As coisas doces calham sempre bem em dias feriados ou em que temos mais tempo para cozinhar. É o caso destas tartes de maçã, em versão mini, que ficam bem em qualquer lugar e são muito fáceis de fazer.
Cá em casa foram preparadas para o almoço de padrinhos e afilhados, e andavam ainda por publicar. Uma tarte de maçã fica sempre bem no final de uma refeição!
A ideia de fazer este clássico em versão mini veio de uma revista de culinária e, para servir fica realmente mais amorosa.
Bom feriado!
Ingredientes para cerca de mini-tartes:
1 placa de massa folhada refrigerada pronta a usar
6 maçãs grandes
100g de açúcar
70g de manteiga
Preparação:
Descasque as maçãs, corte-as ao meio e cuidadosamente retire-lhes o caroço. Reserve.
Entretanto leve uma frigideira ao lume com o açúcar e a manteiga deixando derreter e começar a caramelizar. Assim que o açúcar começar a ficar dourado acrescente as metades das maçãs e deixe-as cozinhar no caramelo, virando-as a meio da cozedura para que cozam uniformemente e fiquem cobertas de caramelo.
Quando as maçãs estiverem macias retire-as da frigideira escorrendo o caramelo e colocando-as sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal com a concavidade voltada para baixo. Deixe arrefecer um pouco e reserve o caramelo da frigideira.
Corte agora 12 discos de massa folhada de tamanho suficiente para cobrirem as metades de maçã e coloque-os sobre as metades de maçã caramelizadas.
Leve ao forno previamente aquecido a 200ºC, e deixe cozinhar até que a massa esteja folhada e dourada, cerca de 15//20 minutos.
Retire depois as mini-tartes do forno e desenforme para o prato de servir regando-as depois com o caramelo que guardou.
Sirva com gelado de baunilha.
Bom Apetite!
5 respostas
Adoro tatin de maçã. E em formato mini, fica 5 estrelas.
bjinhos
Adoro tarte de maçã, e em versão mini ficam amorosas e muito bonitas para servir 🙂
Parecem deliciosas… :p
Que boa ideia!
Conheço bem a Tarte Tatin e esta mini versão é fantástica.
Grande ideia essa das versões mini …
Já agora, os pêssegos têm caroço, as maçãs pevides, as uvas grainhas e assim por diante…