44 dias para o Natal- Pickles Caseiros para Oferecer

Assusto-me de cada vez que vejo esta contagem decrescente até ao Natal. Penso que se calhar não vou ter tempo para tudo, mas pelo menos já  defini tudo aquilo que quero preparar para os meus cabazes. Este ano quero fazer algumas coisas diferentes.

Apesar de as compotas e a marmelada já serem um clássico por aqui, e estarem já prontas para os cabazes, e de dificilmente poderem faltar umas bolachinhas, quero “inovar” um bocadinho nas restantes coisas.

E hoje, a 44 dias do Natal sai a minha primeira sugestão para este ano. Comprometida pelos excessos da minha horta, e pela quantidade de rabanetes que tive, mas que podem adaptar a outro legume ou mistura de legumes, como cenoura, cebolinhas, pimento ou pepinos, que tal preparar uns pickles caseiros?

São ideais para acompanhar charcutaria numa entrada, carnes assadas, colocar nas sandes e até para misturar em saladas, para lhe dar o toque avinagrado.

Por aqui já se começa. E por ai?

Pickles de Rabanetes:

1 kg de rabanetes bem lavados e cortados em rodelas finas

1 colher de sobremesa de sal

1 colher de chá de açúcar

1 colher de sobremesa de tomilho seco

1 colher de sobremesa de sementes de mostarda

1 colher de chá de pimenta preta em grão

250ml de vinagre de vinho branco

500ml de água

Preparação:

Encha bem cerca de 4 frascos previamente esterilizados com as rodelas de rabanetes.

Numa taça misture a água com o vinagre, o açúcar, o sal, o tomilho, as sementes de mostarda e a pimenta. 

Verta este preparado sobre  os rabanetes até encher os frascos. Feche bem e deixe a “curar” durante pelo menos 2 semanas antes de usar.

12 respostas

  1. Já fiz Pickles variados mas de rabanete nunca tinha visto e achei bastante interessante.
    Guardas no frigorífico, ou num armário ou local escuro?
    Obrigada pelas boas ideias que partilhas connosco!
    Bjs. Bombom

  2. Olá Joana! Gostaria apenas de perguntar quanto tempo, mais ou menos, é que os pickles irão aguentar até serem utilizados???
    Obrigada.
    Joana.

  3. Boa tarde. Gostaria de perguntar-lhe que distinção faz entre "colher de sobremesa" e "colher de chá", em termos de quantidade. Desculpe a pergunta mas para mim são a mesma coisa. Muito obrigada pelas excelentes ideias! 🙂

    1. Claro que não é a mesma coisa, senão não teriam nomes diferentes. A colher de chá é mais pequena que a de sobremesa. Será que têm Internet e Google. ?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *