Andava a pensar neste bolo há muito tempo. E foi a pensar no workshop de sobremesas do Porto que comecei a testar a receita. Um bolo que em vez de manteiga leva curgete numa tentativa de o tornar mais leve, mas igualmente saboroso.
A ideia era fazer um bolo do género do bolo mousse de chocolate, mas sem acrescentar aos ovos e ao chocolate uma quantidade enorme de (mais) gordura. Lembrei-me da curgete e fiz a substituição. Eu achei bom, que nem se notava a troca, mas queria saber o que achariam as outras pessoas. Sem dizer qual o ingrediente secreto voltei a fazer o bolo e, antes de o partilhar no workshop do Porto, decidi dá-lo a provar às meninas que estiveram no workshop (na véspera) em Coimbra.
A receita foi elogiada, aprovada e ninguém (quase) queria acreditar que levava curgete. Como me pediram muito a receita – e apesar de ser uma das receitas que preparei para o workshop de sobremesas – aqui fica para que possam comprovar por vocês mesmos como fica delicioso.
(E espero que as meninas que o provaram, deixem aqui ficar o vosso testemunho.)
Ingredientes:
300g de chocolate culinária
1 colher de sopa de manteiga
200g de curgete ralada
6 ovos
200g de açúcar
50g de farinha
Cacau em pó
Preparação:
Derreta o chocolate com a manteiga. Reserve.
Entretanto misture as gemas e o açúcar e bata bem com uma batedeira elétrica até obter um creme fofo, firme e esbranquiçado – cerca de 3 minutos.
Misture depois cuidadosamente o chocolate na mistura de gemas e acrescente a farinha, a curgete ralada e as claras batidas em castelo.
Coloque a mistura numa forma de mola previamente untada e forrada com papel vegetal e coloque no forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos.
Retire do forno, deixe arrefecer um pouco, polvilhe com cacau em pó e sirva de imediato simples ou com gelado de morango.
Bom Apetite!
41 respostas
Estava delicioso e sem sinal de curgete!
Compensa a necessidade de separar gemas e claras 🙂
Um beijinho,
M
M.
Obrigada! E realmente faz diferença. Tinha testado as duas versões e neste caso é muito diferente.
Um beijinho,
Joana
olha, falhei…achei que o ingrediente secreto seria beterraba…muito bem escolhido!!!!
Margarida
Margarida,
Não falho nada! Andou bem perto!
Um beijinho,
Joana
Uma boa ideia! Já tinha visto algo parecido num programa que dava na SIC Mulher (Cook Yourself Thin). Nunca experimentei a curgete nos bolos, mas já usei a banana para reduzir um pouco a gordura e o açúcar no bolo de iogurte. Estou a tentar reduzir a gordura e açúcar nas bolachas, usando polpa de fruta, sem alterar a sua textura. A primeira tentativa correu bastante bem, mas é algo para ser melhorado. Continue com estas sugestões! Sara Oliveira
Sara,
Obrigada. Por acaso li sobre isto num blogue de comida saudável americano e resolvi testar com receitas que normalmente levam mais gordura.
Por aqui fico aprovado!
Mas conte-me acerca dessa sua experiência das bolachas.
Um beijinho,
Joana
Olha que bom! Vou já guardar para fazer no domingo 🙂
viagemdoceviagem.blogspot.com | Facebook
Viagem Doce Viagem,
Faça e venha contar!
Um beijinho,
Joana
Joana, curgete com ou sem casca? Obrigada!
Sunflower,
Eu uso com casca, desde que as curgetes sejam pequenas e a casca macia. Quando as curgetes são muito grandes e já têm sementes, há que tirar as sementes antes e a casca que nessas curgetes grande é dura e amarga. (O mesmo em sopas ou outros preparados!)
Um beijinho,
Joana
– Nunca tinha visto esta combinação mas, deve ser delicioso!
Márcia,
Esta combinação é deliciosa! Tem que experimentar.
Um beijinho,
Joana
Esse bolo é muito pedido aqui em casa e confesso que não o faço mais vezes porque tem muita manteiga. É claro que dias não são dias mas se fosse por eles era todas as semanas. Hei de testar esta versão mas sem dizer o que leva…Normalmente uso a curgete e os bolos ficam húmidos q.b sem sequer haver vestígios dela. Por mim podes continuar nas tuas pesquisas de tornar estes pecados em versões mais light.
Bjoka
Rita
Rita,
Experimenta sem dizer porque acredita que dificilmente darão conta que é um bolo diferente e com menos gordura.
Um beijinho,
Joana
Olá, Joana. Provei-o no workshop do Porto e estava efectivamente delicioso! Já o fiz cá em casa e foi aprovado! Beijinho, Inês. 🙂
Inês,
Obrigada! Pela presença no workshop e pelas palavras.
Um beijinho,
Joana
Hmm…quero muito experimentar este bolo:)
Pode dizer, por favor, que chocolate é que usou? Umas vezes uso Nestlé, outras vezes uso Pantagruel, a quantidade de percentagem de cacau é que é diferente. Qual aconselha?
Beijinho,
Gi.
Gilda,
Posso dizer que nas várias vezes que fiz este bolo usei chocolates tão diferentes como marca branca continente, pantagruel e nestlé. Mas usei sempre com percentagens abaixo dos 50% de cacau.
Um beijinho,
Joana
Obrigada pela receita, Joana. Desde que seja para minimizar o uso de gordura, estas alternativas são sempre bem vindas…. Apenas uma pergunta, usa-se a mesma quantidade de courgete que se usaria de manteiga? Obrigada
Teresa Henriques,
Obrigada eu pelo comentário.
Acredito que não se pode fazer uma substituição linear da manteiga por curgete. Ou seja não é pegar em todas as receitas de bolo e retirar toda a manteiga por cougete. Depende dos outros ingredientes do bolo. Neste caso havia chocolate e ovos e pretendia-se um bolo cremoso.
Para fazer substituições de uma forma geral aconselho muita tentativa e erro – ou procurar gorduras mais saudáveis como o agora na moda (mas caro) óleo de côco.
Um beijinho,
Joana Roque
Realmente delicioso e ainda por cima com a enorme vantagem de ter pouca gordura. Tive a oportunidade de o provar em Coimbra e estava ansiosa pela receita. Obrigada Joana ( por esta e por tantas outras receitas deliciosas).
Beijinhos
Ana Paula
Olá Ana Paula!
Eu tinha prometido a receita! Aqui está ela.
Um beijinho,
Joana
Maravilha !!!
Estou mortinha para experimentar já este fim de semana , tudo o que tem courgette agrada-me!
beijinhos e obrigado pela partilha 🙂
Kukas,
Vale mesmo a pena experimentar. Depois venha cá contar como correu e se gostou.
Um beijinho,
Joana
Que maravilha! Continue, Joana, a surpreender-nos com receitas verdadeiramente inovadoras. Isso é o que a distingue das demais.
Que simpática. Mas não é preciso tanto! Além disso a receita não é assim tão inovadora… mas não deixa de ser curiosa e deliciosamente surpreendente.
Um beijinho,
Joana
Nunca tinha visto um bolo com courgette vou experimentar e não vou avisar ninguém do que leva 🙂
Mas já fiz de agrião e é óptimo não sabe ao agrião só fica verde mas é bom e saudável
Beijinho 😉
Olá,
Concordo!
Mais vale não dizer o que leva por causa dos esquisitinhos!
Também já comi esse bolo de agrião mas nunca fiz.
Um beijinho,
Joana
Muito bom! Tive a sorte de o experimentar e apesar de não ser uma fã de mousse, gostei muito. Gosto de todos os bolos que levam courgette… devia era ter sido no final do workshop porque teria comido uma fatia um pouco maior….
🙂
Ainda bem que gostou! Para a próxima leve uma fatia para casa!
Um beijinho,
Joana
Uma combinação que nunca me ocorreu. Tenho de experimentar.
Beijinhos
Daniela,
Há varias variantes de bolo com chocolate e curgete. Combina realmente bem e ete bolo fica delicioso.
Um beijinho,
Joana
Deve ser delicioso…pode dizer-me para qts fatias dá+- essa receita?? Obrigada e adoro o seu blog
OLá!
Obrigada pelas suas palavras.
É dificil quantificar em fatias porque depende do tamanho, mas sei lá cerca de 16 fatias generosas consegue de certeza.
Um beijinho,
Joana
eu fiz, tentei adaptar à bimby:) derrreti o chocolate no microondas com a manteiga mas nao correu bem 🙁 devia ter usado um tacho ou entao outra manteiga… de resto correu bem e ficou MUIITO bom.
Para derreter o chocolate no microondas deverá mexer o chocolate a cada 30 segundos. Esta quantidade deverá demorar cerca de 1,30 minutos a derreter.
Mas ainda bem que correu bem e que ficou bom.
Um beijinho,
Joana
Obrigada, para a próxima ja faço assim 🙂
Fiz este fim de semana , foi super aprovada , e acompanhada por um gelado de menta
Nham nham
Ninguem deu conta da courgette , obrigado pela partilha
Um beijinho
Olá Kukas,
Ainda bem que gostaram! Com gelado de menta também me parece um excelente acompanhamento.
Um beijinho,
Joana
A minha mãe fez no fim de semana. Tivemos que o esconder em cima do frigorífico para não o comermos todo de uma vez! 😀 super aprovado! 🙂
Paulinha:
Então estou a ver que gostaram mesmo. Mas pronto, este bolo podem comer com menos culpa!
Um beijinho, Joana