Panquecas de Aveia e Amêndoa

O domingo que passou foi dia de panquecas. E panquecas para começar bem o dia, ao pequeno almoço.

A combinação de aveia e amêndoa foi das melhores dos últimos tempos, e estas panquecas entraram definitivamente no meu top de preferências, e já as voltei a fazer durante a semana.

Para acompanhar, as sugestões são mais que muitas. Compotas ou queijo e fiambre, bacon estaladiço até! Eu besuntei as minhas panquecas com iogurte grego natural e reguei generosamente com mel. Mel nuns uns lindíssimos pachinhos que a iellow (http://www.iellow.pt) me fez chegar.

Claro que as lindas embalagens individuais ficaram muito bonitas na mesa do pequeno almoço, e são muito práticas de usar. Mas além do uso em casa – são super práticas para levar na marmita para adoçar os iogurtes com fruta e cereais ou para adoçar um chá no local de trabalho. O mel é 100% português, o que é importante, assim como a ideia!

E assim começou a nossa manhã de domingo, com café acabado de fazer, panquecas a fumegar regadas com iogurte e mel e o sentimento de que o dia corre sempre melhor quando se inicia assim!


Ingredientes para 2 pessoas:

(chávena usada com cerca de 220ml de capacidade)


1/2 chávena de farinha de aveia (basta triturarem em casa flocos de aveia até ficarem com uma espécie de farinha)

1 ovo

1/2 chávena de leite

1/2 chávena de farinha de amêndoa (amêndoa triturada)

1 colher de sopa bem cheia de iogurte grego natural (ou qualquer outro iogurte natural)

1 colher de chá de fermento em pó

azeite q.b.


Preparação:

Numa taça misture a farinha de aveia, com a farinha e amêndoa, o leite, o ovo, o iogurte e o fermento. Misture bem até ficar com uma mistura sem grumos e grossa.

Leve um frigideira pequeno ao lume – eu usei daquelas pequeninas de estrelar ovos – e unte-a com um pouco de azeite. Quando estiver quente, coloque um pouco da massa e deixe cozinhar até que se comecem a formar bolinhas à superfície. Vire então a panqueca e dixe cozinhar do outro lado até que fique dourada. Retire para um prato e repita até esgotar a massa.

Sirva depois as panquecas a gosto. Com compotas, creme de chocolate e avelãs, bacon, queijo e fiambre ou, como eu, iogurte e mel.


Bom Apetite!

21 respostas

  1. Acho q já disse aqui ñ ser grande fã de panquecas… talvez pq as q provei eram 'normais'… Mas esta combinação agradou-me imenso e estou tentada a fazê-las um fds destes 🙂 Bjinhos!

  2. Curiosamente, nunca experimentei fazer panquecas. Mas é simples e rápido de fazer. Mas uma para o fim de semana.. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    1. Sara,

      Tal como disse à Anjo de mel, está na altura de dar uma oportunidade às panquecas . São simples de preparar e fazem uma lanche ou pequeno almoço maravilhoso.
      Um beijinho,
      Joana

  3. Boa tarde Joana. Enviei-lhe mensagem no facebook, mas copio para aqui para ver se alguém me consegue ajudar. Estive a consultar o blog e encontrei inúmeras receitas de bolachas. Gostava de fazer umas bolachas no domingo com o meu filho de 3 anos, para ele as levar para a escola na 2.ª feira para os amiguinhos de 2-3 anos. Por favor, ajude-me: quais das suas bolachas são mais molinhas e menos crocantes? Como são pequeninos, queria umas que fossem simples, pouco duras e sem ingredientes "exóticos" para evitar as alergias.
    Um beijinho e muito obrigada
    (P.S. Este ano TEM que haver workshop de cabazes em Lisboa 🙂 )

    1. Olá Ana,

      Desculpe só agora responder.
      A sugestão da Sandra é uma das proposta que lhe ia fazer. Tenho também umareceita de umas biscoitinhos de cacau que também ficam molinho e são muito simples de preparar e com pouco ingredientes.
      Um beijinho,
      Joana

  4. Que ideia fantástica! Eu adoro panquecas, e um dos meus grandes prazeres nos dias de semana é acordar 10 minutos mais cedo para poder começar o dia com estas pequenas maravilhas. Gosto muito de variar as receitas de base das panquecas, e acho que vou já para a cozinha preparar um frasco de mistura de farinha de aveia com amêndoa, para ter sempre à mão! Obrigada pela partilha!

    1. Sunflower,
      Eu também gosto deste género de pequenos almoços e acho que nos dão outra energia e fazem o dia o correr logo melhor!
      Um beijinho,
      Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *