Dezembro aproxima-se a passos largos. As prendas de natal estão quase todas compradas. Os cabazes bem planeados e pensados. Há papel de embrulho ao canto da sala e já fui desencantar o meu adorado cd de natal – o do meu querido Michael Bublé a cantar canções de natal é um “must have” cá em casa. Toca tantas vezes em modo “repeat” que o Miguel até fica farto do homem… Começou a contagem decrescente para o melhor mês do ano, para o meu mês favorito, para o natal. O que será um dos melhores natais de sempre, porque será o primeiro com o Zé Maria. O primeiro natal do meu amor pequenino. Pois é claro que este ano tudo terá um sabor diferente… Do fim de semana – que foi atarefado e ocupado – já muito se pensou em Natal.
Mas hoje há uma receita que nada tem a ver com o natal. Porque além do natal, adoro comida asiática. Desta vez, um clássico da comida chinesa numa versão homemade que nada fica atrás da versão dos restaurantes.
Ingredientes para 2 pessoas:
(adaptado de “Ching´s Everyday Easy Chinese” – Ching-He Huang, página 108)
1 ovo
1 colher de sopa de Maisena
350g de lombinho de porco partido em cubinhos pequenos
Sal e pimenta q.b.
Óleo q.b.
1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
1 pimento verde partido em cubos
1 lata pequena de ananás de conserva
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de vinagre de cidra ou de arroz
½ colher de chá de açúcar amarelo
1 colher de chá de Maisena mistura com 1 colher de sopa de água
Preparação:
Misture o ovo previamente batido com a colher de sopa de Maisena numa taça grande. Junte a carne de porco e tempere com um pouco de sal e pimenta.
Leve uma frigideira ao lume com cerca de 200ml de óleo e deixe aquecer. Frite a carne de porco – que está envolvida numa ligeira polme – durante uns minutos até ficar dourada. Retire e deixe escorrer sobre papel absorvente.
Escorra todo o óleo da frigideira, deixando apenas ficar o equivalente a uma colher de sopa. Deixe aquecer e junte o gengibre ralado e o pimento em cubos e vá mexendo para que não queime. Cozinhe assim esta mistura dois minutos e acrescente depois o ananás previamente partido em pedaços, assim como o líquido de conserva do ananás.
Assim que levantar fervura junte o vinagre, o molho de soja e o açúcar e deixe continuar a ferver alguns minutos até que o líquido reduza um pouco. Junte depois a mistura de água e maisena – que serve para engrossar um pouco o molho. Junte finalmente a carne de porco frita e mexa bem para que fique bem coberta com o molho agridoce.
Retire do lume e sirva de imediato com arroz thai jasmim ou basmati bem soltinho.
Bom Apetite!
5 respostas
Boa sugestão e este Natal será para sempre, certamente, eterno!
Bjs, Susana
Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html
Este comentário foi removido pelo autor.
Não sou grande apreciadora de comida chinesa, mas esta receita tem muito bom aspecto.
bjos
https://bolinhodoces.blogspot.pt
Tem óptimo aspecto!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Junte pedaços de aipo com o pimento e vai ver que o sabor vai ser muito agradável 😉
Parabéns pelo blog e obrigada pelas partilhas