farinha

2 colheres de chá de fermento

½ colher de chá de canela

125g de amêndoas picadas

Calda:

2 laranjas

½ limão

125g de açúcar

1 pau de canela

6 vagens de cardamomo

Preparação:

Comece pelo bolo. Lave bem as laranjas e coloque-as inteiras numa panela cobertas com água. Deixe cozinhar cerca de 1 hora até as laranjas estarem cozidas. Retire da água e deixe arrefecer.

Corte as laranjas em pedaços, retire os caroços e coloque-as no robot de cozinha triturando-as até obter uma pasta.

Bata depois o açúcar com a manteiga – com a ajuda de uma batedeira elétrica – até a mistura ficar esbranquiçada. Adicione depois os ovos, um a um, mexendo bem depois de cada adição. Acrescente agora a farinha, o fermento, a canela e a amêndoa picada. Misture bem.

Finalmente acrescente a “pasta” das laranjas, volte a mexer incorporando bem e coloque a mistura numa forma de bolo inglês previamente untada e forrada de papel vegetal.

Leve ao forno previamente aquecido a 160ºC e deixe cozinhar entre 1 a 1 hora e meia.

Retire depois o bolo do forno e espere 10 minutos antes de o desenformar.

Para preparar a calda retire cuidadosamente a casca às laranjas – apenas o vidrado, sem a parte branca – e corte-a em juliana fininha.

Depois esprema o sumo das laranjas e do limão e coloque-os num tachinho juntamente com o açúcar, o pau de canela, as vagens de cardamomo esmagadas e duas colheres de sopa de água. Leve ao lume e deixe ferver até a calda reduzir para metade e parecer um xarope. Retire o pau de canela e as vagens de cardamomo e acrescente as casquinhas de laranja deixando ferver mais um minuto. Deixe depois arrefecer.

Verta depois a calda com as casquinhas de laranja sobre o bolo, deixando-o embeber a calda.

Bom Apetite!

14 respostas

  1. Ao contrário da maior parte das pessoas que conheço, eu adoro este tempo! E também é nesta altura que mais gosto de estar na cozinha a fazer bolos…o bolo que nos traz hoje tem um óptimo aspecto e deve saber melhor ainda. Vou experimentar num próximo fim de semana de chuva.
    Raquel

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *