Começar o Ano com Economia Doméstica

Eu sei que o primeiro mês do ano já vai a meio, e eu ainda aqui não escrevi nada… O tempo parece que tem passado a correr no meio de todas as coisas que tenho tido que fazer. Tenho algumas coisas para aqui partilhar, mas a falta de tempo – ou o facto de eu não o aproveitar melhor – têm levado a que algumas coisas fiquem por dizer, neste caso escrever.

As festas passaram, os cabazes foram feitos e entregues. Começaram os saldos e os supermercados continuaram com as promoções.

A economia doméstica começou logo com o início de ano.

Nos saldos aproveitei para comprar roupa para o pequeno Zé Maria que cresce a olhos vistos, e que todos os dias tem roupa que lhe deixa de servir. Pijamas, interiores e roupa da coleção de inverno que dê para ao resto do inverno e para a meia estação, e com 50%, 60%, 70% ou mais de desconto, a criança estará particamente vestida até ao verão.

Dos saldos ainda vieram algumas prendas de aniversário, e o assunto ficou já arrumado.

Para nós o habitual. Umas botas para mim, renovar a roupa interior necessitada e uma ou duas peças em falta.

E depois as promoções dos supermercados. Todas as terças elas aí estão!

Ver o que está em promoção e o que é bom para fazer algum stock. Fazer a ementa semanal e a lista de compras.

Numa das semanas aproveitou-se para comprar carne para picar. Houve então almôndegas e hambúrgueres caseiros para congelar.

Noutra semana foi altura de stock de toalhitas para o Zé Maria, que estava mesmo a necessitar.

Esta semana aproveitaram-se os brócolos mais baratos (apesar de serem espanhóis….)

E uma pequena dica e sugestão: assim que cheguei a casa com as compras preparei logos os brócolos separando-os em raminhos. Coloquei-os depois em saquinhos e estão prontos a cozinhar, bastando apenas lavar! E com os talos grossos – que não gosto de os comer assim – guardam-se também no frigorífico, ao pé dos restantes legumes e colocam-se depois no puré da sopa. (Nada se desperdiça!!) E com a couve flor, cá por casa faz-se o mesmo.

O novo ano entrou e pouco ou nada por aqui mudou no que toca a economia doméstica.

E vocês, tomaram novas resoluções? Mudaram os vossos hábitos de economia doméstica?

13 respostas

  1. Gosto sempre muito das dicas! Também vou aproveitar a feira do bebé do Continente para aumentar o stock de fraldas, toalhitas e roupa para a pequenita 😉 bom ano!

  2. Gosto de vir aqui espreitar as suas sugestões! E já agora, aproveito para lhe desejar um bom ano, e com muitas ideias a para partilhar por aqui:) Manuela

  3. Olá Joana. Para começar, que o ano de 2014 seja melhor que 2013.
    Quando começa a publicar as ementas semanais? Da muito jeito ter ideias de outras pessoas para juntar às nossas quando existe em casa uma reguila de 3 anos.
    Muitas felicidades para os três.

  4. Oi Joana sou uma fã tua, gosto muito do seu blog e suas dicas são maravilhosas aqui no Brasil eu tbm economizo bastante ainda mais agora que compramos nosso cantinho ( um apartamento pequeno mais que serve bem para nossa família eu ,esposo e dois rapazes um de 14 e outro de 7 anos ) muito obrigada por compartilhar dicas com todas nós. Desejo á vc e tua família um Feliz 2014 ,bjs da amiga brasileira Adriana Milagres de Oliveira.

  5. Curioso: julgava q só eu fazia o "truque" do aproveitamento dos talos de bróculos/couve flor!!! Mas vejo q não….Desejo que 2014 continue a trazer muitas sugestões da sua casa para as nossas e felicidades para o Zé Maria (e pais, claro…).

  6. Oi, vi SUA Divulgação e vim Conhecer Seu blog, ja ESTOU adorando e gostaria de convidar pra Você. Conhecer e Seguir O Meu o http://coisasecoisasdalu.blogspot.com.br/, retribuo um de Todos os seguidores e SUAS Redes sociais, o Porque amo a blogosfera e Acho Que temperatura Espaço pra Todas blogueiras como Opaco FAZEM SEUS blogues com Muita Dedicação e Amor ….. te aguardo la …. beijos da Lu!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *