Fotografias by Ana Pastoria Photography – www.anapastoria.com |
No sábado que passou houve showcooking na Quinta do Ribeiro (em Antuzede – Coimbra) integrado no fantástico Mercado de Natal que ai foi organizado durante o fim de semana.
Uma das receitas que levei, integradas no tema “Receitas para Entreter os amigos no Natal”, foi este hummus de abóbora e grão de bico, que já tinha feito algumas vezes cá em casa, mas que ainda não tinha partilhado aqui no blogue. (Estava à espera do momento certo!)
Uma receita para partilhar e dividir, perfeita para a época que se avizinha, e que foge aos “dip” e “patés” mais comuns que habitualmente fazemos. Foi uma das receitas que mais surpreendeu os presentes, quer pela mistura de abóbora assada e grão de bico – e o uso de manteiga de amendoim – quer pelo acompanhamento das chips de vegetais.
Espero que também gostem!
(E ainda há algumas vagas para o Workshop de Cabazes de Natal no Porto: Será nos Workshops pop-up, na Rua do Almada dia 29 ou 30 de Novembro, pelas 15h e poderão inscrever-se ou informar-se através de info@workshops-popup.com)
Ingredientes:
1 lata pequena de grão de bico cozido
1 abóbora hokkaido pequena (ou abóbora manteiga)
sal e pimenta q.b.
1/2 colher de chá de cominhos
azeite q.b.
1 limão
1 dente de alho
1 colher de sobremesa de manteiga de amendoim
Coentros Frescos q.b.
Chips de vegetais para servir (Usei da Tyrrells)
Preparação:
Comece por preparar a abóbora. Lave-a bem e, se usar abóbora hokkaido não necessita de a descascar. Corte-a ao meio e retire as sementes. Corte-a depois em fatias e coloque-as num tabuleiro. Regue com um fio de azeite e tape com papel de alumínio. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC e deixe cozinhar até a abóbora estar macia e caramelizada nas pontas.
No robot de cozinha (ou com a varinha mágica) coloque o grão de bico bem escorrido, o dente de alho, a manteiga de amendoim, 150g da abóbora hokkaido assada e os cominhos. Junte também um pouco de azeite e triture tudo. Adicione um pouco mais de azeite enquanto tritura o hummus de modo a obter uma pasta homogénea.
Retire e junte o sumo de limão mexendo bem. Rectifique os temperos e transfira para uma taça de servir.
Decore com um fio de azeite e coentros frescos picados, e sirva com os chios de vegetais.
Bom Apetite!
17 respostas
Gostei! A experimentar… 🙂
Maria João,
Experimenta. Fica mesmo muito bom e é surpreendente.
Um beijinho,
Joana
Mas que bela combinação e fora do comum! Uma boa alternativa aos patés, e uma forma diferente de apresentar legumes. Mais uma para experimentar…Tenho tudo na cozinha (tenho abóbora menina e não tenho os chips de legumes), e vamos ver no que isto dá! Um grande beijinho, Sara Oliveira
Sara,
Vale mesmo a pena experimentar. E pode acompanhar com chips de caseiros de batata doce e beterraba que está receita aqui no blogue.
Depois conte o que achou.
Um beijinho,
Joana
Uau!! Que aspecto belissimo!!
Obrigada Minutos com os tachos.
Um beijinho,
Joana
Joana, qual a quantidade de manteiga de amendoim? Dá para não colocar a manteiga ou colocar outra coisa a substituir? Não tenho por casa porque não aprecio….
Joana,
Pode substituir a manteiga de amendoim por tahini. Ou não colocar mesmo. Mas o sabor também não vai ficar exatamente igual.
Um beijinho,
Joana
Joana,
Pode substituir a manteiga de amendoim por tahini. Ou não colocar mesmo. Mas o sabor também não vai ficar exatamente igual.
Um beijinho,
Joana
Olá :)….
Aspecto estrondoso e delicioso!
Beijocs
http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/
Leonor,
É mesmo delicioso. Tem de experimentar.
Um beijinho,
Joana
Com manteiga de amendoim…Ok, já me convenceu a receita! Como não pensei nisso?
http://susanavie.wordpress.com/
Susanavie,
É sempre assim. Nunca nos lembramos do mais simples.
Um beijinho,
Joana
Este comentário foi removido pelo autor.
António,
Obrigada pelas suas palavras e por dar a conhecer o seu blogue.
Um beijinho,
Joana
Deve ter ficado tão saboroso. Combinação mágica de sabores.
______________________
Ana Teles | blog: Telita na Cozinha
feedly – bloglovin' – Facebook
Ana,
Fica delicioso, Já fiz várias vezes e todos os que provam gostam bastante!
Um beijinho,
Joana