Estrelas de Baunilha e Canela

E chegou Dezembro, chegou o Natal!

Aqui por, diz a tradição, que é dia de decorar a árvore e a casa. De fazer o presépio. É o dia em que o natal chega a nossa casa, em que começamos o dia com chocolate quente e musica de natal. (Este ano já não vai ser bem assim, porque o dia 1 já não é feriado…)

A 23 dias do natal é altura de embrulhar presentes, de colocar a tolha de natal na mesa e de ir começando a preparar os cabazes! E como estou atrasada este ano! 

Apesar de tudo já há tralha natalícia espalhada por todos os cantos da casa. Já cá mora uma “estrela de natal”, a decorar o móvel da entrada e os presentes já estão todos comprados à separa da magia de os embrulhar.

E como este é o dia em que começa o Natal, tenho um desafio para vos propor. Alinham numa troca de bolachas de natal, ao estilo “amigo secreto”? É muito simples: até dia 8 de Dezembro, todos aqueles que quiserem participar nesta troca de bolachas terá de se inscrever enviando um mail para aminhadieta@hotmail.com, indicando no assunto “Troca de Bolachas”. Só precisam de enviar o vosso nome morada completa e email. Depois de dia 8 de Dezembro receberão no vosso email o endereço e nome do vosso “amigo secreto” a quem deverão enviar umas bolachinhas de natal, preparadas por vocês, até dia 19 de Dezembro. Acho que pode ser algo muito engraçado, mas depende apenas da vossa boa vontade. Não vale a pena inscreverem-se se não pretendem enviar bolachinhas ao vosso “amigo secreto”. É muito desagradável – para não dizer outra coisa – inscrevermo-nos e recebermos coisas, mas depois não correspondermos. Conto portanto com a vossa disponibilidade para participarem. Inscrevem-se então até dia 8 de Dezembro!

E para aguçar o interesse, aqui fica uma receita de bolachinhas deliciosas. (E também para vos inspirar a fazer parte desta troca de bolachas!)

Ingredientes para cerca de 40 bolachinhas:

(adaptado da revista “Donna Hay Magazine”, Dezembro/Janeiro 2015, página 150)

125g de manteiga

110g de açúcar

1 ovo

2 colheres de chá de pasta de baunilha (ou as sementinhas de 1 vagem de baunilha)

225g de farinha

1 colher de chá de canela

Preparação:

Numa batedeira ou robot de cozinha, bata muito bem cerca de 5 minutos o açúcar com a manteiga até obter uma massa pálida e cremosa. Junte depois o ovo e a baunilha e continue a bater até estar bem incorporado. 

Acrescente depois a farinha e a canela e misture bem até obter uma massa mole. 

Estique a massa entre duas folhas de papel vegetal e até ficar com uma espessura de cerca de 5mm. Leve ao frigorífico para ganhar formosa antes de cortar a massa com os cortadores.

(Nota: A massa é mole e difícil de trabalhar. É mesmo necessário esticar a massa entre duas folhas de papel vegetal e de a refrigerar entre cada vez que se estica a massa ou então ficará tudo agarrado ao rolo da massa e aos cortadores de bolachas. Apesar de difícil de trabalhar, o que acontece na maioria das massas de bolachas que levam manteiga, vale a pena o esforço. Só é preciso um bocadinho de paciência!)

Corte depois a massa em forma de estrelas e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 170ºC durante cerca de 8-10 minutos, até ficarem douradas. Deixe arrefecer um pouco e transfira-as para uma grelha até arrefecerem completamente. 

Repita até esgotar a massa, esticando sempre a massa entre duas folhas de papel vegetal e levando ao frigorífico para ganhar firmeza.

Depois de frias guarde numa caixa hermética.

Bom Apetite!

23 respostas

  1. Joana, acho a ideia interessante! Mas convém que se alguém tiver algum tipo de alergia alimentar que comunique! Pode correr mal a prova!

  2. Biscoitos com ar de Natal! Obrigada pela receita, e certamente que irei experimentar. A canela é um excelente ingrediente, e com imensas propriedades nutricionais:) Bjinho, Manuela

    1. Manuela,

      As bolachas são realmente boas e valem o esforço. E a canela não podia deixar de fazer parte de umas bolachinhas dedicadas ao natal.

      Um beijinho,
      Joana

  3. Bom dia. É uma boa ideia e alinho com todo o gosto! Tal como a Beatriz mencionou, convém que informem se têm algum tipo de alergia ou intolerância. Joana, consegui encontrar os tupinambos/alcachofras de Jerusalém (a experimentar) e as pastinacas no Amor Bio, e cheguei a fazer aquela sopa das pastinacas com a salva (a única diferença foi ter levado chuchu) e é muito boa. Também fiz o bolo de abóbora e ficou muito macio e saboroso. Um bom dia, Sara Oliveira

    1. Sara,

      Sim, amanhã já colocarei essa indicação das alergias.
      Ainda bem que gostou – e que encontrou – esses ingredientes. É realmente fantástico poder experimentar coisas novas e diferentes.

      Obrigada.

      Um beijinho,
      Joana

  4. Gosto do desafio.
    Este fim-de-semana, fiz bolachas pela primeira vez e adorei a experiência. Vou guardar esta receita para experimentar. 😉

    Boa semana! 🙂

  5. Olá Joana,
    Vou me aventurar e experimentar fazer estes biscoitos, para prendas para este Natal.
    Queria confirmar 2 questões consigo, a farinha é sem fermento? Fico sempre na dúvida, quando menciona farinha (sem mencionar fermento), é porque é sem fermento, correcto? Em relação ao açucar, se usar amarelo, uso a mesma quantidade?
    Muito obrigada.
    Bjs,
    Catarina

    1. Catarina,

      Posso ser sincera? Se não tem muita pratica, esta é uma receita que não aconselho. Ou então vá para a cozinha com tempo e cheia de paciência, porque estas bolachas são demoradas e requerem paciência a mil.
      Para responder às suas questões. Se só escrevo farinha é porque não leve fermento. (Quando é farinha com fermento eu especifico!) Quanto ao açúcar provavelmente deve ser a mesma quantidade, mas a substituição do açúcar normal pelo açúcar amarelo nem sempre leva aos mesmos resultados. Pessoalmente nãos conselho nesta receita.

      Um beijinho,
      Joana

  6. Olá Joana. Conheci os seus blogs ha pouco tempo e por isso ando a ver posts antigos. Hoje descobri estas bolachas (2 anos de atraso…) e experimentei, são mesmo boas e dão um presente de natal lindo!! Pela sua descrição parece muito mais chato de fazer do que realmente é. Fiz na Bimby e funciona muito bem, e depois a parte de estender a massa é ligeiramente mais trabalhosa do que o normal mas com o papel vegetal e a ida ao frio torna-se uma massa bastante simpatuca de trabalhar 🙂 obrigada! E boas preparações para o Natal. Vera B

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *