16 dias do Natal: Molho de Caramelo Salgado para oferecer

Oh meu Deus! Estamos quase a chegar ao Natal!

Eu gostava de ter os meus cabazes meios prontos mas, no meio de tantos afazeres, ainda nem imprimi ou recortei as minhas etiquetas, não comecei a decorar os frascos que já estão prontos, nem sequer a colocar as coisas nos cabazes.

No entanto da cozinha vão saindo receitas para os encher e por aqui vão aparecendo algumas sugestões para vos ajudar a variar um pouco das receitas mais habituais de bolachas e compotas, sal e azeite aromatizados e misturas de tudo e mais alguma coisa.

Também eu tenho imensa vontade de inovar nos meus cabazes deste ano, e de continuar a surpreender quem os vai recebendo.

Além dos cabazes, por aqui já há decorações, árvore, luzes e presépio. Estão todos os presentes embrulhados e já colocados debaixo da árvore, as louças para usar no natal escolhidas, as receitas seleccionadas e a lista de ingredientes feita. 

Parece-me mesmo que só me falta dedicar-me de corpo e alma aos meus adorados cabazes. 

Esta semana deixo-vos então uma das minhas sugestões favoritas deste ano, um molho de caramelo salgado, do qual em sou completamente viciada, e que é perfeito para comer com gelado de nata ou baunilha, em crepes ou panquecas ou para rechear bolos e tartes. Oferecam-no juntamente com um cartãozinho com sugestões de utilização!

Para a semana trago uma sugestão de bolachinhas que, apesar de ser sempre uma sugestão convencional, nunca é demais! 

Ingredientes para 2 frascos pequenos:

200g de açúcar

200ml de natas

2 colheres de sopa de manteiga

flor de sal q.b.

Preparação:

Num tacho pequeno, ou numa frigideira leve o açúcar ao lume. Sem mexer, apenas agitando a frigideira ou tacho, deixei açúcar formar o caramelo de tom escuro, mas sem deixar queimar para não ficar amargo. Cuidadosamente acrescente as natas – cuidado para não se queimar – e deixe o açúcar caramelizado voltar a derreter e incorporar nas natas. Quando o molho estiver formado, retire do lume e acrescente a manteiga. Acrescente depois a flor de sal a gosto. (É difícil quantificar a quantidade. Só mesmo o vosso palato poderá dar um equilibrio correto, mas cerca de 1 colher de chá rasa?) Mexa bem para dissolver o sal e coloque nos frasquinhos fechando-os de seguida. (O molho engrossa à medida que arrefece).

Decore os frasquinhos a gosto e oferça com um pequeno cartão com sugestões de utilização, como por exemplo servir com gelado de nata ou baunilha, com panquecas e crepes, para rechear bolos e bolachas….

9 respostas

  1. Adorei a receita! Tambem ando a tentar preparar uns cabazes para oferecer a familia do meu marido que é estrangeira.
    Podia-me dizer quanto tempo o molho se conserva já pronto em frascos?
    Muito obrigada!
    ( Costumo vê-la muitas vezes no Continente, mas tenho sempre vergonha de lhe dizer um "olá" 🙂
    Beijinhos
    Maria Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *