Bolos de Arroz

Que bolo de pastelaria vos lembra a vossa infância? Desde a pata de veado, ao lencinho, o russo ou a pirâmide? Eram mais adeptos de queques, de bolas de berlim, de almofadas, pasteis de nata ou de mil folhas?

A minha predileção, entre outros mais gulosos eram os bolos de arroz. Adorava tirar o papel e separar o topo da parte de baixo. A parte de cima, com o açúcar ficava na beirinha do prato e em primeiro lugar atacava o parte de baixo para só depois me deliciar com a parte que mais gostava – o topo de bolo.

Depois cresci, e comecei a gostar mais de outros bolos. E depois comecei a evitar comer bolos….

E agora dei por mim a comprar farinha de arroz com o único propósito e objetivo de fazer bolos de arroz.

E assim fiz. Não muito perfeitos, numa versão caseira, mas com o sabor que me levou de volta à minha infância e a guardar o topo do bolo para o fim.

E assim aqui fica uma sugestão para o fim de semana.

Ingrediente para cerca de 10 bolos:

150g de açúcar + para polvilhar

120g de manteiga à temperatura ambiente

3 ovos

3 colheres de sopa de leite

100g de farinha de trigo

100g de farinha de arroz

1 colher de sobremesa de fermento em pó

Raspa de ½ laranja

Preparação:

Bata o açúcar com a manteiga até obter um creme homogéneo. Acrescente depois os ovos, um a um e batendo sempre, o leite e finalmente a raspa da laranja.

À parte misture as farinhas e o fermento.

Incorpore suavemente as farinhas na mistura de ovos e manteiga e bata um pouco mais até obter uma massa lisa.

Entretanto unte bem um tabuleiro de queques com um pouco de manteiga e forre-os depois, à volta com uma tira de papel vegetal (Se tiver os aros próprios para fazer bolos de arroz, bastará colocar a tira de papel vegetal no interior do aro.) Encha depois as forminhas até ao topo e coloque depois um montinho de açúcar sobre cada bolo.

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos ou até os bolos estarem cozinhados e dourados.

Deixe arrefecer antes de desenformar.

Bom Apetite!

17 respostas

  1. Tenho andado ausente da blogosfera (tenho seguido mais no FB), mas fico contente por ver tantas fotos/receitas lindas e saborosas e estes bolinhos deliciosos 🙂 Bjinhos e bom fds.

  2. Não muito perfeitos? Estão lindos!
    Já não como um bolo de arroz há anos – depois da minha mãe deixar o café dela, acho que se contam pelos dedos de uma mão as vezes que comi um bolo numa pastelaria. Tenho farinha de arroz na despensa, acho que me vou aventurar!

  3. Adoro bolos de arroz…São dos meus bolos preferidos…Também me fazem lembrar a minha infância, quando ao Domingo ao fim da missa iamos à pastelaria com o meu pai comprar pão para o almoço e traziamos uma caixinha de bolos…

  4. Fazia e ainda faço exatamente a mesma coisa. Separo o topo e guardo para saborear no fim. Hum parece que estou a sentir o cheiro de bolos de arroz no ar, vou ter de fazer. Obg e bjinhos

  5. O bolo de arroz foi um dos meus bolos preferidos durante o secundário. Adorava comê-lo no bar da escola com um copo de leite.
    Mas em infância o meu preferido era a bola de berlim e mais tarde o babá com rum e chantily a unir a tampinha:)
    Na faculdade, em Coimbra, adorava as fatias de floresta negra, da Vénus em Celas e as glórias (de chocolate, que tinham outro nome que agora não me lembro), da Arco-Íris junto à estação velha.
    Mudam-se os tempos, mudam-se as pastelarias e os bolos preferidos. Passei pelos ducheses, tíbias, rins, eclairs, pirâmides, milfolhas, palmiers e agora ando numa de jangadas recheadas e cobertas com doce de ovos e com as extremidades de chocolate.
    Nunca se diz não a um pastel de nata com um folhado bem crocante 🙂

    1. Quanto ao topo do bolo de arroz, era logo a parte que comia em primeiro lugar, não viesse alguém no fim e ficasse com a melhor parte 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *