Já tenho feito muita coisa com beterrabas. Bolos principalmente, apesar de gostar bastante de beterraba assada e ralada em saladas ou até como acompanhamento de carnes mais fortes.
Adoro a sua cor e a sua doçura – principalmente quando assadas – e acho que, de uma maneira geral, são um legume mal amado.
Desta vez experimentei em forma de pickles. A doçura a contrastar com a acidez. Mais uma vez um excelente acompanhamento para carnes. Ou com queijo e charcutaria.
Uma sugestão com um legume que ainda está em época. Ou uma sugestão diferente para os cabazes de natal. Sim. Porque já há quem ande a pensar nisso. E pelos mails que tenho recebido, não sou apenas eu.
Bom fim de semana.
Ingredientes para 4 frascos:
1kg de beterrabas previamente cozidas ou assadas
1 litro de vinagre de sidra
1 pau de canela
1 folha de louro
1 colher de chá de sementes de mostarda
1 colher de chá de pimenta preta
5 cravinhos
Preparação:
Num tacho coloque o vinagre juntamente com o pau de canela, o louro, as sementes de mostarda, a pimenta preta e os cravinhos. Assim que levantar fervura desligue e deixe algumas horas em infusão até estar completamente arrefecido. Coe e reserve.
Corte depois as beterrabas em fatias e coloque-as em frascos previamente esterilizados e ainda quentes. Acrescente depois o vinagre até a beterraba ficar completamente coberta (se ficar a faltar vinagre acabe de encher os frascos com vinagre normal).
Feche bem os frascos e guarde em local fresco e seco. Use num período de 6 meses.
Bom Apetite!
5 respostas
Adoro beterraba, sobretudo em conserva de vinagre, que é uma delícia! Gostei imenso desta sugestão, mas dificilmente poderei incluir frasquinhos desta maravilha nos meus cabazes, pois tal como a Joana refere, a beterraba é mal amada, e praticamente não conheço ninguém que a aprecie! Paciência, farei este petisco para mim! 🙂
Eu sou fã de beterraba. Adoro o sabor e uso muitas vezes, em bolos, saladas, como acompanhamento. Em pickles nunca fiz, experimentei uma ves os pickles de rabanetes e gostei do resultado. Uma receita a experimentar. 😉
Beijinho e bom fim de semana.
Não gosto de pickles, mas acho que poderia gostar de uns pickles assim! É mais, até estou a pensar fazê-los! Porque não?! Acho mesmo que vou gostar destes.
Isabel Gomes
http://osmeusremedioscaseiros.blogspot.com
Gosto dessa ideia de ir preparando os dias mais frios 😉 Ficaram bem lindos, estes pickles!
Babette
gostei da ideia, compro beterraba e não sabia como conserva-la, assim é uma boa ideia
já sou seguidora
http://diariodeumaafrohair.blogspot.pt