Não é “todos os dias” que se recebem para jantar os amigos Rita e JP, no dia em que comemoram anos de casados. Também não são todos os amigos que me pedem para que a ementa seja afrodisíaca, e que tenha carne no prato principal. Mas quase que se torna normal quando o JP e a Rita vêm cá jantar. Há quase sempre receitas a pedido, ou melhor desafios a pedido, e eu gosto deste jogo, quase uma versão caseira das “mistery box” do Masterchef.
A primeira coisa a fazer foi procurar que ingredientes são considerados afrodisíacos. Espargos, alho, amendoim, gengibre, figos, carne vermelha, ovos de codorniz, mel, malaguetas, cacau, figos, abacate, banana e canela foram alguns dos que cumpriam os requisitos e os que eu escolhi para o jantar. E os espargos e o alho foram por isso utilizados numa das entradas. (O resto da ementa aparecerá por aqui ao longo desta semana!) E posso dizer que o jantar foi muito apreciado e elogiado.
Para já, uns “peixinhos da horta” de espargos que não sendo propriamente uma ideia original, são um petisco sempre agradável para partilhar em qualquer ocasião.
Ingredientes para 4 pessoas:
1 molho de espargos verdes (cerca de 12 espargos)
1 ovo
100ml de cerveja
4 colheres de sopa de farinha
sal e pimenta q.b.
Maionese de Alho:
1 ovo
1 colher de café de mostarda de Dijon
sumo de 1/2 limão
2 dentes de alho
30ml de azeite
70ml de óleo de girassol
sal e pimenta q.b.
Preparação:
Prepare os espargos retirando-lhes os pés rijos e, se necessário, com o descascador de cenouras pele-os para retirar os fios.
Coza os espargos durante dois ou três minutos em água a ferver temperada de sal e retire-os escorrendo bem e passando-os por água fria. Reserve.
Para a polme bata o ovo com a farinha e a cerveja e tempere de sal e pimenta. Deverá ter uma massa sem grumos e não demasiado líquida – se estiver muito líquida junte um pouco mais de farinha.
Passe os espargos pelo polme e frite-o em óleo vegetal bem quente até que fiquem bem dourados. Escorra sobre papel absorvente.
Para a maionese coloque o ovo inteiro, a mostarda de Dijon, o sumo de limão, os dentes de alho esmagados e o azeite no copo da varinha mágica. Tempere com sal e pimenta e bata bem com a varinha mágica, de cima para baixo e vá acrescentando o óleo de girassol em fio, sem deixar de bater, até que a maionese engrosse. Retifique, se necessário, os temperos.
Sirva os “peixinhos da horta” de espargos com a maionese de alho.
Bom Apetite!
6 respostas
Maionese com alho é um excelente acampamento para estes peixinhos 😀
Marcia Leonor,
A maionese de alho casa realmente muito bem.
Um beijinho,
Joana
A maionese de alho soa muito bem!
______________________
Ana Teles | blog: Telita na Cozinha
feedly – bloglovin' – Facebook
Ana Teles,
e com batata doce frita? Uma delícia.
Um beijinho,
Joana
optima sugestão! quero ver o resto desse jantar! hehe
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Susana Machado,
Obrigada. E a ementa completa até ao final da semana.
Um beijinho,
Joana