Os nossos fins de semana começam com hábitos e rotinas. As manhãs de sábado têm uma cadencia muito própria e ritmada que raramente muda. Este não foi excepção. Piscina para o Zé Maria, mercadinho biológico logo depois e ainda antes de almoço há sempre uma ida ao supermercado. Chegar a casa, fazer o almoço e sentarmo-nos todos à mesa. Apesar de um Outubro quase a chegar ao fim os nosso almoços de fim de semana ainda se têm feito na varanda. E eu, fartinha destes dias demasiado quentes para o meu gosto pessoal, acabo a achar-lhes algum encanto, pelos almoços na varanda e as idas ao Jardim Botânico (ao mercado) que servem de passeio com o pequeno Zé.
As tardes de sábado são normalmente calmas… Mas desta vez a minha tarde foi passada a cozinhar porque tivemos por cá um jantar especial, a comemorar o 6º aniversário de casamento dos nossos amigos Rita e JP, com uma ementa especial a pedido do “noivo” de que vos falarei noutro dia. O sábado terminou então com esse jantar, sempre animado e bem disposto e com as crianças adormecidas no sofá.
Domingo começou com mais uma hora de sono – e que soube tãaaooo bem. Missa, café e almoço na varanda. Sorna e uma festinha de aniversário dos filhos de uns amigos. Mais sorna e descanso porque entretanto já é segunda feira.
E para o início de mais uma semana que tal este gratinado de beringela? Não gostam de beringela? Substituam por curgete, por exemplo.
Ingredientes para 2 pessoas:
2 beringelas pequeninas – ou uma maior
1 requeijão
1 limão
1 molhinho de coentros
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado na hora + para gratinar
100 ml de polpa de tomate
150ml de molho bechamel – usei caseiro
sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
Preparação:
Corte a beringela em fatias finas – o mais finas que conseguir – e tempere-as de sal, pimenta e um pouco de azeite. Grelhe depois as fatias de beringela de ambos os lados e reserve.
Entretanto coloque o requeijão numa taça e esmague-o com um garfo. Tempere com sal, pimenta, raspa de limão e acrescente os coentros frescos picados e o parmesão ralado misturando bem.
Num tabuleiro que vá ao forno e à mesa, comece por colocar um pouco de molho bechamel. Por cima do molho disponha 1/3 das fatias de beringela. Regue com um pouco de polpa de tomate e disponha metade da mistura do requeijão. Coloque um pouco mais de bechamel, fatias de beringela, polpa de tomate e a mistura de requeijão e termine com uma camada de fatias de beringela e o restante bechamel polvilhando tudo com um pouco mais de beijo parmesão ralado.
Leve ao forno a gratinar até que fique dourado.
Sirva com uma salada verde.
Bom Apetite!
8 respostas
Que delícia, Joana! Eu costumo fazer gratinado de beringela, mas com molho de tomate e mozzarella, que também é uma tentação! A tua versão parece-me mais light, mas igualmente saborosa. Hei-de experimentar! Beijinho.
Sunflower,
Este ficou muito bom e mais leve do que quando se usa só mozarella, que por vezes torna tudo mais gorduroso…
Experimenta sim.
Um beijinho,
Joana
parece me que vai ser o nosso jantar hoje!
obrig.
Obrigada eu Jovita.
Espero que goste.
Um beijinho,
Joana
Esta receita tem um aspecto absolutamente Divinal!
http://www.adivaportuguesa.blogs.sapo.pt
La Diva. Obrigada.
Um beijinho,
Joana
Que excelente sugestão. Adorei a combinação de sabores.
_________________
Ana Teles | Telita
blog: Telita na Cozinha
feedly – bloglovin' – Facebook
Ana,
Fica realmente muito saboroso! Vale a pena experimentar.
Um beijinho,
Joana