23 dias do Natal: Trufas de Bolacha com Chocolate e Laranja

Chegamos finalmente ao mês do Natal. E assim de repente já só faltam 23 dias. A partir de agora o tempo passa a voar e é mesmo preciso acelerar as coisas.

Por aqui as prendas que havia para comprar já estão compradas. A árvore e as decorações estão à espera do dia de hoje para serem colocadas, assim como o presépio.

Ainda não embrulhei nenhum dos meus presentes, e os cabazes estão mesmo muito atrasados. 

Mas vamos respirar fundo. Colocar uma musiquinha de natal (Bublé para mim s.f.f.!) e começar a viver em pleno o melhor mÊs no ano.

E hoje deixo-vos mais uma sugestão para os vossos cabazes de Natal. Uma trufas deliciosas, que já pode ir fazendo e que podem “inventar” os sabores que quiserem. As minhas são de laranja e chocolate. E tentem não as comer todas antes de oferecer.

Ingredientes para cerca de 25 trufas:

300g de bolachas com sabor a laranja e cobertas de chocolate

300g de chocolate de culinária

100ml de natas

1 laranja

Preparação:

Triture a bolacha até ficarem bem finas. Reserve.

Leve ao lume um tacho com as natas e deixe aquecer bem. Acrescente 100g de chocolate e deixe derreter juntamente com as natas. Misture a bolacha triturada nesta mistura , envolvendo bem, e leve ao frigorífico até arrefecer.

Assim que a mistura estiver fria e presa, molde bolinhas do tamanho de nozes e volte a colocar no frigorífico alguns minutos para que fiquem bem rijas e firmes.

Entretanto derreta o restante chocolate no micrrondas, durante cerca de 1,30 minutos, mexendo o chocolate a cada 30 segundos. Assim que o chocolate estiver derretido coloque-o sobre uma outra taça que deve conter água bem quente, isto para que o chocolate permaneça quente e mais fácil de trabalhar.

Coloque, uma a uma, cada uma das trufas no chocolate derretido, envolvendo e com a ajuda de um garfo retire e coloque sobre papel vegetal. Repita até cobrir todas as trufas. 

Ainda antes do chocolate solidificar polvilhe as trufas com a raspa de laranja.

Deixe solidificar bem fora do frigorífico.

Embale em saquinhos de celofane ou caixinhas, decore a gosto e ofereça.

13 respostas

  1. Estas trufas estão lindíssimas.Vou copiar a ideia e oferecer trufas no natal.
    Ainda não tenho as prendas compradas e nada planeado para o meu natal, prevejo muito stress para o melhor mês do ano.
    Boa semana.

  2. Olá Joana!
    Que boas que devem ser! O chocolate deste ano dos meus cabazes já está planeado: um Daim (a receita do seu blogue, claro). Já comecei a britar nozes e algumas avelãs. Mas não sei bem com que antecedência posso fazer o chocolate em si. Tem mais ou menos uma noção quanto tempo se aguenta sem começar a ficar com um aspeto baço? (alguns chocolates que fiz noutros anos, passado umas 3 semanas começavam a perder o brilho…)
    Obrigada 🙂
    Um beijinho
    Mariana Arêde

  3. Olá Joana!
    Parabéns pelo blog, acompanho-a há anos e há sempre boas ideias e surpresas, como estas trufas que são fantásticas!
    Fiquei com uma pequena dúvida: dá para utilizar aquelas bolachas com geleia de laranja e cobertura de chohcolate?

    1. Olá. Eu tentei com umas desse tipo. Fosse por falta de talento ou pelo tipo de bolacha, a massa ficou demasiado liquida, nem deu para moldar… Da próxima tento com outras, pode ser que corra melho 🙂

  4. Que delícia! Costumo fazer bombons, mas estou tentada a fazer estas trufas ou inspirar-me para criar as 'minhas' 🙂 Obrigada pela partilha! Também eu vou esperar até ao próx fds para enfeitar a casa… Bjinhos!

  5. Obrigada pelas maravilhosas sugestões!
    Tenho uma duvida. O chocolate não derrete? Nas minhas experiências passadas com outras receitas, o chocolate mesmo depois de solidificado assim que o tirava do frigorífico acabava por ficar sempre derretido / mole.

  6. olá, Joana adoro o seu blog, adorei a ideia.Acho que é desta que me vou aventurar a oferecer doces feitos por mim no Natal, com ideias maravilhosas que a Joana nós dá. Gostaria de saber se possível se podem ser congeladas estas trufas, ou se pode ser confeccionadas uma semana antes da oferta, Obrigado Cristina

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *