A minha horta na Terra Fresca – de que já vos falei aqui – continua a dar-me legumes frescos, saborosos e biológicos. As acelgas continuam em força, e já apanhei em dezembro as primeiras cenouras deliciosas e couve-flor.
Estou à espera dos meus alhos franceses, que devo apanhar por agora e dos brócolos e das couves de bruxelas. É tão bom ver tudo a crescer, acompanhar o desenvolvimento, cuidar, arrancar as ervas daninhas e ainda vir para casa sempre carregada com algumas coisas.
Para usar uma das couve-flor que trouxe da minha horta, decidi fazer um empadão, usando em vez de puré de batata, puré de couve flor, uma variante que faço algumas vezes e que fica igualmente saboroso (e óptimo para quando não se quer, ou não se pode, abusar dos hidratos de carbono, truque que usei muitas vezes durante a gravidez do Zé Maria, uma vez que tive uma diabetes gestacional.)
Por aqui foi um jantar reconfortante de inverno, e até o pequeno Zé Maria aprovou.
Ingredientes para 2 pessoas:
250g de carne de vaca picada
1 cebola média
1 tomate grande maduro (usei congelado)
1 colher de sopa de azeite
sal e pimenta q.b.
50ml de vinho branco
400g de couve flor em raminhos
50ml de leite
noz moscada q.b.
oregãos secos q.b.
Preparação:
Pique a cebola e leve-a a alourar com o azeite. Junte depois a carne picada e deixe-a também alourar. Junte depois o tomate previamente triturado e o vinho branco e tempere com sal, pimenta e oregãos secos a gosto. Deixe cozinhar em lume brando, até a carne estar cozinhada e apurada.
Entretanto coza a couve-flor ao vapor ou em água temperada de sal.
Quando estiver cozinhada, escorra-a bem e coloque no robot de cozinha ou numa taça, Actscente o leite, tempere com um pouco de sal, pimenta e noz moscada e triture bem até obter um puré. Reserve.
No fundo de um recipiente que vá ao forno e à mesa, coloque a carne picada. Cubra depois com o puré de couve flor alisando a superfície.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC, apenas para tostar ligeiramente.
Sirva bem quente com couve salteada com azeite e alho.
Bom Apetite!
23 respostas
Também faço muitas vezes puré com couve-flor, fica muito saboroso, mas nunca tinha experimentado empadão, vou experimentar este fim-de-semana… Obrigada pelas ideias deliciosas
Rita,
E uma boa sugestão para variar, e para até cortar calorias. Eu pessoalmente nem gosto muito de couve-flor cozida, simples, mas em empadão e sopas acho que fica sempre lindamente.
Experimente e depois venha cá contar.
Um beijinho,
Joana
Uma ideia diferente e saborosa. Recentemente, fiz empadão com puré de batata e um pouco de puré de abóbora, para aproveitar as sobras do perú de Natal, e ficou bastante saboroso. Também, gosto de juntar salsa ou coentros picados ao puré de batata, para variar um pouco. Há que "inovar" na comida do dia-a-dia, para ser algo diferente! Um grande beijinho, Sara Oliveira
Sara,
Também costumo juntar couve flor ao puré de batata, ou abóbora e até espinafres, Costuma ficar muito bem.
Assim é uma maneira de tornar o puré mais "leve" e esconder a couve flor que às vezes não se gosta.
Um beijinho,
Joana
Nunca fiz pure com couve flor, mas deve ser delicioso, parece-me fantastica esta receita.
Dani,
Se nunca experimentou, deve fazê-lo. Fica muito bom!
Um beijinho,
Joana
É uma excelente ideia substituir a batata pela couve-flor. Vou experimentar e tenho já a certeza de que vou ficar encantada com o resultado. Já tenho água a crescer naboca 🙂
Miss Smile,
Pode fazer só puré com a couve flor ou, para um sabor mais delicado fazer metade batata, metade couve flor. Também fica delicioso.
Espero que goste.
Um beijinho,
Joana
Receita TOP!
Fiz ontem para o jantar, apenas não fiz puré (o meu marido é alérgico ao leite e lá em casa não apreciam purés) e em alternativa, esmaguei grosseiramente a couve-flor e temperei igualmente com pimenta e noz moscada, fiz as duas camadas e levei ao forno e ficou divinal!
Sandra,
Ainda bem que gostaram! é sempre bom encontrar outras alternativas às coisas mais comuns e habituais.
Um beijinho,
Joana
Para esmagar a couve-flor pode usar-se a varinha mágica?
Sim,
Poderá usar o robot de cozinha, a varinha mágica ou o passe vite.
Espero ter ajudado.
Um beijinho,
Joana
Fiquei muito curiosa por experimentar esta receita, porque já tento no dia a dia substituir os hidratos de carbono por alternativas mais saudáveis..
Acontece que já uma vez experimentei a fazer puré de couve flor mas infelizmente não me saiu muito bem, a consistência ficou muito liquida..fiz assim cozi e coloquei na liquidificadora para triturar.. o que posso ter feito mal? Obrigada pela ajuda!! 😀
Mariska.
A couve flor tem de ser bem escorrida… Eu pessoalmente até prefiro cozer ao vapor e triturá-la depois ao invés de cozer em água, exatamente para evite ficar muito líquido.
Espero ter ajudado.
Um beijinho,
Joana
Talvez engrossar um bocadinho com farinha??? Eu não gosto particularmente de empadão mas esta receita esta debaixo de olho. Obrigada pelas ideias maravilhosas todos os dias
Margarida
Margarida,
O truque é mesmo escorrer a couve flor muito bem.
Juntar farinha, principalmente sem a cozinhar, vai fazer com que o empadão fique a saber a farinha crua.
Um beijinho,
Joana
Boa tarde,fiz um empadão de couve flor,mas juntei um pouco de farinha espelta integral e saltiei,cebola , cogumelos frescos pimentos de várias qualidade e malagueta.,levei ao forno e ficou bom! Aliás muito bom,parecia um suflê ?? lembrar que também coloquei 3 ovos depois de triturar a couve flor. Mas será que ficou uma receita saudável?! Por ter usado farinha espelta integral e ovo?
Joana, já fiz e correu bem!! Cozi em água, mas depois deixei no escorredor algum tempo, e passei no passe vite funcionou muito bem! 🙂
Mariska,
Ainda bem que correu bem. é preciso mesmo escorrer bem a couve flor.
Um beijinho,
Joana
Foi o meu almoço este fds e ficou óptimo! Nem juntei leite, apenas triturei a couve flor. Foi uma boa sugestão porque estava a fazer esperguetes à bolonhesa para os miúdos e eu não queria comer hidratos e então separei a carne para fazer o empadão para mim! Boa sugestão!
Obrigada TC. Ainda bem que gostou.
Um beijinho,
Joana
Vou fazer para o almoço deve ser otimo
Vou fazer para o almoço deve ser otimo