Chocolate Quente com Gengibre e Cardamomo

Cá em casa cumpriu-se a tradição. Este dia 1 de Dezembro teve um acordar especial com os barulhinhos do Zé Maria a fazerem-se ouvir. Olhei para ele e recebi um lindo sorriso como que a dizer “Bom dia mamã, Bom Natal”. O seu pijama vermelho já anunciava o natal dizendo “I love Christmas”.

Acordamos e levantamo-nos os 3. Em pouco tempo a musica de natal soava lá em, casa e começavam-se a abrir as caixas com os enfeites de natal, as luzes, as velas e as restantes decorações.

Na mesa da sala de jantar a minha toalha de natal favorita, a que tem mais de 30 anos que me lembra a minha bisavó Augusta que curiosamente faria anos ontem se fosse viva. Fui para a cozinha preparar o nosso chocolate quente, também tradição do nosso natal em todos os dias 1 de Dezembro.

Em breve estávamos a tomar o pequeno almoço ao som de “All I want for Christmas is you”, enquanto olhávamos o Zé Maria embevecidos. Ele, olhava fixamente para as luzes da árvore de natal.

Depois disso foi tempo de decorar a árvore, a casa e de começar a entrar no espírito, com o nosso amor pequenino a “colocar” na árvore o seu primeiro ornamento, o que comprei especialmente para ele.

E assim começou o nosso natal. (E fica aqui a receita que usei este ano para o nosso chocolate quente!)

Ingredientes para 2 pessoas:

300ml de leite

75ml de natas

125g de chocolate em barra com 70%cacau

1 colher de café de gengibre em pó

2 vagens de cardamomo

1 pau de canela

2 colheres de sopa de açúcar

Preparação:

Parta o chocolate em pedacinhos e coloque-o numa panela pequena. Acrescente o leite, as natas, o açúcar, o pau de canela, o gengibre e as vagens de cardamomo previamente esmagadas com um maço de cozinha.

Leve tudo ao lume e vá mexendo até o chocolate estar derretido e a mistura ter levantado fervura. Reduza o lume para o mínimo e deixe ferver, mexendo, mais 1 minuto.

Retire e sirva quente.

Bom Apetite!

9 respostas

    1. Se funciona com esta não sei mas, com a do ano passado funcionou e muito bem!

      Fiz para o pequeno – almoço do dia 25 e, em minha casa, só se usa leite de soja.

      Não sei se ajuda mas, espero que sim.

      Sandra Martins

    1. Por acaso era a nossa querida Biguta que faria 101 anos… Não sei porque o Anónimo lhe mudou o diminuitivo, que lhe foi dado pelas minhas duas filhas, Joana e Mariana. Só para esclarecer! Mãe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *